IXION


IXION é um jogo que combina a construção com a exploração e alguns elementos de sobrevivência, com universo espacial,  com excelentes gráficos. Lançado no início deste mês pelos estúdios Kasedo Games e desenvolvido pelo Bulwark Studios, IXION encarrega-te da difícil tarefa de encontrar o novo lar para a humanidade.

Tiqqun, onde passarás grande parte do teu tempo, funcionava quase como uma arca de Noé, para a humanidade. Arca essa em que tu és o seu administrador, da estação, e como tal, tens que garantir a sobrevivência da tripulação. A estação tinha tudo para que a espécie humana pudesse continuar e sobreviver, porém, depois de um acidente as coisas complicaram-se.


A Gestão de Tiqqun

O jogo começa com uma intro, que depressa te deixa no mood para jogadores horas a fio. Começas com  a tua partida da terra em direção à estação espacial Tiqqun, que é uma das três camadas da IXION.

Tiqqun está com problemas. Por isso, há que reparar a estação, para que seja possível encontrar a nossa nova casa.

Há que construir elementos essenciais como: alojamentos, enfermarias, estradas, etc… Além destes, é urgente também tratar do invólucro externo da estação, que ficou danificado por causa de… Bom, vou deixar o suspense!

Para além da ameaça do invólucro danificado, ficas a saber que outra ameaça à vida na estação espacial: os motins. Por isso, é importante que mantenhas a tua tripulação satisfeita.


Para que não te faltem recursos, há que explorar o espaço por matérias-primas, em busca de asteroides ricos em minério – que depois serão transformados em ligas metálicas. Tens que garantir que tens stock para tudo isso, e fábricas que trabalham a matéria prima. Precisas de otimizar fluxos de materiais e automatizar processos nas primeiras horas – ainda que a vontade seja explorar a galáxia!

Durante as tuas explorações por asteroides e montanhas de gelo, irás descobrir humanos criogenicamente congelados, que poderás recolher e descongelar em segurança na nave, adicionando-os à tua tripulação.

Poderás também descobrir pontos de interesse científico, que te poderão dar dados novos e desbloquear novas tecnologias que melhoram as condições de vida e sobrevivência a longo prazo.


Este elemento da exploração é uma boa forma de quebrar a rotina que os jogos de citybuilding tendem a ganhar.


Sobre o Futuro?

Tudo o que fazes tem em vista um objetivo principal, já aqui referido: encontrar uma nova “terra”.

E, depois de algumas horas de trabalhos de reparação da Tiqqun, ficas a saber que uma nave experimental da corporação DOLOS, a Protágoras, tinha previsto viajar até um planeta potencialmente habitável – no entanto desapareceu. Por isso, tens apenas umas coordenadas – que nem sequer sabes se são viáveis ou não.


É aqui que as coisas voltam a ficar interessantes. Agora tens todo o espaço para explorar e sondar, para lá de recolher matérias primas. Terás acesso a novos elementos de construção, como um Centro DLS, que te permitirá ter um papel político, implementando leis e espalhando propagandas para "gerir" o bem estar da tua tripulação.

Com o avançar das horas de jogo, rapidamente as coisas amargam. Os sistemas começam a falhar, os eventos de exploração ficam mais difíceis, e o teu trabalho como administrador fica dificultado.

Ainda assim, sabes que tens que enfrentar tudo isto na esperança de encontrares um planeta onde todos os teus tripulantes (que no fundo são refugiados sem planeta) possam finalmente pisar um chão que não seja uma chapa metálica.

E será que esse chão existirá mesmo…? Terás que procurar! 


Resumindo…

IXION é um jogo de city building bastante bem explorado e complexo, que casa bastante bem com a vertente de exploração e sobrevivência no geral. Os gráficos e som são bastantes agradáveis, daí haver até um versão Deluxe do jogo que trás um Art Book (digital) e o Original Soundtrack (digital).

A história é forte e agarra-te desde cedo. Quem não quer que a humanidade sobreviva, afinal? É um excelente conceito e uma ótima execução. Apesar de parecer ter alguns bugs quando as coisas começam a ficar mais complexas, é um jogo que vale a pena agarrar para quem gosta deste estilo.

IXION está disponível apenas para PC, na Steam.

Nota: Esta análise foi efetuada com base no código final do jogo para PC, gentilmente cedido pela Kasedo Games.

Latest in Sports