While Waiting
É exatamente isso o que o jogo faz bem: cada missão tem vários objetivos secundários que podemos fazer para queimar tempo e divertir-nos enquanto esperamos, sendo recompensados com autocolantes que colamos no nosso bloco de notas. A aula parece que está a demorar uma eternidade? Então jogamos tetris com os livros que temos (magicamente) na secretária. Jogar futebol é uma sem fim? Então olhemos à nossa volta a receber cheers, ou olhamos para o céu, vemos que uma nuvem parece uma pistola e começa um mini-jogo de tiro ao alvo. São imensos os mini-jogos do género que surgem no decorrer do jogo, muitas referências a populares videojogos e não só, pois além de Super Mario (por exemplo) aqui encontramos referências a Minesweeper, Pac-Man, Flappy Bird ou até Snake dos Nokia. Mesmo aqueles jogos horríveis que nos aparecem como publicidade, nos telemóveis, aparecem aqui. É um jogo recheadíssimo de referências da cultura pop e adorei todas elas, onde tudo se enquadra na perfeição muito devido ao estilo artístico do jogo, com um foco tremendo na ilustração.
O grande grosso do jogo continua a ser o esperar e, até agora, referi apenas atos muito associados a quando somos mais novos. While Waiting conta a história do nosso protagonista e crescemos com ele, dando por mim a acompanhar a vida desta personagem tão bem e sem a necessidade de falas ou sequer diálogos! É excelente o modo como o ato de esperar é muito mais fantasioso quando somos crianças, puxando pela imaginação enquanto estamos aborrecidos à espera, mas, à medida que a personagem vai crescendo e temos de esperar por tarefas entediantes como esperar que a máquina de lavar roupa termine, ou até mesmo esperar que o ordenado caia na conta, desaparece muita da imaginação e passamos a ter missões muito mais objetivas.
Honestamente? Quando vi While Waiting não esperava ter aqui um jogo que me fosse dar umas quantas facadas constantes na alma (e ao coração, principalmente) à medida que a personagem ia crescendo, ficando extremamente nostálgico pelas missões inciais que havia feito há umas horas. Não é um jogo longo, se lhe dedicarem uma longa tarde conseguem-no jogar do início ao fim e... torna-se cada vez mais pesado saber que estamos a terminar o jogo porque a nossa personagem envelhece, vai tendo momentos mais dramáticos e até ela vê a sua própria morte a chegar. Um jogo em que parecia estar a jogar uma espécie de Wario Ware, mas sem a pressão do tempo, passar a ser uma experiência de autoreflexão não é algo que esperaria ver, o que vai ao encontro do que apontava no início.
Joga-se tão, mas tão bem, embora sejam várias as missões que são apenas entediantes, onde as missões secundárias não acrescentam grande valor. Não sei se é propositado, mas foram os momentos que mais me custaram, mesmo se tivesse sempre disponível um fidget spinner ou botões para alimentar o vício de carregar ou mexer em alguma coisa. Mesmo várias missões secundárias não eram claras no seu objetivo, pela descrição presente, por muito que o jogo convide à exploração nos breves minutos que temos disponíveis. Podemos repetir missões passadas para as completar a 100%, só que fui-me levar tanto pela história que o jogo ia contando, acrescentando novas personagens às diferentes fases da vida do nosso protagonista, que mais depressa quer jogar o jogo seguido do início novamente.
Porque, para quem adora mini-jogos este é o jogo perfeito para abraçarem, já que são mesmo muitos e geralmente divertidos. Se são como eu e adoram um bom Wario Ware de vez em quando este é um ótimo substituto, até porque tem um bom toque da aleatoriedade que encontram nessa série, aliadas ao jogo ser todo desenhado à mão, parecendo mais uma banda desenhada interativa do que um videojogo, até. While Waiting vai ainda ser capaz de fazer-vos botar uma ou outra lágrima, ou pelo menos, um nó apertado na garganta à medida que passam por algumas das missões do jogo que refletem etapas da vida que estamos a acompanhar desde o início. Larguei um bom "porra..." assim que via estar a terminar o jogo, e outro quando o terminei, mesmo que possa nem ter grandes motivos para o fazer, mas aconteceu.
Uma viagem introspetiva, no meio das missões secundárias todas que se multiplicam graças às dezenas (ou centenas) de missões que o jogo nos faz atravessar. While Waiting pode não ter grande aparato, passou despercebido por muitos e foi uma das grandes surpresas destes últimos meses, recomendando-o muito, pois nem vos vai roubar assim tanto tempo e, ainda por cima disponível, em português!
Nota: Análise efetuada com base em código final do jogo para Nintendo Switch, gentilmente cedido pela The Amplifier Group.