Tomb Raider I-III Remastered


Quantos de nós gostam de fazer um regresso aos clássicos, depois de os terminar há 20 anos atrás? Eu tenho alguns jogos que gosto de regressar mas, honestamente, nem todos dão a vontade de finalizar. Porque foram jogos que já terminei e é preciso uma motivação extra e especial para um regresso. Tomb Raider I-III Remastered é uma coleção que pode muito bem ter essa pequena motivação extra, para voltar a 3 clássicos fascinantes para a sua altura.


Não me recordo quantos anos vão, mas sei que ainda estava na escola básica quando pela primeira vez emprestaram-me o Tomb Raider original para jogar e, honestamente, foi e será um dos jogos mais impressionantes da sua época. Jogamos com Lara Croft, uma protagonista feminina, ao contrário do habitual masculino, especialmente nos anos 90, a interpretar uma exploradora com armas e a enfrentar o perigo, coisa que não seria de todo expectável. O jogo trouxe também momentos memoráveis, tais como bosses, músicas, puzzles e até movimentos um tanto sexy da menina de trança.

Neste Remastered vão poder contar com a primeira trilogia de Tomb Raider, jogos marcantes da sua época e que os fãs vão poder reviver, ou pela primeira vez jogar com a melhor das qualidades. Há aqui vários pontos a referir e o importante acima de tudo, a jogabilidade, a qual podem selecionar entre o estilo clássico ou o moderno. Honestamente, o hábito faz o monge e assim sendo joguei no modo clássico, mais por hábito do que opção. Tentei o método moderno mas atrapalhei-me com o esquema de botões e então mantive o tradicional tank controls. Se é melhor? Não é isso que estou a querer afirmar, de todo, se jogarem pela primeira vez adaptem-se aos controlos modernos, mas eu fui criado assim, a jogar estes 3 clássicos da sua era dessa forma mesmo, então as memórias não me deixam experimentar outra forma de jogar isto. Diria que se fosse um remake as coisas podiam ser diferentes, mas isto é somente um remaster.


No entanto, apesar de ser somente um remaster, tem algo que é bastante positivo para os mais saudosistas, a possibilidade de jogar com os gráficos de 32 bits apresentado precisamente os pixeis de como quando jogávamos no passado. Felizmente estes pixeis estão em HD e não vão trocar-vos assim tantos os olhos, o que significa que jamais e, eu garanto a pés juntos, que voltarei a jogar isto nas consolas que joguei nos anos 90. É simplesmente impossível jogar nas velhas máquinas, não existe qualquer justificação plausível, aqui estão os 3 primeiros jogos dos quais podem optar pela opção dos 32 bits ou a nova cara remasterizada e, tudo isto, apenas com o apertar do botão options. Ou seja, a discussão já não existe e honestamente acho que seria algo extremamente positivo se todos os jogos remasterizados contassem com uma opção destas, não havia necessidade nenhuma de tentar obter uma cópia velha quando temos o jogo com a opção de escolha entre ambas as versões.

E por falar em ambas as versões a diferença é gritante, por isso optar pela opção dos 32 bits servirá, na minha opinião, apenas para verificar os locais emblemáticos do jogo como a mão de Midas por exemplo, e reparar no grafismo antes e depois. É uma diferença enorme, embora seja um remaster com um aspeto melhorado, o grafismo não é apresentado como um remake ou algo extremamente espetacular e novo. É apenas uma limpeza e um polimento, podemos até comparar mais ou menos com o Tomb Raider: Anniversary, que nesse caso até é um remake do jogo original. Aqui temos apenas uma cara lavada, ou seja, um remaster destes 3 jogos icónicos.


Honestamente, esta remasterização da primeira trilogia é muito dirigida a um púbico bem mais velho, um público que efetivamente jogou isto na sua altura e não alguém que vá começar agora pela primeira vez. Embora o possa fazer, não será algo que vá impressionar um novato. Mas ainda assim, os puzzles dos níveis (especialmente do primeiro) continuam a ser interessantes, bem mais interessantes que vários jogos modernos que contam com puzzles extremamente básicos, como é o caso de God of War Ragnarök por exemplo, por isso aqui vão encontrar um verdadeiro desafio. Mas como alguns de nós já jogamos isto há 20 anos, certos puzzles não serão mais uma dor de cabeça e sabemos bem o que fazer ou o que observar para completar o puzzle.

É preciso observar bem os cenários e tudo que se encontra à volta, a versão remasterizada é mais detalhada e isso vai ajudar muito para conseguirmos localizar certos objetos que numa versão 32 bits seria bem mais complicado encontrar. E difícil será de aceitar que os FMV desta trilogia foram mantidos e não houve um interesse em refazer isto, a única diferença de versões é que a imagem não tem pixeis e, por isso, as cut-scenes apresentam uma imagem aceitável. No entanto continuo a achar que foi pura preguiça não modernizar os FMV, afinal de contas estamos a falar de um remaster e a apresentação é tudo.

Eu imagino que seja bastante complicado para novatos adaptarem-se a uma trilogia destas, mas para tal o jogo permite gravar em qualquer parte e altura do jogo. Isto irá facilitar a vida a muitos jogadores, especialmente os mais velhos que, como é natural, temos uma vida carregada de tarefas e nem sempre temos o tempo devido para jogar. É algo que na minha opinião qualquer jogo que seja lançado em qualquer sistema deveria de adotar, uma forma de gravar os jogos a qualquer momento, é uma opção extremamente bem vinda.

Por fim, gostaria de relatar um teste que efetuei enquanto joguei estes clássicos remasterizados e que foram mantidos e bem: os truques e dicas, ou seja, as velhas “cheat codes” para as armas, saltar de nível, etc., é bom saber que tudo foi mantido, daí não existir sequer qualquer interesse em voltar às vossas versões de há 20 anos atrás. Não há razão para tirar o pó aos jogos que vocês têm na estante ou no sótão, adquiram esta versão e joguem novamente os velhos clássicos da Lara Croft totalmente em HD e com uma cara completamente nova. Devem apenas ter em consideração que isto é praticamente o mesmo que jogaram há 20 anos, apenas com uma cara mais bonita e uma Lara Croft já com trança no primeiro jogo.


Nota: Análise efetuada com base em código final do jogo para a PlayStation 5, gentilmente cedido pela Sandbox Strategies.

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