Bravery & Greed


Um ladrão, um mago, uma amazona e um guerreiro entram num bar e decidem assaltar uma fortaleza mágica de anões.

Bravery and Greed é conceptualmente simples: escolher um dos 4 loucos por dinheiro que queremos ser para aquela tentativa de assalto e começar a nossa aventura. Podemos jogar sozinhos ou com até mais 3 amigos, sendo que cada amigo extra aumenta o caos e a dificuldade da demanda. O tutorial é bastante compreensivo, sendo que os tutoriais específicos a cada personagem só estão disponíveis quando estamos sozinhos. Para além disso temos também uma sala de treino, e ainda que o conceito seja simples, o sistema de combate e as possibilidades de cada um dos personagens são imensas. Uma das grandes diversões do jogo é mesmo compreender as possibilidades que cada personagem oferece (e de quantas maneiras os nossos próprios truques nos matam).



As aventuras começam inicialmente por ter uma ordem fixa de mapas, cada um com os seus inimigos, armadilhas e eventos especiais. Conforme a ordem pela qual os enfrentamos a dificuldade vai aumentando, tanto dos monstros como dos bosses finais. A partir da primeira conquista, podemos escolher a ordem pela qual os enfrentamos caso tenhamos um ódio em particular a algum boss que queiramos remover da equação o mais cedo possível. Em cada mapa encontramos templos, sendo que o 1o decide a nossa bênção para aquela tentativa: após isso todos os templos darão mais benefícios ligados ao deus em particular que nos abençoa, sendo que em cada mapa existe uma estátua sagrada gigante ligada a um dos 4 deuses à escolha. Juntamente com os deuses, equipamento mais terreno é a 2a forma de variedade no caminho pelo qual enveredamos. À medida que limpamos salas ou através de vendedores e outros eventos podemos adquirir equipamento com efeitos que facilitam o roubo e se tiverem uma ligação ao nosso deus têm benefícios acrescidos.

Um pormenor bastante importante nestes jogos é que à medida que vamos avançando e chegando ao fim de uma tentativa, vamos ficando cheios de inventário e benefícios que já nem sabemos bem o que fazem. O jogo tem opções de consulta a qualquer momento, para podermos melhor tomar as escolhas seguintes. Chegados à fortaleza dos anões temos ainda 2 caminhos, levando a bosses finais e finais em si diferentes. A pontuação final é medida pelo ouro acumulado (sendo que em equipa é totalizado o ouro total da equipa para todos). No entanto, Ganância não está no nome por acaso: se um dos nossos parceiros falecer temos a opção de lhe aliviar a carteira como pagamento de imposto por ter levado com um ataque a mais. Isto leva a momentos hilariantes e criação de regras entre amigos para ninguém ficar falido. 



A variedade é aumentada com opções que vamos desbloqueando com o ouro recebido no final e com cumprir objetivos específicos ao longo das tentativas: ouro contribui diretamente para desbloquear equipamento novo que passa a poder surgir nos mapas, juntamente com cartas de tarot. As cartas, essas sim desbloqueadas pelo cumprimento de objetivos, modificam o jogo, aumentando o poder dos inimigos ou dando a possibilidade de ocorrerem mais eventos (que podem ajudar ou prejudicar) sendo que muitas das maléficas (e mesmo das benéficas) trazem consigo um aumento inerente do dinheiro recebido por tentativa. Há imensas combinações possíveis (e perdendo a cabeça ativar todos ao mesmo tempo) sendo que este humilde reviewer recomenda que ativem a carta da Morte assim que a tiverem. A vossa felicidade vai agradecer.



O estilo de arte do jogo é bastante único, as paletes de cores ajudam a evidenciar o ambiente e os personagens e até os seus retratos têm uma série de animações bastante bem conseguidas e divertidas. Ver um corpo com uma carteira cheia, ou como alguns preferem chamar um amigo caído, é divertido principalmente quando a pancada é tanta que voa de um lado ao outro do mapa. A banda sonora é agradável sem grande destaque, mas os efeitos sonoros de tudo estão muito bem conseguidos sem serem perturbadores da concentração necessária para roubar, quero dizer conquistar os perigos da nossa missão.


Uma base muito sólida, com diversão exponencial em cooperativo e muita variedade e profundidade.

Nota: Análise efetuada com base em código final do jogo para PC, gentilmente cedido pela Team17.

Latest in Sports