SEGA Mega Drive Classics
Como não adorar uma viagem ao passado? Os jogadores adoram e as companhias de videojogos sabem-no, motivo pelo qual não faltam ofertas de conteúdos de "retrogaming", especialmente da parte de companhias como a Nintendo e a SEGA. Qualquer pessoa nos seus 30s terá memórias de infância da Mega Drive, quer fosse afortunado com uma em casa, quer tivesse um amigo com a consola para ir lá jogar. Bons tempos, certo?
SEGA Mega Drive Classics chegou à PlayStation 4 e Xbox One e é a mais recente compilação de jogos da Mega Drive, com uma lista de 53 jogos diferentes para recordar ou jogar pela primeira vez. Na lista podem encontrar-se pérolas como Alex Kidd, Comix Zone e Gunstar Heroes, bem como as sagas de Golden Axe, Streets of Rage, Shining Force ou Phantasy Star, mas curiosamente ficou de fora o Sonic 3 e o Sonic & Knuckles. Por outro lado, se há coisa que não falta por aí é compilações de jogos do Sonic, portanto esta não deixa de ser uma grande oportunidade de se revisitar o catálogo da consola. 53 títulos por cerca de 30 Euros é uma pechincha e, convenhamos, ia sempre faltar algum.
O menu desta compilação é peculiar, apresentando-nos a sala de um aficionado da Mega Drive com um televisor CRT no centro da sala e uma estante com todos os jogos disponíveis. Curiosamente ficou a sobrar espaço na prateleira de baixo, portanto pode-se considerar que o aficionado tem a plena noção de que ainda lhe faltam alguns. Por baixo da TV está a Mega Drive e um menu onde é possível configurar as definições do emulador, que irão variar entre a imagem original e um conjunto de filtros e tratamento de pixels, além de uma série de rebordos para ladear a imagem do jogo. Há até um "flip mode" que permite espelhar o jogo e jogar como se estivesse em "mirror mode"! Mas a novidade mais interessante é a possibilidade de jogar online o modo multijogador dos jogos que, anteriormente, só davam para jogar localmente.
O ponto forte desta edição é mesmo a sua relação preço-conteúdo. Há tanto jogo com tanta qualidade que realmente este é um must-have para os fãs da SEGA, cuja maior dificuldade será decidir o que jogar primeiro. Voltar ao favorito de sempre, ou experimentar aquele clássico que na altura se escapou? Jogá-los sem ser em fullscreen, com a moldura do televisor e o filtro de CRT é suficientemente convincente para levar qualquer um aos bons velhos tempos, quando as tardes livres eram longas e a única preocupação era saber a que horas davam os bonecos para se mudar para a televisão.
É esta a lista de jogos presentes nesta coleção:
- Alex Kidd in the Enchanted Castle
- Alien Soldier
- Alien Storm
- Altered Beast
- Beyond Oasis
- Bio-Hazard Battle
- Bonanza Bros.
- Columns
- Columns III: Revenge of Columns
- Comix Zone
- Crack Down
- Decap Attack
- Dr. Robotnik’s Mean Bean Machine
- Dynamite Headdy
- ESWAT: City Under Siege
- Fatal Labyrinth
- Flicky
- Gain Ground
- Galaxy Force II
- Golden Axe
- Golden Axe II
- Golden Axe III
- Gunstar Heroes
- Kid Chameleon
- Landstalker
- Light Crusader
- Phantasy Star II
- Phantasy Star III: Generations of Doom
- Phantasy Star IV: The End of the Millenium
- Ristar
- Shadow Dancer: The Secret of Shinobi
- Shining Force
- Shining Force II
- Shining in the Darkness
- Shinobi III: Return of the Ninja Master
- Sonic 3D Blast
- Sonic Spinball
- Sonic the Hedgehog
- Sonic the Hedgehog 2
- Space Harrier II
- Streets of Rage
- Streets of Rage 2
- Streets of Rage 3
- Super Thunder Blade
- Sword of Vermilion
- The Revenge of Shinobi
- ToeJam & Earl in Panic on Funkotron
- ToeJam & Earl
- Vectorman
- VectorMan 2
- Virtua Fighter 2
- Wonder Boy III: Monster Lair
- Wonder Boy in Monster World
Nota: esta análise foi efetuada com base em código final do jogo para a PlayStation 4, gentilmente cedido pela Ecoplay.