Open beta de Final Fantasy XIV na Xbox a 21 de fevereiro


O anúncio do lançamento de Final Fantasy XIV parece que já foi há uma eternidade, com a promessa de um período de teste para todos os possuidores de uma Xbox Series X|S no início de 2024. Essa espera termina a 21 de fevereiro, lançando o convite a quem tenha uma das consolas para arrancar a sua aventura em Eorzea, com arranque previsto para as 20 horas (de Portugal Continental) desse dia.

Existem, no entanto, algumas decisões algo estranhas para este teste, uma delas que me atinge a mim pessoalmente. A open beta está apenas disponível a novos jogadores, o que faz com quem já esteja a jogar, sendo via subscrição ou até mesmo via Free Trial, esteja excluído. É certo que podemos simplesmente criar uma nova conta e testar o jogo, ao que penso de seguida "para quê?". Ainda assim é um convite bastante apetecível para quem tenha uma Xbox Series já que não tem quaisquer custos.

Outra decisão, que poderá afetar muita gente, é que embora não seja preciso ter o Game Pass ativo para participar na open beta, assim que a versão completa for lançada é preciso ter a subscrição ativa. Um custo adicional à mensalidade de Final Fantasy XIV e, para comparação, não é necessário ter PlayStation Plus ativo, seja para jogar o Free Trial ou o jogo completo.

Ainda não há data para a conclusão da open beta por isso, se quiserem usufruir do tempo totalmente gratuito em que podem jogar Final Fantasy XIV é arrancar logo dia 21 de fevereiro, a não ser que a data mude. Depois, assim que a versão completa do jogo for lançada, todo o vosso progresso será transferido e não é necessário fazer novamente download do jogo.


Para participar basta seguir o comunicado oficial, que vos traduzo aqui de seguida:

1. Como Final Fantasy XIV é um jogo multijogador online poderá ser necessário alterar as definições de privacidade para jogar na Xbox Series X|S. Para tal podem aceder às definições da Xbox e navegar pelas seguintes opções.

Definições > Conta > Privacidade e segurança online > Privacidade da Xbox > Ver detalhes e personalizar > Comunicação e multijogador e, por último, certificar que têm as seguintes definições (no meu caso já estavam assim definidas, até):
  • Em "Podes participar em jogos multijogador" escolher "Permitir";
  • Em "Pode participar em jogos entre redes" escolher "Permitir";
  • Em "Outras pessoas podem comunicar por voz, texto ou convites" escolher "Todos";
  • Em "Podes comunicar fora da Xbox por voz e texto" escolher "Todos";
Novamente no menu "Ver detalhes e personalizar", dentro de "Conteúdo de jogo" na opção "Podes ver e carregar criações da comunidade" escolher "Todos".

2. Ir à loja da Microsoft, procurar por "Final Fantasy XIV" e ver os detalhes do produto. Nota: ao procurar ainda não encontrei o jogo disponível por isso pode ser apenas uma questão de tempo, ou o mesmo só estará disponível no dia de lançamento da open beta.

3. No menu "..." escolher e descarregar "Final Fantasy XIV Free Trial"

4. Assim que a instalação terminar, lançar o jogo e seguir as instruções apresentadas no ecrã.


Este open beta conta com as mesmas limitações de uma conta Free Trial já existente no jogo, ou seja, algumas limitações no chat, interação com outros jogadores (trocas de iten, juntarem-se a Free Company/guilds, PvP). No entanto praticamente todo o Final Fantasy XIV juntamente com as duas expansões Heavensward e Stormblood estão disponíveis, com mum nível máximo até 70.

Fica assim o convite lançado para o próximo dia 21, convidem os vossos amigos que tenham uma Xbox Series e nunca tenham explorado o jogo que, embora seja um MMO o sistema de controlos para comandos de consola funciona muito, muito bem! Ainda assim, se mantiver as mesmas funções da versão PS4/PS5, podem jogar na Xbox usando um teclado e rato, que sejam suportados pela consola.

Por último fica a ligação para o comunicado oficial, com as instruções de como participar (em inglês):


Vemos-nos por Eorzea!

Latest in Sports