Layton's Mystery Journey: Katrielle and the Millionaires' Conspiracy – Deluxe Edition


Layton's Mystery Journey: Katrielle and the Millionaires' Conspiracy, originalmente lançado em 2017 tanto para a Nintendo 3DS como para dispositivos móveis, chega agora à Nintendo Switch com um título ainda mais comprido: Deluxe Edition.

A série Professor Layton é bastante conhecida dos fãs de consolas portáteis da Nintendo, contando as histórias e peripécias do arqueólogo londrino com o mesmo nome. Desta vez, a saga Layton's apresenta-se com uma cara nova, nada mais nada menos que a filha do professor como protagonista.

Neste título acompanhamos as aventuras de Katrielle, que decide abrir a sua própria agência de detetive, e os seus amigos Ernest Greeves, o seu assistente e tremendamente apaixonado pela mesma e um misterioso cão falante, Sherl. Não só ele fala, como também tem amnésia e ainda por cima só pode ser ouvido por alguns indivíduos, é apresentado ao jogador como o primeiro caso, ainda que não seja logo resolvido.


O enredo gira em torno de um grupo conhecido como os “Sete Dragões”. Apresentados como as sete pessoas mais ricas de Londres, cada uma destas personagens pede ajuda a Katrielle para resolver um mistério que tem pouca ou nenhuma conexão entre si. Em vez de se apostar numa narrativa forte e concisa, o caminho seguido foi mais para um sentido de pequenos episódios.

A jogabilidade passa pela resolução de puzzles, uns principais para o desfecho do caso, outros secundários que ajudam o jogador a receber alguns bónus. Mas na sua essência, este é um título mais em linha com uma “visual novel”. Trata-se mais de falar com personagens do que propriamente resolver enigmas.

No total são necessárias 6 pistas para a conclusão do caso, de maneira que é de esperar muita conversa entre personagens e muita deslocação pela cidade de Londres. Isto porque claro está, as pistas e as testemunhas dos casos não estarão todas no mesmo local.


Cada caso é introduzido de igual forma. É apresentado um local, muitas das vezes repetido, onde é possível ao jogador encontrar objetos ou moedas bem ao jeito de “dicas” de puzzle, para o ajudar a resolver um puzzle que esteja mais complicado de decifrar, puzzles ocultos e pessoas espalhadas pela rua para serem interrogadas. Já resolver cada mistério da história propriamente dito não requer esforço nenhum, uma vez que Katrielle faz todo o trabalho de conexão de ideias. Ao jogador cabe resolver os puzzles para chegar ao final da linha de conversa com a personagem X ou Y e desbloquear a peça do puzzle final, ou por outras palavras, do caso que está a ser resolvido.

As personagens secundárias, Ernest e Sherl, ajudam igualmente Katrielle a resolver puzzles e vão crescendo à medida que a aventura se adensa. Não porque desenvolvem algo fora da história, mas porque apresentam um diálogo que de alguma forma torna as linhas de conversa mais cómicas.

Além do principal objetivo do jogo de resolver puzzles, o mesmo apresenta bastante conteúdo secundário, sendo que é possível decorar o interior do gabinete da agência de detetives da protagonista, bem como o seu guarda roupa.


A resolução de “Daily Puzzles” e o modo de “Ideal Meal”, são uma boa adição que ajuda a estender a linha de jogo, nunca saindo muito da mecânica de jogo principal.

Apresenta um estilo de gráficos bastante peculiar e super engraçados, bem ao estilo mangá, que funciona perfeitamente tanto em TV como em modo portátil. De referir que, quando jogado em portátil, é possível utilizar o ecrã tátil da consola, algo que não poderia passar ao lado de um título com este perfil.


Layton's Mystery Journey: Katrielle and the Millionaires' Conspiracy – Deluxe Edition oferece uma boa experiência, embora falte algo no desenvolvimento da história para se tornar algo realmente memorável. Ainda assim, com nova história e protagonista também, é um bom ponto de partida para quem goste de um bom jogo de puzzles e mistérios, mesmo sem conhecer o legado do Professor Layton.
Nota: Análise efetuada com base em código final do jogo para a Nintendo Switch, gentilmente cedido pela Nintendo.

Latest in Sports