PAC-MAN World 2 Re-PAC
O PAC-MAN já tem 45 anos e a fome de comer fantasmas ao pequeno-almoço ainda não foi saciada, por isso para celebrar o seu aniversário este ano tivemos Shadow Labyrinth. Um jogo bastante bom, na minha opinião, mas hoje falamos de Pac Man World 2, neste caso o Re-PAC, um remake da sua versão original lançada há duas décadas.
Depois do lançamento do primeiro PAC-MAN World Re-Pac, um remake do original lançado na clássica PlayStation, Re-Pac 2 chega em força e veio alegrar os miúdos e graúdos do género de plataformas. Arrisco mesmo a dizer que é até um dos melhores disponíveis neste momento!
Este título assemelha-se a tudo que há de bom no mercado, um pouco de Kirby um pouco de Mario, mas à maneira de PAC-MAN, isto porque a identidade está bem patente, é um jogo de plataformas 3D e tem um charme único com mundos e personagens do universo PAC-MAN, e é simplesmente adorável! Podemos desde já dizer que não é um jogo repleto de conteúdo, mas o que tem, esboçara um sorriso para os velhos fãs da icónica mascote da Namco agora conhecida por Bandai Namco.
Na minha opinião a celebração dos seus 45 anos podia ser melhor e maior, com mais publicidade, mais jogos, mais marketing, no entanto, este jogo representa bem aquilo que o PAC-MAN é hoje e aquilo que ele já foi no passado, que neste remake traz um pouco mais do legado da série. A narrativa é simples como costuma ser em jogos do género, há sempre algum mal que surge e que rouba ou rapta algo, neste caso é mesmo o furto dos frutos dourados da vila PAC-MAN e o nosso protagonista tem de os recuperar para repor a vila no seu estado normal e pacífico. Os fantasmas bem conhecidos da série fazem a aparição e cada um deles rouba estes frutos por ordem de um ser maléfico. Cada um destes fantasmas representará uma região e o PAC-MAN terá de visitar estas regiões para recuperar os frutos que estes malandros roubaram da vila.
Mal iniciamos o jogo percebemos de imediato que a jogabilidade é simples e divertida, dá mesmo gosto controlar o nosso protagonista amarelo pelos níveis. Saltar e pisar inimigos em forma de bola são ações fáceis de executar e acelerar a todo o gás para ultrapassar obstáculos de plataforma em plataforma são de fácil manuseio, creio que no que diz respeito à jogabilidade e eu não podia estar mais contente! Entre pontapés, saltos e sprints ou até atirar as bolas que comemos, todos estes ataques funcionam contra os inimigos que não são de todo difíceis de derrotar, contudo, os bosses são mais desafiantes e à primeira vista parecem sempre muito fáceis de derrotar, mas quando chega a hora de enfrentar um, percebemos imediatamente que não são assim tão fáceis quanto dão a entender.
O grafismo colorido e animado são apelativos o suficiente, mas não vão encontrar aqui nada com detalhes surpreendentes nem o mundo de PAC-MAN precisa de tanto pormenor, é simples e assim fica bem. A música até que fica no ouvido e melhor que isso é a chegada ao final de cada nível para ouvir o tema icónico do PAC-MAN. Por falar em melodias, sempre que o nosso herói se transforma num enorme comilão para comer fantasmas que surgem em secções dos níveis, os típicos sons estão todos presentes e isso dá uma sensação de nostalgia por parte daqueles que passaram horas a jogar nas máquinas arcade originais, ou as inúmeras adaptações do jogo ao longo dos tempos.
Em relação aos níveis, sendo isto um produto de 2002, até que estão ok. Creio que podiam ser maiores, mas sendo praticamente um copy paste do jogo original adaptado para 2025 não há realmente muito a dizer. Há muita variedade, com vários frutos para colecionar, inimigos espalhados em diferentes sítios e passagens secretas por descobrir. É todo um jogo de plataformas bem semelhante àquilo que no passado se jogava, portanto, não vão encontrar nada de complexo, sendo até mesmo bastante linear.
Como bónus disponível há uma data de colecionáveis razoáveis, com alguns deveras interessantes. Figuras são um dos colecionáveis conforme concluímos um nível com as três missões/objetivos disponíveis para esse mesmo nível, como, por exemplo, colecionar todos os frutos ou terminar o nível sem perder, ou da forma mais rápida possível. Estas figuras podem ser depois exibidas na vila PAC-MAN e são itens engraçados, para além disso são também desbloqueados fatos novos para o protagonista. O bónus mais importante, na minha opinião, é o desbloqueio de máquinas arcade para jogar o clássico PAC-MAN com o grafismo da atualidade! Esse foi um dos pontos mais fortes para mim e foi excelente voltar a jogar PAC-MAN adaptado aos dias de hoje.
PAC-MAN World 2 Re-PAC é realmente divertido, nostálgico, simples, viciante, é um jogo que é facilmente recomendado para todos e é difícil alguém ser fã e não gostar de um jogo destes. Decididamente um jogo muito bom no género, embora não seja tão ambicioso como tantos outros, afinal de contas é um remake de um jogo com mais de 20 anos.