Folly of the Wizards
Desenvolvido pelo estúdio português UpFox Labs e publicado pela Numskull Games, este título lançado no dia 19 de setembro de 2025 apresenta-se como um roguelike de ação 2D com muita magia à mistura que proporciona diversão, caos, múltiplas combinações de jogabilidade e narrativas com vários tipos de final.
Encarnamos um aprendiz de feiticeiro desastrado, rodeado de outros feiticeiros muito senhores do seu nariz, num mundo onde a magia é em simultâneo, fonte de poder e de problemas (muitos problemas!).
As escolhas de diálogo com outros NPCs, no papel, influenciam e até proporcionam vários finais, no entanto, a narrativa raramente atinge grande profundidade, servindo mais como pano de fundo para a jogabilidade que é oferecida. É um enredo que brilha mais pelo tom que estabelece no jogo do que pelo conteúdo que traz. Serve sobretudo de pretexto para explorar biomas e enfrentar demónios. E não há nenhum mal nisso porque por vezes, é apenas e só isso que nos apetece fazer enquanto jogadores.
Ainda assim, há charme nesta leveza. O humor é presença constante nos diálogos que temos com as várias personagens e até as consequências morais das nossas decisões criam um universo divertido de estar, mesmo que nunca estejamos investidos na história.
Folly of the Wizards é um roguelike que abraça o caos, é divertido, irreverente e artisticamente sublime, embora sofra de inconsistência. A diversidade de feiticeiros e combinações de feitiços estão no ponto rebuçado, mas o problema é que a execução nem sempre anda de mãos dadas com o propósito.
Os controlos e o feedback do combate impedem-no de atingir o olimpo e a falta de clareza em certas mecânicas não ajuda à causa. Ainda assim, é difícil não simpatizar com a sua aura. Há humor, há personalidade, e nos momentos em que tudo funciona, o jogo brilha.
Folly of the Wizards saiu no dia 19 de setembro de 2025 para PS5, Xbox Series X|S, Nintendo Switch e PC
Nota: Análise efetuada com base em código final do jogo para a PC, gentilmente cedido pela Numskull Games.