Yuso


Quando este jogo nos veio parar às mãos, foi uma verdadeira surpresa: nunca tínhamos ouvido falar nele, nem sequer nos seus criadores, a portuguesa Vertical Reach. O caso mudou de figura após descobrirmos que estes são os mesmos criadores de Apex Arena, um jogo que ainda está em desenvolvimento mas já fez nome nos Prémios PlayStation.

Yuso é um jogo de puzzles com uma mecânica simples, mas que se pode revelar demoníaca em níveis mais avançados. Os "yuso" são umas criaturas circulares com um pouco de mau feitio, que explodem quando lhes tocamos, mas apenas se estiverem ao lado de outra da mesma cor. Explodindo, irão levar consigo todas as que são da mesma cor em seu redor, ou alterar a cor das que tinham um tom diferente. Se algum yuso estiver a dormir, ficando em forma de quadrado, apenas será possível acordá-lo, pelo que serão necessárias duas explosões para o eliminar.


Ao início parece simples e fácil, mas rapidamente as coisas começam a complicar, à medida que vão surgindo novos mecanismos como bombas que explodem ao fim de um número de turnos ou mais cores de yuso em simultâneo. Felizmente o jogo deixa avançar os níveis "impossíveis" e continuar a jogar, permitindo voltar a eles mais tarde já com a cabeça fresca. Se ao começar isto pode parecer apenas um "time waster", a segunda metade do jogo é especialmente desafiante e com puzzles mais elaborados.

De forma relativamente tonta, o jogo inclui uma pseudo-história segundo a qual os yuso são uma ameaça que invadiu a galáxia e tomou conta do nosso sistema solar. Cada planeta é um conjunto de níveis e tem uma personagem criada para o representar, no entanto não parece haver qualquer correspondência temática entre a estética do jogo e a história em questão. Os gráficos são adoráveis, ainda assim. Quanto à jogabilidade, é tão simples como escolher um yuso e fazê-lo rebentar. Na Nintendo Switch, é possível jogar com botões ou, em modo portátil, diretamente através do ecrã tátil.


Embora esteja disponível para a Nintendo Switch e PC além dos smartphones, Yuso é um jogo cujo ambiente ideal será mesmo em mobile. Divertido e desafiante, é um bom jogo para quem gosta de puzzles que exigem planeamento de reações em cadeia. Infelizmente, o valor que por ele é pedido no lançamento poderá ser algo excessivo, considerando a competição que enfrenta no segmento móvel.

Nota: Esta análise foi efetuada com base em código final do jogo para a Nintendo Switch, gentilmente cedido pela Vertical Reach.

Latest in Sports