LoadingZone: Exophobia é o grande vencedor "Spotlight" na Lisboa Games Week


Num evento das dimensões da Lisboa Games Week, não poderia faltar um espaço dedicado ao mundo de videojogos indie, que este ano contou com a LoadingZone, organizada pela Associação de Produtores de Videojogos e a Ludoteca para promover estúdios e criadores de videojogos em Portugal.

O prémio "Spotlight", cujo objetivo é apoiar pequenos estúdios e individuais em início de carreira, foi atribuído por um júri composto por membros dos estúdios de maior dimensão que estavam presentes no evento, do qual Exophobia foi o grande vencedor. Como prémio, receberá um bilhete para a Devcom a acontecer em agosto de 2020 em Colónia, Alemanha, evento associado à Gamescom dedicado exclusivamente a quem trabalha na área dos videojogos.


Exophobia, que também esteve para experimentação uma semana antes no espaço Indie X, é um first person shooter com estilo visual bastante retro mas uma jogabilidade extremamente fluída, atualmente em desenvolvimento por José Castanheira, com audio de João Costa. Zarc Attack é o nome do estúdio.

A ação passa-se numa nave espacial de humanos que é invadida por aliens. Cabe ao jogador explorar esta nave e descobrir peça a peça os acontecimentos que geraram o desaparecimento dos humanos. Entre combates frenéticos, o jogador terá de procurar upgrades à sua arma que revelarão novas áreas e o dotam de novas habilidades nos combates. O jogo está já na Steam como "Coming Soon", com lançamento previsto para o verão de 2020: https://store.steampowered.com/app/1189220/Exophobia/

Este é o primeiro jogo comercial de José Castanheira, mas quem acompanha a cena indie nacional há mais tempo irá certamente lembrar-se do seu projecto anterior, o jogo gratuito Super Arrebenta Manos.


Para além deste prémio, o segundo lugar foi atribuído à RedOak Studios e os seus vários jogos, com um bilhete para o festival A Maze, em Berlim, e o terceiro lugar atribuido à Whales and Games, com um bilhete para o Big Indie Pitch, em Londres.

A LoadingZone contou ainda com o prémio "Game Nest Award", avaliado pelo público, cujos vencedores foram a Innovative Works com experiências VR, seguidos de Cláudio Augusto com Power The Grid em segundo lugar, e André Santos e Ianis Joel com Volaris na terceira posição.

Latest in Sports