Deck of Haunts


Se criar a casa assombrada dos vossos pesadelos é o vosso sonho este jogo foi feito para vocês.

Na sua base, Deck of Haunts é um roguelite onde o objetivo é aguentar o máximo de noites possíveis e conseguirmos assim completar a nossa assombração. Temos 3 grandes elementos que são o objeto do nosso domínio para conseguir isto, o deck que escolhemos ao início, a casa e a estrutura da mesma e todas as opções tanto de cartas novas como de estruturas e criaturas que nos vão surgindo ao fim de cada noite bem sucedida. A casa contém sempre uma sala com o coração da nossa entidade assombradora e sempre que alguém entra nessa sala danifica-o, levando à nossa derrota com dano suficiente.


Vamos um por um: começando pelo mais ativo dos elementos o deck. Os decks iniciais dão-nos uma base e vamos podendo acrescentar ou melhorar cartas no fim de cada ronda e ao fim de cada evento. À medida que vamos fazendo assombrações e subindo de nível vamos desbloqueando mais cartas e decks, podendo experimentar estratégias diferentes. Por turno podemos jogar cartas conforme a nossa pontuação de acção sendo que cada uma tem valores diferentes. Regra geral afetam ou a vida, ou a sanidade dos assombrados, sendo que ganhamos pontos extra por assassinar inimigos já insanos. Isto permite viabilizar tanto decks de dano, como de sanidade como de outras estratégias alternativas, com maldições e deslocações para impedir os exploradores de encontrarem o coração.


A cada ronda vamos adquirindo pontos que podemos utilizar para adicionar novas secções da casa, expandi-las ou adicionar-lhes efeitos. Criar uma estrutura com o maior número de barreiras entre o coração é importante, mas é preciso ter cuidado com algumas habilidades de humanos que podem fazer estruturas mais lineares terem surpresas desagradáveis. Algumas das estruturas trazem criaturas com elas que têm habilidades passivas e outras que conseguimos controlar como cartas.

Os inimigos também vão ficando cada vez mais perigosos, de capacidade de matar criaturas a começar em qualquer lado da casa é preciso manter sempre a atenção nas habilidades e priorizar os alvos certos. Após visualizarem o coração ou verem um corpo falecido (geralmente) os invasores tentam fugir. Podemos usar isto estrategicamente quando vemos invasores perto do coração, mas sempre que um invasor foge volta numa noite posterior, tendo assim que equilibrar o perigo.


Ao nível de banda sonora, efeitos visuais está bastante simples, o foco sendo na jogabilidade que sim está aprimorada e farta de receber conteúdos adicionais. Há mesmo muitas maneiras diferentes de fazer o mesmo e dificuldades adicionais acrescentam a isto e às adaptações que temos que fazer. Desbloquear coisas novas é também muito simples, sempre que fazemos uma run vamos ganhando experiência e atingindo um patamar subimos de nível e recebemos cartas e possibilidades de construção novas.


Um roguelite diferente, que combina uma série de ideias de outros numa experiência interessante, mas de bastante nicho.

Nota: Análise efetuada com base em código final do jogo para a PC, gentilmente cedido pela DANGEN Entertainment.

Latest in Sports