Terra Nil


Desenvolvido pela Free Lives e pub licado pela Devolver Digital, Terra Nil é um God game, no qual assumimos a identidade de um conjunto de exploradores, os quais nunca chegámos a ver a face, (se bem que isso não é de todo um elemento relevante para o desenrolar do jogo) na árdua, mas recompensadora tarefa de terraformar um mundo morto.


Nesta nossa tarefa de terraformação, o primeiro passo é o de escolher a dificuldade. Podemos optar pelo modo do Jardineiro, que permite ao jogo dar-nos dicas, assim como aceder a tutoriais. Este é o modo onde começámos com mais recursos monetários e no qual o custo da construção é bem menor. Altamente aconselhável a iniciantes neste género de jogo ou para aqueles que pretendam ter uma viagem mais relaxadas nas mãos. O segundo modo, intermédio, é o do Ecologista, que embora mantenha os tutoriais activos, não dá dicas e traz consigo menos recursos e mais custos (o dobro do modo mais fácil para ser exacto). Por último, temos o modo difícil do Engenheiro ambiental, no qual os custos de construção das nossas máquinas é bem mais elevado e onde não há nenhum tutorial ou dica de qualquer espécie à vista. Este é mais um desafio para quem tiver concluído o jogo e quiser um desafio mais intenso.

 

Terra Nil é basicamente um jogo de gestão, no qual somos atirados para uma determinada área (gerada de raiz a cada novo jogo) que devemos revitalizar. Primeiramente é importante observar o terreno que temos pela frente e quais serão os sítios mais adequados para colocar as turbinas, o primeiro elemento de construção que nos é disponibilizado. De salientar que não podemos ter mais que uma turbina na mesma área. A presença destas vai permitir a construção de máquinas para reparar o solo e livrá-lo das toxinas, para depois podermos usar os irrigadores e voltar a trazer o verde ao local. Seguem-se as colocações de bombas de água, para restaurar os caudais fluviais que há muito secaram e depois a instalação de hyroponiums que vão transformar certas áreas em pequenos pântanos. Temos ainda máquinas para aumentar a humidade no ar e chamar a chuva, colmeias para permitir a proliferação de flores, entre muitos outros utênsilios que iremos desbloqueando conforme for progredindo a terraformação. Contudo, Terra Nil não passa só por construir. Por vezes, e de forma controlada, temos que fazer queimadas de forma a permitir mais tarde a criação de luxuriantes florestas ou usar um canhão laser para abrir caminhos novos que permitam à vida fluir mais facilmente.


Uma vez tendo devolvido o pulmão verde ao local, seguem-se duas tarefas. A reciclagem de todas as nossas instalações, de forma a tornar nula a nossa pegada ecológica e a procurar de sinais de vida animal (normalmente são seis as espécies que habitam em cada zona). Na primeira situação a reciclagem irá permitir não apenas recuperarmos fundos para a próxima área, mas também, usar os materiais reciclados para construir a nossa nave. Esta partindo simboliza a conclusão, com êxito, do mapa. A segunda situação, pode ou não ser demorada, uma vez que cada ser vivo necessita de ter um habitat muito próprio de forma a poder proliferar com sucesso. De salientar que tudo isto que referi são apenas algumas das funções presentes no jogo. Terra Nil conta com uma grande variedade de maquinaria que todavia não irei enumerar de força a não estragar a experiência.

 

Terra Nil, que começa com a zona do vale, conta com mais outras sete localizações, todas elas distintas e apresentando desafios muito próprios. Contudo, e graças não apenas ao facto de não termos um tempo limite e de sermos acompanhados com uma música bastante melodiosa, posso dizer que esta é uma das experiências mais relaxantes que já tive enquanto jogador.


O único do jogo está num bug que volta e meia surge quando tentámos aceder a um save. Este bug impossibilita-nos de continuar o jogo, pelo que temos que iniciar um novo. Algo bastante incómodo se estivermos, como era o meu caso, numa parte adiantada do jogo. De qualquer das maneiras e apesar disso um jogo altamente aconselhável.


Nota: Análise efetuada com base em código final do jogo para a Switch, gentilmente cedida pela Devolver Digital.

Latest in Sports