HellDivers 2


Aprender sobre democracia nunca fora tão interessante como a experiência de jogar um vídeo jogo. Não será de todo a principal atração de HellDivers 2, que conta com um ambiente rico em diversidade de biomas e uma experiência que embora repetitiva, apresenta-se de maneira tremendamente divertida. Quem nunca se imaginou a derrubar hordas incessantes de insetos com a companhia dos seus amigos? Pois bem, este título sabe perfeitamente dar sensação de te tornares um verdadeiro "badass" saído de um filme, com todas as customizações, tipos de armas diferentes e upgrades que englobam também o ambiente da tua própria nave.

A premissa de toda a ação assenta na necessidade crescente que existe de exterminar Terminids, a facção de insetos presentes neste Universo, dos vários planetas da Galáxia. Relembra o filme StarShip Troopers e a sua consequente adaptação a videojogo, mas para ser sincero, atrevo-me a dizer que HellDivers 2 é uma melhor adaptação a este universo do que o seu próprio vídeo jogo. O jogador entrará assim na armadura de um Helldiver, um soldado da Super Terra, no combate contra as forças inimigas. Cada missão conta com um objetivo diferente, com 4 ramos principais entre elas que se desdobram entre "Defend Freedom Missions", "Bug Extermination Missions", "Protect Liberty Missions" e "Destroy Automatons Operation Missions". Todas as missões apresentam submissões na tentativa de variar um pouco a estratégia dos jogadores, sempre com o principal objetivo mencionado anteriormente. 


Ainda referente às missões, é possível concluir-se missões secundárias durante o tempo da missão. Nesse sentido é interessante não apenas completar diretamente a missão principal, mas sim, explorar o mapa na tentativa de encontrar resources e estes pequenos apontamentos que se traduzem em experiência. Importa relembrar que para desbloquear novas habilidades é necessário não só adquirir a experiência que é alocada diretamente após a conclusão de cada missão, mas também colecionar pontos de ciência espalhados pelo mapa que apresentam um nível de raridade diferente. No fim de cada missão se se concluírem as missões apresentadas no menu inicial, serão atribuídas medalhas que servem de moeda de troca para a aquisição de novas armaduras, armas, ou aspetos gráficos como emotes, ou até mesmo capas. Sim, este jogo tem uma cena com capas que é fascinante de se ver. Também existe a store associada à moeda real. Esta será uma currency que é possível investir-se com dinheiro dito real, ou adquirido durante o seu tempo de jogo, mas sem nunca chegar ao patamar de "pay to win". É sempre uma experiência fair em todos os sentidos, até porque o seu gameplay é inteiramente PVE sem ideias, segundo os produtores, de aderirem a nenhum modo PVP.

É impossível fazer qualquer tipo de comparação entre o primeiro título e esta sua nova adaptação, uma vez que nunca joguei o primeiro, no entanto, é inevitavelmente possível mencionar melhorias no aspeto gráfico. É simplesmente fascinante andar pelo mapa, passando por zonas completamente desoladas e infestadas por insetos, ou zonas veres de florestas durante a noite numa perspetiva completamente apocalíptica. De um top down view, passou para uma perspetiva em terceira pessoa, numa mudança arrojada, mas que se desdobra por movimentos super satisfatórios. Ao início o movimento da personagem parece pesado, mas esse é parte do charme do mesmo. A personagem traduz na perfeição o tipo de solo em que se encontra, se estiver numa zona com mais areia o seu movimento será mais limitado, ou numa superfície gelada que trará um movimento mais escorregadio. É interessante perceber como estes pequenos apontamentos podem influenciar a perda de mais uma vida durante a missão. 



Todo o charme de Helldivers 2 prende-se pelo feeling que se tem ao percorrer cada pedaço do mapa e disparar contra tudo o que se mexe, balanceado a fantasia que cresce a cada momento de se tornar cada vez mais poderoso. Nem tudo será tão simples como parece no papel, já que apenas uns quantos toques dos inimigos equivalem à perda da barra de vida. O friendly fire é outro dos aspetos importantes que cozem os pontos desta aventura e com isso a necessidade de prática e alguma estratégia no lançamento de uma granada ou um ataque mais devastador com a ajuda das naves espaciais. Esse será outro dos pontos mais fascinantes, a atenção ao detalhe das habilidades especiais. Poderia simplesmente clicar-se num botão para chamar um air strike, mas Heldivers 2 foi um pouco mais à frente. Para cada habilidade exige uma combinação específica de teclas, bem ao jeito de um combo em títulos de luta. Agora imaginem clicarem nos botões corretos enquanto se foge de uma onda enorme de inimigos. Fun times!  Ainda assim, é um processo que requer algum tempo para adquirir novas habilidades, já que existem 47 "Stratagems" e não sinto que se receba tantos pontos de ciência por missão como se esperaria, especialmente os mais raros, claro está.  

Pode parecer uma experiência bastante repetitiva ao princípio, mas é umas das mais divertidas que tive este ano. O nível de tomadas de decisões entre a equipa durante as missões pesam mais consoante o nível de dificuldade que se joga. Torna-se uma experiência completamente diferente em dificuldades mais elevadas até mesmo com o aparecimento de novos inimigos e uma espécie de mini bosses, que de mini não têm nada.


Há um sentimento de comunidade até mesmo fora das missões, com o sistema de libertação. Cada missão terminada com sucesso equivale a uma percentagem para libertação do planeta de forças inimigas, e após libertação, entram novos planetas numa constante rotação de biomas. Até mesmo dentro da nave, entre missões, é possível olhar-se pela janela ver-se os ataques aéreos pedidos pelos jogadores ou as "pods" dos jogadores a descerem até à superfície do planeta. Detalhes deliciosos que abraçam o jogador.
 

HellDivers 2 oferece uma experiência super divertida com mecânicas de estratégia e disparo, tudo misturando num ambiente épico e muitas vezes cinematográfico que vai fazer as delícias dos mais aventureiros. Até mesmo ao jogar-se com os amigos mais desajeitados tenho a certeza que irá arrancar um sorriso nos momentos mais caricatos. 


Nota: Análise efetuada com base em códigos finais do jogo para a PC e PlayStation 5, gentilmente cedido pela SIE.

Latest in Sports