Chained Echoes




Chained Echoes é um daqueles casos que me impressionaram pelos gráficos, mas que me prenderam pela história. Um jogo que lembra a jogabilidade dos antigos JRPGs, mas com um toque de mecânicas modernas.

Para ser honesto... não posso dizer que terminei algum dos antigos JRPGs. Sim, estou a abrir os meus horizontes nos géneros de jogo que gosto de abordar em review. Bem, posso compará-lo com Final Fantasy X e, nesse aspeto, não é tão "grindy" quanto o Final Fantasy. Quero dizer, é sempre possível tentar obter mais Skill Points, não para aumentar o nível do personagem em si, mas seus equipamentos e tudo relacionado com eles. Mais à frente explico melhor este ponto.

Chained Echoes é um JRPG fortemente apoiado na sua história desenvolvido pelo solo dev Matthias Linda, onde a história é ambientada numa atmosfera steampunk medieval de fantasia no momento em que três grandes nações estão em guerra. O jogador começa no meio de um evento de destruição que tira a vida de milhares de pessoas. Após este evento catastrófico, um grupo de personagens juntar-se-à a esta missão por diferentes meios e, mesmo que não concordem com os termos a princípio, terão todo o prazer em lutar lado a lado para tentar acabar com o problema maior, a guerra entre estes três reinos, no vasto continente de Valandis. Cada uma das personagens tem a sua própria histórias e motivações que se traduzem no seu estilo de jogo durante o confronto contra inimigos.


Este título desenrola-se por um sistema de batalha por turnos, onde o jogador tem acesso a uma party de até quatro membros. No entanto é possível alternar entre outros num período posterior com a natural progressão na história, numa espécie de mecânica de tag team. Para isso, é necessário conectar dois personagens, antes da batalha, para que a opção de alternar entre eles esteja disponível durante a luta. De notar que só se pode utilizar esta habilidade com os membros anteriormente escolhidos para este efeito, de maneira que é importante avaliar os inimigos e a situação em especifico. O elemento mais crucial durante o combate é o medidor de Overdrive, uma barra no topo do ecrã dividida em três cores. O objetivo é ficar na área verde para aproveitar ao máximo a situação. Ficar na área verde significa sofrer menos dano, causar mais dano e as habilidades custam muito menos recursos. Por outro lado, ficar na área vermelha significa que a party está sobreaquecida, acabando por sofrer mais dano. Para diminuir esta barra é necessário combinar o tipo de ataque correspondente ao símbolo apresentado na slot de habilidade Overdrive ou, simplesmente defender e não realizar nenhuma ação. Disferir um ataque diferente do apresentado ou sofrer dano fará com que a barra progrida para mais perto da área vermelha. Por último, mas não menos importante, existe um Ultra Move que pode ser utilizado pelos personagens, com diferentes objetivos, divididos entre ofensivos ou defensivos, que auxilia o jogador nas situações mais difíceis. A barra do Ultra Move será preenchida naturalmente durante as lutas.

Cada luta apresenta uma sensação nova e diferente da anterior. A necessidade de usar habilidades diferentes mantém o jogador atento, porque um pequeno passo em falso pode levar a sofrer imenso dano por parte do inimigo. As lutas contra bosses são sempre diferentes, com mecânicas e tempos de ataque diversos, de maneira que o approach nunca será o mesmo. O nível de dificuldade às vezes atinge níveis bastante desafiantes, mas uma abordagem diferente à situação pode ajudar a resolver o problema. O interessante é que este título obriga o jogador a não atacar os inimigos às cegas, nunca se deve, ainda que seja possível, utilizar o mesmo ataque repetidamente. Uma estratégia bem escolhida é imprescindível para superar alguns inimigos.


Após cada luta, são concedidos pontos de habilidade que o jogador pode alocar para aumentar o nível das habilidades na árvore de habilidades, equipamentos, acessórios e emblemas de classe. Os níveis são associados principalmente a momentos importantes de combate da história, o que significa que não é possível simplesmente aumentar o nível do personagem a esse respeito. Quando se sobe de nível, os pontos de nível estarão disponíveis para todos os personagens. Assim, é possível escolher quais as habilidades a aprender e construir o caminho da maneira que se preferir.


Em termos de personalização, os emblemas de classe "Class Emblems", fornecem habilidades e estatísticas associadas a essa classe específica, e qualquer personagem pode equipar e usar os seus benefícios. Se um personagem o usar por tempo suficiente, esta poderá dominar as habilidades e equipá-las para sempre, mesmo sem o emblema. As gemas também são super úteis para customizar ainda mais o seu equipamento. Para isso, é necessário combinar gemas da mesma base para melhorar os níveis e consequentemente as suas estatísticas.

É altamente recomendável explorar todos os cantos dos vastos locais. Existem muitos NPCs para conversar, que podem realmente fornecer informações úteis, conselhos e até presentes, tesouros para cavar e inimigos para lutar. Todos os inimigos serão repostos após a utilização da mecânica de fast travel.

Para os fãs de RPG esta é uma escolha fácil, a história é divertida e envolvente com um toque high fantasy, o que eu tanto aprecio, e às vezes até mesmo madura, pelos temas abordados. Se realmente fores jogar este título, durante a aventura aproveita para apreciar também a música que combina super bem com tudo o que está a acontecer no ecrã e claro os gráficos, os sublimes gráficos em pixel art.


Nota: Análise efetuada com base em código final do jogo para PC, gentilmente cedido pela PR Hound.

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