Tetris 99


Após o término da última apresentação Nintendo Direct, ficou imediatamente disponível e de forma gratuita o jogo Tetris 99 para a Nintendo Switch.

Sinceramente, a quantidade de grandes jogos apresentados neste Direct deixou-me tão feliz que pouco liguei ao Tetris naquele momento. Já todos sabemos muito bem como se joga e não é que seja algo novo mas, sendo gratuito, acabei por descarregá-lo na mesma. E não é que adorei?

Assim que iniciei o jogo Tetris 99, dei por mim extremamente viciado após 3 jogos. Sim, isto porquê? Muito simples, trata-se de um "Battle Royale" de Tetris. O nome indica isso mesmo, Tetris 99, que implica colocar 99 jogadores, num confronto até atingir a primeira posição. Eu jamais tinha a noção do vício que este Tetris poderia fornecer, dou por mim nestes últimos dias a jogar intensamente no mínimo uma hora por dia, como quase se tratasse de uma obrigação antes de ir para a cama.

O Tetris 99 usa alguns botões que refiro de imediato. Premir no D-Pad para cima faz com que a peça caia instantaneamente no lugar desejado, premir para baixo faz com que a peça desca a uma velocidade razoável, o botão A serve para alterar a sua posição antes de esta ser colocada no devido sítio. É possível trocar uma peça de cada vez nos botões L e R, no caso de desejarmos uma peça diferente. Por fim, a sorte também terá de jogar a nosso favor ou senão, por muito que se jogue bem, é possível ficar entre os 90 jogadores como de longe a longe me acontece mesmo jogando com todo o cuidado e concentração.


E o que tem tudo isto a ver com o Battle Royale? Pois bem, o analógico direito tem 4 funções, entre as 4 é possível escolher quem queremos derrubar. Selecionar para baixo irá fazer com que todas as nossas boas jogadas atinjam o jogador que nos ataca, para a direita atacamos o jogador com mais distinção/nível superior, para cima para derrotar o mais depressa possível aquele que está mais perto de sofrer um K.O. e premindo à esquerda irá atacar de forma aleatória.

As restantes das opções são muito simples, o primeiro modo e único de jogo é o self-explanatory Tetris 99, depois as estatísticas e por fim as opções onde é possível modificar os controlos de jogo e é basicamente isto. Eu não esperava ficar tão viciado neste jogo, se estavam reticentes em voltar a tocar num Tetris porque “é mais do mesmo”, desenganem-se, este é super competitivo e por isso mesmo vai agarrar qualquer jogador, até porque o remix da música original também ajuda o jogador a ficar agarrado como se estivesse a jogar na Game Boy nos anos 80, um obrigatório na vossa Nintendo Switch.


Sendo um jogo totalmente online, será necessário subscrever o serviço Nintendo Switch Online para o poder jogar. Além disso, estão prometidos para o futuro diversos eventos de competição online - resta saber em que irão consistir.

Tetris 99 Tetris 99 Reviewed by Patrício Santos on 20 fevereiro Rating: 5

Latest in Sports