At Sundown: Shots in the Dark


At Sundown: Shots in the Dark é um jogo recentemente lançado tanto para PC como para as consolas e que se foca exclusivamente no multiplayer, seja ele online ou local. Aqui, os jogadores contam com 4 personagens distintas para um tiroteio no meio da escuridão e poderes únicos dentro de um determinado tempo inseridos num pequeno mapa.

Ao chegar ao menu inicial, as opções são simples, o modo multiplayer para jogar via local ou online, o modo treino, a edição do perfil e como sempre, as definições de jogo. Sem a menor dúvida, o que o jogador deve fazer é começar com o modo treino para ter conhecimento da jogabilidade em si, aprendendo os básicos e os poderes que fortalecem o jogador nos combates. Algo esquisito mas que talvez até faça sentido é o sistema de subir de nível que está dividido, obrigando o jogador a subir de nível tanto no modo local como no modo online. Além disso obriga os jogadores a jogar ambos os modos porque alguns desbloqueáveis são feitos exclusivamente em cada um destes modos.


O jogo é bastante simples e isso funciona a seu favor, qualquer jogador pode pegar e jogar. É um twin-stick shooter, como se fosse um Hotline Miami, mas competitivo. A ideia é tentar eliminar os adversários na completa escuridão. O botão A (na Xbox One) serve para localizar o nosso personagem, o LT serve para fazer um sprint e o LB para esquivar. Já o RT é o botão de disparo e o RB tem um disparo alternativo, tendo como botão de recarregamento da arma o X.

O interessante aqui é a escuridão, mas também pode fazer com que perca a piada pois, no meu caso, gosto de ter sempre a noção de onde se encontra a minha personagem e aqui os respawns são aleatórios. É claro que há locais dos mapas partes que estão iluminados, onde as personagens ficam expostas a todos, complicando a vida ao jogador, e o mesmo se passa se utilizar o sprint pois deixa uma espécie de fumo para trás e, como evidente, os tiros disparados pelas armas também.


O modo local é especialmente dedicado à diversão entre amigos ou colegas. Cada uma das 4 personagens disponíveis pode escolher entre 4 tipos de armas diferentes, cada uma delas com as suas vantagens e desvantagens onde o jogador irá escolher a arma que mais se adapta a si. Temos uma caçadeira de canos cerrados, pistolas, espada euma sniper rifle. Na minha experência com o jogo, dediquei-me a usar a caçadeira pelo seu poder de dano. Mas de referir que o modo treino ensina a jogar com todas as armas disponíveis e como usar da melhor forma.

Quanto ao modo online, que é de longe o mais interessante, é muito complicado ter gente para jogar uma partida. É possível convidar amigos para jogar, mas quando não estão disponíveis resta jogar com quem se encontra online... O problema é encontrá-los. Será problema com os servidores? Ninguém comprou o jogo? É incrível como é difícil ter a oportunidade de jogar uma partida caso não se tenha combinado com amigos. As opções neste modo online são de partidas entre 1vs1, 2vs2, arcade e free for all, sendo o último o meu preferido. Jogar 4 pessoas umas contra as outras é sempre onde reina a diversão na minha opinião. É possível gerir as partidas, tanto o tempo como o número de mortes até se encontrar o vencedor.


A experiência depende muito de com quem jogam e, pessoalmente, não foi algo que me tivesse deixado um sorriso de alegria e contentamento pois tornou-se cansativo ao fim de algumas partidas. Os 19,99€ pedidos podem ser um valor um pouco alto, mas apanhando uma promoção não está mal. O grande problema do jogo é que, mesmo após o seu lançamento, é quase impossível encontrar jogadores online. Isso é certamente um factor importantíssimo, tendo em conta que o jogo é focado nessa vertente e, não tendo pessoas com quem combinar partidas, poderá ser complicado encontrar alguma sessão para jogar, ficando-se pendurado.

Nota: Esta análise foi efetuada com base em código final do jogo para a Xbox One, gentilmente cedido pela Plan of Attack.
At Sundown: Shots in the Dark At Sundown: Shots in the Dark Reviewed by Patrício Santos on 04 fevereiro Rating: 5

Latest in Sports