Octopath Traveler: os protagonistas


Octopath Traveler está mesmo aí a chegar, e com o lançamento da "Prologue Demo" (que se ainda não fizeram o download, de que estão à espera?) é possível ter uma amostra da aventura que espera cada uma das 8 personagens principais do jogo. Mas com 3 horas disponíveis de demo, pouco dá para explorar nem ver o que espera a cada um dos protagonistas. Com o lançamento já esta semana decidi fazer uma breve introdução a cada uma das personagens e dar a conhecer os seus motivos, ajudando talvez a decidir qual será o herói com que darão início à aventura.



Comecemos então com Ophilia, uma jovem freira que vive em Flamegrace, uma cidade no meio da neve. A cada 20 anos um membro da igreja tem de fazer uma peregrinação pelo mundo e partilhar a Flame of Origin para restaurar a luz nos reinos, e esse papel estava destinado à sua irmã adotiva Lianna. Como seria de esperar algo acontece e cabe a Ophilia substituir então a sua irmã nessa peregrinação, e após conseguir a chama ela parte então em direção aos reinos do continente de Osterra que a esperam, numa aventura com algumas surpresas.

Ela tem dois papeis fundamentais: o primeiro é ser de origem a principal healer do jogo, com magias de curar capaz de recuperar por completo a vida da equipa toda, o que a torna numa das personagens fundamentais do jogo numa fase mais inicial. Mas ela também é capaz de usar magia ofensiva sagrada, o que a torna numa boa atacante. Já fora das batalhas a sua habilidade especial de Guide permite Ophilia a guiar NPCs espalhados pelo mundo, e usar as suas habilidades em combate um determinado número de vezes.




Segue-se Cyrus, professor da Royal Academy em Atlasdam, com um conhecimento vasto sobre o mundo que aprendeu através dos inúmeros livros que tem à sua disposição para estudar, e além do seu gosto enorme por aprender ele gosta também de ensinar. Mas uns desacatos na universidade levam a que ele seja arrastado para fora da sua cidade, mas com um novo propósito: encontrar um livro desaparecido, que contém segredos capazes de causar grande destruição.

Sendo muito curioso a sua habilidade de Scrutinize permite-o interrogar as muitas personagens por mais informações. Estas vão desde pistas para as quests do jogo, localização de itens escondidos em todo o lado e ainda obter descontos nas lojas e inns da cidade. Já no campo de batalha ele é um feiticeiro de excelência, munido de magias de fogo, gelo e eletricidade, e ainda o poder de analisar os adversários e procurar as suas fraquezas, de modo a ganhar vantagem no combate.




Com uma premissa mais calma surge Tressa, uma jovem mercadora que tem uma vontade enorme de explorar o mundo e procurar os melhores negócios. A sua premissa é bastante simples: após uns breves desacatos com piratas na sua cidade, e adquirir um pequeno livro de um mercador que anda pelo mundo, ela decide partir também numa aventura para conhecer novos locais, pessoas e, principalmente, os melhores negócios.

Tenho olho para negócio, e um brilho especial sempre que vê algo valioso, ela é capaz de duas coisas bastante úteis para a aventura: a primeira é poder comprar itens variados aos NPCs, a um preço reduzido, ou comprar itens aparentemente inúteis mas que, depois de vendidos, dão algum dinheiro. A segunda habilidade, e talvez mais fundamental, é a de encontrar dinheiro perdido enquanto explora, sempre que chega a um local, amealhando assim bastante dinheiro sempre que estiver na party.



Voltando às personagens com destinos mais sérios, Olberic é um ex-mercenário que viu o seu melhor amigo matar o seu Rei, fazendo cair o seu reino. Conhecido por Osterra como o "Unbending Blade" ele foi dado como morto, e mesmo após procurar refúgio numa pacata vila ele viu-se obrigado a empunhar novamente a espada, levando-o a questionar porque lutava, e qual o seu propósito.

Sendo um soldado ele prima pela sua força incomparável entre todas as personagens, capaz de usar espadas e lanças sem dificuldades. A sua habilidade especial permite-o desafiar personagens em combate, em duelos 1 a 1 ganhando experiência, abrindo caminho para sítios guardados ou ainda serem usados na história principal. Ele aprende algumas habilidades, como a de proteger membros com pouca vida, mas a força bruta é o seu maior trunfo.



