Museu LOAD ZX ganha reconhecimento cultural!
Desta forma, o Museu LOAD ZX foi recentemente reconhecido como projeto de Interesse Cultural, que o permite beneficiar do regime de Mecenato Cultural, ou seja, ganha vantagens fiscais para o suportar. É reforçado assim a relevância do museu pelo trabalho de preservação e divulgação da história da informática, com particular importância em marcas de extrema relevância no paradigma do gaming em Portugal.
É assim também reconhecido o trabalho de João Diogo Ramos, fundador e curador do Museu LOAD ZX, ao que disse:
mais do que uma conquista institucional, este é um sinal de confiança dirigido a todos os que têm acreditado e puxado pelo projeto desde o início. A todos os que nos apoiam, o nosso sincero agradecimento!
Confiança que também sublinha o reconhecimento de João Diogo Ramos, que ainda este ano ganhou o prémio de Personalidade Geek 2024 dos na VII Gala Geeks d'Ouro, categoria criada em 2023 que se inaugurou entregando o prémio ao nosso Telmo Couto, homenagem que ainda hoje agradecemos o gesto! Um reconhecimento extra também para o museu, vencedor do prémio "Community Impact 2024" nos Spotlight Awards e 2.º lugar do Prémio José Manuel Alves 2020, do Turismo Centro Portugal.
A todos os envolvidos com o Museu LOAD ZX, que estão de parabéns, é bom ver estes reconhecimentos como sinal que a tecnologia e os videojogos são também reconhecidos pela sua importância cultural, numa era em que cada vez mais vemos a presença do nosso país no mercado.
Museu LOAD ZX abrangido pelo regime do Mecenato CulturalMinistério da Cultura reconhece o Interesse Cultural do Museu LOAD ZX
O Museu LOAD ZX foi recentemente reconhecido como projeto de Interesse Cultural por despacho da Exma. Sra. Ministra da Cultura, Juventude e Desporto, Dr.ª Margarida Balseiro Lopes.
Este estatuto permite ao museu beneficiar do regime de Mecenato Cultural, que concede vantagens fiscais a empresas e particulares que apoiem as suas iniciativas.
Este reconhecimento reforça a relevância do trabalho desenvolvido pelo Museu LOAD ZX na preservação e divulgação da história da informática, valorizando as suas atividades museológicas. Ao mesmo tempo, abre novas oportunidades de apoio, tornando mais atrativo o contributo dos mecenas e possibilitando ao Museu capitalizar este novo enquadramento para angariar apoios que garantam a continuidade e o reforço das suas atividades e do seu acervo.
Segundo João Diogo Ramos, fundador e curador do Museu LOAD ZX, “mais do que uma conquista institucional, este é um sinal de confiança dirigido a todos os que têm acreditado e puxado pelo projeto desde o início. A todos os que nos apoiam, o nosso sincero agradecimento!”, sublinhou.
Localizado na cidade de Cantanhede, o Museu LOAD ZX nasceu de uma parceria entre a Câmara Municipal e a Associação Geração SPECTRUM, entidade responsável pela dinamização da coleção de João Diogo Ramos que está na génese do museu.
Com o reconhecimento do interesse cultural por parte do Ministério da Cultura, que o coloca ao abrigo do regime do Mecenato Cultural, o museu prepara-se para lançar o desafio a novos mecenas que queiram ser parte ativa na preservação da memória da tecnologia, convidando-os a associar-se a este projeto.