While Waiting


Posso já ter experimentado muitos estilos de jogos diferentes, mas, muitas vezes há jogos que exploram conceitos com que nunca me havia cruzado antes. Não que sejam totalmente originais ou diferentes, mas... há sempre experiências que me surpreendem. O que me chamou a While Waiting foi essa perspetiva, pensei "espera, um jogo sobre... esperar?" e foi com essa curiosidade com que abracei o jogo.


While Waiting é exatamente isso, um jogo sobre o fatídico ato de esperar até que algo aconteça. Logo no início somos colocados numa fila de espera para, bem, nascer! O que se seguem depois são capítulos seguidos onde temos de esperar: pelo pequeno-almoço, pelo autocarro, pelo fim da chata publicidade que aparece na TV. São dezenas, atrás de dezenas de breves missões de alguns minutos apenas, umas maiores que outras, tudo sempre pelo ato de esperar. E aqui podemos fazer literalmente isso, absolutamente nada à espera que o tempo passe, concluímos e passamos para o seguinte. Mas, isso não teria piada, certo?

É exatamente isso o que o jogo faz bem: cada missão tem vários objetivos secundários que podemos fazer para queimar tempo e divertir-nos enquanto esperamos, sendo recompensados com autocolantes que colamos no nosso bloco de notas. A aula parece que está a demorar uma eternidade? Então jogamos tetris com os livros que temos (magicamente) na secretária. Jogar futebol é uma sem fim? Então olhemos à nossa volta a receber cheers, ou olhamos para o céu, vemos que uma nuvem parece uma pistola e começa um mini-jogo de tiro ao alvo. São imensos os mini-jogos do género que surgem no decorrer do jogo, muitas referências a populares videojogos e não só, pois além de Super Mario (por exemplo) aqui encontramos referências a Minesweeper, Pac-Man, Flappy Bird ou até Snake dos Nokia. Mesmo aqueles jogos horríveis que nos aparecem como publicidade, nos telemóveis, aparecem aqui. É um jogo recheadíssimo de referências da cultura pop e adorei todas elas, onde tudo se enquadra na perfeição muito devido ao estilo artístico do jogo, com um foco tremendo na ilustração.


O grande grosso do jogo continua a ser o esperar e, até agora, referi apenas atos muito associados a quando somos mais novos. While Waiting conta a história do nosso protagonista e crescemos com ele, dando por mim a acompanhar a vida desta personagem tão bem e sem a necessidade de falas ou sequer diálogos! É excelente o modo como o ato de esperar é muito mais fantasioso quando somos crianças, puxando pela imaginação enquanto estamos aborrecidos à espera, mas, à medida que a personagem vai crescendo e temos de esperar por tarefas entediantes como esperar que a máquina de lavar roupa termine, ou até mesmo esperar que o ordenado caia na conta, desaparece muita da imaginação e passamos a ter missões muito mais objetivas.

Honestamente? Quando vi While Waiting não esperava ter aqui um jogo que me fosse dar umas quantas facadas constantes na alma (e ao coração, principalmente) à medida que a personagem ia crescendo, ficando extremamente nostálgico pelas missões inciais que havia feito há umas horas. Não é um jogo longo, se lhe dedicarem uma longa tarde conseguem-no jogar do início ao fim e... torna-se cada vez mais pesado saber que estamos a terminar o jogo porque a nossa personagem envelhece, vai tendo momentos mais dramáticos e até ela vê a sua própria morte a chegar. Um jogo em que parecia estar a jogar uma espécie de Wario Ware, mas sem a pressão do tempo, passar a ser uma experiência de autoreflexão não é algo que esperaria ver, o que vai ao encontro do que apontava no início.


Joga-se tão, mas tão bem, embora sejam várias as missões que são apenas entediantes, onde as missões secundárias não acrescentam grande valor. Não sei se é propositado, mas foram os momentos que mais me custaram, mesmo se tivesse sempre disponível um fidget spinner ou botões para alimentar o vício de carregar ou mexer em alguma coisa. Mesmo várias missões secundárias não eram claras no seu objetivo, pela descrição presente, por muito que o jogo convide à exploração nos breves minutos que temos disponíveis. Podemos repetir missões passadas para as completar a 100%, só que fui-me levar tanto pela história que o jogo ia contando, acrescentando novas personagens às diferentes fases da vida do nosso protagonista, que mais depressa quer jogar o jogo seguido do início novamente.

Porque, para quem adora mini-jogos este é o jogo perfeito para abraçarem, já que são mesmo muitos e geralmente divertidos. Se são como eu e adoram um bom Wario Ware de vez em quando este é um ótimo substituto, até porque tem um bom toque da aleatoriedade que encontram nessa série, aliadas ao jogo ser todo desenhado à mão, parecendo mais uma banda desenhada interativa do que um videojogo, até. While Waiting vai ainda ser capaz de fazer-vos botar uma ou outra lágrima, ou pelo menos, um nó apertado na garganta à medida que passam por algumas das missões do jogo que refletem etapas da vida que estamos a acompanhar desde o início. Larguei um bom "porra..." assim que via estar a terminar o jogo, e outro quando o terminei, mesmo que possa nem ter grandes motivos para o fazer, mas aconteceu.


Uma viagem introspetiva, no meio das missões secundárias todas que se multiplicam graças às dezenas (ou centenas) de missões que o jogo nos faz atravessar. While Waiting pode não ter grande aparato, passou despercebido por muitos e foi uma das grandes surpresas destes últimos meses, recomendando-o muito, pois nem vos vai roubar assim tanto tempo e, ainda por cima disponível, em português!


Nota: Análise efetuada com base em código final do jogo para Nintendo Switch, gentilmente cedido pela The Amplifier Group.

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