Temos também Primrose, uma jovem bailarina, acompanhante e prostituta que se vê presa por um dono de várias jovens raparigas com o mesmo destino. Ela fora outrora filha de uma prestigiada família, mas o assassinato do seu pai por um trio de homens mascarados, com uma marca de um corvo no seu corpo fez com que Primrose tivesse uma vida de escravidão. Após matar o seu antigo dono ela parte então numa aventura de vingança à procura dos homens com a tatuagem do corvo, e só quando os tiver morto a todos é que encontrará paz.

Sendo uma dançarina, as suas habilidades vão desde melhorar os atributos das personagens em combate, como defesa, velocidade, etc, e ainda capaz de usar magia negra ofensiva. À semelhança de Ophilia ela pode usar NPCs em combate, mas atraindo-os com o poder da atração, mas em batalha o resultado é o mesmo. É ainda capaz de usar facas em combate, embora não seja muito forte com os seus ataques.



Depois temos Alfyn, um jovem farmacêutico cujo lema de vida é salvar todos que estejam em perigo, usando os seus vastos conhecimentos de medicina para os ajudar. Um estilo de vida que segue desde que foi salvo por um farmacêutico viajante, enquanto era ainda criança, e desde então tenta seguir os seus passos e, quem sabe, o poder encontrar de novo. Após resolver um pequeno incidente na sua vila, ele parte então em aventura à procura de quem precisa de ajuda.

Ele é o outro healer do jogo, mas enquanto que as sua habilidades de curar não sejam das melhores, ele é capaz de misturar um conjunto de itens e criar medicamentos capazes de curar por completo a equipa, eliminar estados como Poison entre outros, e ainda recuperar SP e BP (ambos usados para ataques especiais ou ataques extra), tornando-o numa personagem bastante versátil e capaz de meter a equipa em vantagem, em poucos turnos. À semelhança de Cyrus ele pode conversar com NPCs e adquirir novas informações, mas embora esses diálogos funcionem sempre (ao contrário do professor), nem sempre Alfyn consegue conversar com eles.




Quase a terminar temos Therion, um misterioso ladrão com um passado bastante terrível, que o arrastou para a vida do crime para conseguir sobreviver. Cínico, incapaz de confiar com facilidade e preferindo trabalhar sozinho, após falhar numa tentativa de um roubo ele vê-se obrigado a partir numa aventura para recuperar tesouros perdidos de uma família poderosa.

Sendo um ladrão a sua habilidade principal é roubar, quer dentro como fora do combate, permitindo-o tentar roubar NPCs de modo a adquirir novos itens, à semelhança de Tressa, mas sem custar dinheiro. A sua classe é também  capaz de roubar HP e SP dos inimigos, e depois partilhar o seu SP com outras personagens da equipa, sendo uma boa personagem para ter ao lado de Cyrus ou Ophilia. A sua agilidade é ainda bastante útil, atacando muitas vezes em primeiro e permitindo-o também baixar atributos dos inimigos, para depois tirar partido da defesa reduzida dos mesmos.



Por último temos H'aanit, uma arqueira e caçadora que sempre cresceu na floresta e aprendeu muito sobre caça com o seu mestre Z'aanta. Sempre acompanhada por Linde ela vê-se numa aventura à procura do seu mestre, que deixou de dar sinais de vida após ter sido enviado para lutar contra um terrível monstro.

Sendo uma caçadora ela é capaz de capturar monstros que encontramos em batalha, e depois invoca-los usando uma habilidade pré-definida, por uma quantidade de vezes que vamos gastando. Existe todo um leque diversificado de criaturas por capturar, umas mais fortes que outras, mas H'aanit é ainda capaz de usar ataques com arco bastante devastadores. Tal como Oberic ela pode desafiar NPCs em combate, mas ao contrário dele ela só pode usar os monstros que capturou, e ainda Linde que tem um número ilimitado de vezes para invocar.


Introduções feitas, estas são as personagens que nos esperam em Octopath Traveler, e estes cenários são já possíveis de explorar na Prologue Demo, sendo depois possível continuar a aventura na versão final do jogo. São 8 histórias distintas de 8 personagens que se unem numa grande aventura, e um dos pontos interessantes do jogo é saber, afinal, quem começou com quem!

Latest in Sports