Hotel Barcelona
Suda51 tem uns bons jogos no currículo, famosos e bizarros, onde talvez o mais conhecido seja a trilogia No More Heroes. Outro diretor com reconhecimento é Swery, famoso por Deadly Premonition e, agora, ambos juntaram-se para Hotel Barcelona, uma lovechild entre ambos. Agora, se o produto final é o que esperávamos, isso é outra história!
É mais um roguelite, aqui podemos sublinhar mais um, além de que é fraquinho. Lamento ser tão direto, mas não tenho como de o dizer de outra forma. Há realmente muita coisa a apontar, especialmente porque é um jogo de 2025 que mais parece da era PlayStation 3 ou Xbox 360 e mal, talvez até esteja a ser simpático honestamente. Este é 2.5D na pele de uma agente federal no qual é possuída por uma identidade misteriosa, no fundo, um monstro com um design engraçado.
Por tocar no assunto, talvez seja um dos aspetos mais engraçados e que estão bem patentes a marca do Suda51: personagens bizarras, designs esquisitos, algo familiar que os fãs dos jogos dele reconhecem ao longe. Acordamos no Hotel Barcelona, mas que não fica em Barcelona, somos apresentados inicialmente com uma cutscene em cartoon americano sem grande inspiração e com aspeto barato, por assim dizer, um investimento pequenino no que diz respeito a essa apresentação. Neste Hotel Barcelona falamos com esta identidade que nos ajuda a ter poderes e a entrar em dimensões cheias de psicopatas, no qual a nossa protagonista Justine terá de eliminar. Sendo um roguelite já sabemos o que esperar, é aniquilar e repetir, encontrar novas portas até nos levar ao boss final desse nível e assim sucessivamente.
Eu diria que o conceito do Hotel Barcelona não é desinteressante, mas a narrativa e jogabilidade são totalmente sem sumo algum, assim que comecei a jogar depois de toda a introdoção inicial, senti uma desilusão tão grande que nem queria acreditar. Não quero com isto dizer estar ansioso por jogar isto e daquilo que vi na internet, não era um jogo que eu tivesse interesse mesmo sendo desenvolvido pela pessoa que foi, no entanto, estava à espera de algo minimamente divertido e sinceramente Hotel Barcelona é o contrário. É mesmo aborrecido!
Há uma Skill Tree relativamente grande, nesse aspeto é bom, há todo um tipo de habilidades novas e upgrades a serem feitos, mas na prática, tudo parece igual e os combates, embora seja mais fácil de eliminar certos inimigos, não deixa de criar qualquer emoção e adrenalina. Se os inimigos comuns são, por assim dizer uma seca, os bosses não são muito melhores. Os bosses até são desafiantes, têm bastante saúde e isso é a única coisa que implica dificuldade, fora isso, o jogador terá de conhecer o padrão e repetir dezenas de vezes os ataques e esquivas para derrotar o boss, ainda por cima sendo um jogo 2.5D, não há realmente muito mais para oferecer a não ser a imperfeita repetição.
Os próprios níveis são igualmente apresentados sem grande inspiração, sem alterações significativas estejamos onde estivermos e isso torna-se drasticamente monótono. Os cenários e inimigos são verdadeiramente desinspirados, parece um copy paste sem qualquer empenho e de volta à repetição, acho que já vi jogos da linha Warriors com muita mais variedade.
Existe um arsenal mais ou menos de armas, desde martelos a katanas como pistolas e caçadeiras, nenhum dele oferece uma sensação de poder e isso é na minha opinião extremamente importante. Claro que com o progresso estas armas podem ser mais potentes e sofrer alterações, mas o impacto é irrelevante na hora dos combates. Pelo menos, o dano provocado é maior.
Sempre que perderem, acordam na cama da vossa suite e falam com o Dr. Carnival, essa tal identidade misteriosa e que nos revela tudo aquilo que podemos encontrar no Hotel Barcelona. Há várias coisas que podem fazer, mas nada de muito relevante, a visita é rápida e o importante é voltar a estas dimensões e ultrapassar o jogo.
Estamos em 2025 e enquanto jogava Hotel Barcelona sentia um certo vazio e desânimo, a repetição, os comandos básicos, o facto de ao atingir o inimigo nem sentir qualquer impacto, não há nada que me deixe entusiasmado em jogar Hotel Barcelona. Apenas um jogo simples e básico para se jogar de longe a longe caso este esteja instalado na vossa consola ou PC.