Super Arrebenta Manos disponível gratuitamente!


Super Arrebenta Manos! Sim, leram bem o título. É o "Smash Bros." dos indies, um projeto de José Castanheira que, da sua paixão pela série da Nintendo, se inspirou na comunidade nacional de desenvolvimento de videojogos para criar um jogo de luta com personagens icónicos de jogos portugueses. Uma verdadeira homenagem ao desenvolvimento de jogos nacional e ao clássico da Nintendo também!

Este é um título multijogador para até 4 jogadores em simultâneo, com 8 personagens disponíveis e cada uma com um moveset inspirado no jogo de onde são oriundas. Tal como em "Smash", há uma bola especial que permite utilizar um "ultimate" e também um conjunto de assistentes que podem aparecer aleatoriamente para se juntar ao lado do lutador que destruir o troféu.


O jogo conta com a presença de várias referencias a videojogos portugueses, estando ao todo 21 estúdios representados com o devido consentimento. Estes são: Nerd Monkeys, Upfall Studios, Bica Studios, GameStudio 78, Tio Atum, Artbit, Raindance LX, Immersive Douro, Arcade Thumb, Indot, BattleSheep, Titan Forged Games, Space Pajamas, Serius Games, Binary Pig, Remo Gamedev, Awesome Software, Gojira, Fun Punch, DreamStudios e Lunar Labs. Alguns destes estúdios, infelizmente, já não existem. Outros, porém, são bem conhecidos e verdadeiros casos de sucesso no panorama nacional.

Convenhamos que a ideia é genial. Reunir personagens e ambientes de jogos nacionais, dando visibilidade a todos eles mas também construindo uma experiência divertida. Para o criador, foi também uma boa experiência a de pensar nos ataques dos personagens e suas poses de vitória e derrota e recriar tudo em pixel art. Pode ser apenas um "fangame" sem qualquer pretensão comercial, mas a verdade é que o conceito funciona.


O jogo tem feito sucesso em vários eventos como a Lisboa Games Week e Comic Con, entre outros, tanto pela ideia em si como pela jogabilidade divertida para até 4 jogadores. No entanto, o seu criador não o tenciona levar a mais eventos, por isso (e com a devida autorização dos estúdios envolvidos) decidiu lançá-lo gratuitamente para que todos o possam jogar em casa com amigos. Traz até um manual de instruções em PDF onde podem ficar a conhecer todos os jogos referenciados.

Super Arrebenta Manos pode ser descarregado gratuitamente aqui.

Latest in Sports