Rushaway


É com muito gosto que trazemos mais um indie de produção nacional ao nosso site, para dar a conhecer aos nossos leitores aquilo que se tem feito por terras lusas. Rushaway é um jogo produzido pelo Ninestudios, um pequeno grupo de desenvolvedores portugueses que tão amavelmente nos partilharam uma key para experimentar este jogo.

Rushaway é um jogo 2.5D de plataformas em que consiste em chegar ao topo de cada nível da forma mais rápida possível. Sim, o conceito é básico, simples, mas confesso que é melhor do que esperava. Para ultrapassar essa ideia de ser tão direto, o jogo tem na verdade, caminhos alternativos para chegar ao topo com mais rapidez ou facilidade, por isso, este é o jogo perfeito para speed runners como também para aqueles que querem apenas desfrutar de um jogo interessante que é dirigido para todas as faixas etárias, isto porque os botões são simples e qualquer pessoa poderá jogar.

Este é um bom jogo que, não sendo propriamente revolucionário, é realmente viciante e fácil de pegar, O grafismo cumpre com os mínimos e por isso ninguém vai apontar dedos, não existem quebras de frame pela sua simplicidade mas tem um estilo artístico pixelizado que dá o ar da sua graça, daí afirmar claramente que é um jogo adequado para todos e que todos vão de alguma forma gostar de jogar nem que seja para uma sessões curtinhas.

Tem uma música ambiente para os níveis, estes que inicialmente são despidos mas que pouco a pouco contam com armadilhas as quais o jogador terá de evitar saltando por cima para chegar a outras plataformas até que este consiga chegar ao topo e passar para o próximo nível, tão simples quanto isso. Claro que existe um pequeno tutorial inicial que dirá os botões a usar, basicamente correr para a esquerda ou direita e pressionar para saltar, no entanto tem uma pequena inspiração no Sonic, para ir com velocidade pelas rampas para subir e fazer parkour de uma parede para a outra, estas partes serão as desafiantes mas que com um pouco de confiança o jogador aprimorará pouco a pouco.

Para acrescentar, o jogo conta com Medalhas para colecionar e desafios para superar que podem ser vistos nas opções do jogo. Como dito anteriormente, é um jogo para desafiar especialmente os speedrunners mas tem a vertente do divertimento ou até passar o tempo para quem não está muito ligado a videojogos e queira apenas “dar uns toques”.


Rushaway é decididamente um bom jogo, algo que gostei imenso de jogar e experienciar. De certa forma, fez-me lembrar o Kula World, o facto de ter cuidado por onde ir e chegar ao objetivo principal que é ao cimo da torre de cada nível. Se tiverem a oportunidade, aconselho a jogar, vão gostar de experimentar.

Nota: Análise efetuada com base em código final do jogo para Steam, gentilmente cedido pela Ninestudios

Latest in Sports