Togges


Togges é um platformer fofinho com open world, dos estudios Thunderful e Regular Studio. Este é um jogo que vai buscar elementos a títulos como Pikmin e Katamari, mas com uns gráficos completamente diferentes.

Togges é o nome dos cubinhos adoráveis e tu és um pequeno TOOMBA. Percorrerás por vários mundos, com estilos e objetivos diferentes, mas jogabilidade semelhante. Terás que empilhar os Togges para alcançares certas zonas e conseguir recolher frutas, que te dão habilidades extra.

Este é um platformer com alguns elementos novos, mas ainda assim muito familiar, muito Nintendo-ish. Tem tudo para dar certo!


A Entrevista de Emprego

O jogo, desde o seu início, tem uma conotação muito cómica. A forma como és introduzido a este mundo é através de uma entrevista de emprego! O mundo está em perigo e o King President (Rei Presidente) precisa de contratar alguém que evite que o seu mundo desapareça para o Void (vazio).

E, como ele não ainda não confia em ti (e nas tuas intenções), terás que passar por uns testes primeiros – que serviram de tutorial do jogo.

E tu o que és? O Toomba, um pequeno aspirador idêntico a um Roomba. Mas, em vez que aspirar pó  e pelo de cão, consegues gerar (e aspirar) os tais nome dos cubinhos adoráveis. chamadas Togges! Tens como principal missão visitar diferentes planetas, para reunir aliados para o estranho rei King President.



A Jogabilidade

Em cada novo nível, tens apenas 1000 cubos para poderes explorar o mundo e encontra frutas ou objetos colecionáveis como cartas. O número parece grande, mas rapidamente apercebes-te que não é! Felizmente, os mundos têm algumas “sementes” que te permitem acrescentar mais 5 aos 1000.

Os Togges tem que estar sempre perto uns dos outros, pelo que se te afastares do teu rasto de cubos, não poderás criar mais. Isto puxa pela tua veia criativa, uma vez que precisas dos Togges para alcançar a maior parte dos local — ou pelo menos os mais interessantes!

E como é que os podes usar? De duas maneiras: ou em linha, criando um rasto de Togges, ou empilhados. O teu empilhamento também está limitado, e só podes empilhar (exceto alguns casos) até 5 cubos — mais uma vez, vais ter que puxar pela criatividade.

No início só irás conhecer os Togges vermelhos, que são os mais comuns. Mas, irás descobrir e poder gerar cubos de outras cores e, logo, com outras funcionalidades! Por exemplo, os cubos amarelos custam o dobro para criar, mas podes empilhar mais. Cada cor tem o seu propósito, que vais descobrindo com o avançar do jogo.

Tudo isto para ajudares a saltar o universo do King President!


Resumindo…

Togges é um jogo de plataforma 3D, e é focado na exploração e estratégia.Fazer rastilhos de cubos é uma mecânica fácil de entender e divertida de usar.

É mais um daqueles jogos que é fácil de mergulhar. Depois de um dia cheio de stress, sabe bem entrar neste mundo, onde tens que usar a estratégia para chegares ao fim do mapa. A música que te rodeia é boa e o ambiente dos mundos temáticos também.

Para quem gosta de jogos com Tinykin, Pikmin ou Katamari, vais gostar certamente deste.

Togges irá ser lançado a 7 de Dezembro, e estará disponível para a Steam, Xbox, PlayStation e Nintendo Switch.

Nota: Esta análise foi efetuada com base no código final do jogo para PC, gentilmente cedido pela Plan of Attack Ltd.

Latest in Sports