Splatoon 2: Octo Expansion


Booyah! Desde o lançamento do primeiro Splatoon, com a luta de Inklings contra Octarians a pontuar a campanha principal, era inevitável que eventualmente se chegasse a este momento. Os Octolings (a espécie de Octarians mais parecida aos Inklings) chegaram a Inkopolis e estão prontos para se juntar à festa!

Se nada disto fez sentido, então o melhor é passar ao lado desta Octo Expansion para Splatoon 2. O primeiro DLC pago do jogo oferece toda uma nova campanha para um jogador, dedicada a quem já tiver concluído a que já vinha de origem, e cuja principal recompensa é permitir jogar com uma personagem Octoling nas batalhas multijogador.

A história passa-se após o final da campanha de Splatoon 2, pelo que o seu contexto poderá ser considerado um "spoiler" e, por isso, vamos apenas dizer que serve para explicar como é que um "polvo" foi parar ao mundo das "lulas" e assim oferecer novas opções de customização da personagem. Serve principalmente para aprofundar a lore desta saga, incluíndo a origem da dupla Off The Hook, e também para atar algumas pontas soltas das campanhas de Splatoon 1 e 2.


A maior parte do enredo é tratada de forma muito leve e completamente opcional, está lá para quem gosta de lore e quer saber mais sobre este universo. Desengane-se, porém, quem achar que o mesmo poderá ser dito do conteúdo de jogo propriamente dito. Tudo começa quando a nossa personagem acorda num mundo subterrâneo muito peculiar, onde viajar de metro é grátis, mas paga-se para sair em alguma estação. Para poder sair desta situação, a personagem só terá de reunir 4 "cenas", que se encontram espalhadas pela rede de metro. Solução? Andar de estação em estação, realizar os desafios nelas apresentados e assim continuar até encontrar as "cenas".

São 80 níveis e em cada um há algo completamente diferente. Ao início parecem missões simples, mas conforme se vai avançando a coisa rapidamente muda de figura. No subterrâneo existe uma moeda específica que serve para pagar a saída numa certa estação (ou seja, jogar um nível) e também como recompensa pela sua conclusão. O preço de entrada dá uma boa noção da dificuldade esperada, pelo que em caso de certa linha de metro estar a ser demasiado difícil, é aconselhável experimentar outra. É uma rede, por isso há múltiplos caminhos possíveis para se chegar a cada uma das "cenas".


Na variedade de missões, há alguns géneros que se repetem com diferentes abordagens e dificuldades, como por exemplo os níveis da "Bola 8", que deve ser direcionada com a tinta da arma, ou os níveis com limite de tinta, onde a estratégia é fundamental. De uma forma geral, o grande foco é na perícia das armas principais e secundárias, bem como os ataques especiais, mas também há níveis que terão de ser passados sem qualquer arma. Alguns oferecem a possibilidade de escolher a arma com que se vai jogar, a troco de uma recompensa maior no caso de armas de maior dificuldade.

Os novos níveis são bastante divertidos, mas acima de tudo são desafiantes. Alguns poderão mesmo ser demasiado exigentes e obrigar a tentar muitas vezes, pelo que o jogo oferece a possibilidade de gastar algum dinheiro do metro para marcar o nível como superado. Neste caso, fica a indicação no mapa de que o nível não foi ainda completado, para que o jogador possa lá voltar mais tarde e superar o desafio. Às vezes, tudo o que é preciso é mudar de ares. De qualquer modo esta expansão não será um passeio no parque para quem tencionar superar todas as missões.


A Nintendo fez um óptimo trabalho em esconder as surpresas desta Octo Expansion e, por isso mesmo, o melhor é dizer apenas que esta oferece mais e melhor conteúdo do que o inicialmente esperado. Mesmo terminando a nova história, há recompensas por se completar todos os níveis e até mesmo por se continuar a jogar depois disso. O melhor de tudo é que todas as recompensas, como as skins ou equipamentos obtidos, podem ser depois utilizadas no modo multijogador que, afinal de contas, foi a razão principal para se comprar Splatoon 2! Para os fãs do jogo que apreciaram a campanha principal, é sem qualquer dúvida uma excelente oferta para o preço.

Nota: Esta análise foi efetuada com base em código final da expansão para o Splatoon 2 na Nintendo Switch, gentilmente cedido pela Nintendo.

Latest in Sports