Primeiras Impressões: Exoprimal

Quem gosta de dinossauros? O mundo inteiro! E quem é fã de exo-armaduras futuristas? Toda a gente!

A Capcom também acha o mesmo!

A história apresentada leva o jogador para um planeta terra que no ano de 2040 está a braços com uma invasão de dinossauros. A raça humana reage e rapidamente monta uma divisão especificamente dedicada a resolver esta crise. Certo que haverá provavelmente um twist qualquer algures aqui no meio mas por agora a história apresentada terá que servir de motivação para levar à extinção animais outrora… extintos. 

Exoprimal é um jogo multiplayer cujo modo principal “Dino Survival” mete duas equipas de cinco jogadores a competir entre si, com o objetivo de chegar primeiro ao fim de um percurso a abarrotar de hordas de dinossauros que vão desde os mais pequenos e sempre ariscos Velociraptors até aos enormes e poderosos Triceratops. As duas equipas são teleportadas para onde estiver a mais recente crise de dinossauros e ambas seguirão as orientações de Leviathan para cumprir os objetivos. Vence a equipa que conseguir concluir primeiro a missão.

O modo Dino Survival consiste numa mescla entre PVE e PVP, junta vários conceitos já conhecidos de outros jogos num só e o ritmo de jogo varia muito entre modo horda e fazer escolta a carga. Claro que tendo uma componente PVP a qualquer altura as equipas podem avançar um pouco mais e lutar entre si se de um ponto de vista estratégico for mais favorável. Também podemos enviar uma espécie de bloqueios à equipa contrária de modo a atrasar o seu avanço no mapa.

Com 10 tipos de exo-armaduras à disposição, o jogador tem acesso às mais variadas habilidades e armas que poderá escolher consoante o seu estilo de jogo e que pode mudar a qualquer momento durante o jogo. Experimentei boa parte delas e claramente foi feito um grande esforço para que todas elas sejam muito distintas umas das outras.

O jogo pisca ao olho a fãs de outros títulos tais como Overwatch ou Team Fortress 2 ao ponto de termos bastantes exo-armaduras com habilidades bastantes similares às que podemos encontrar nesses títulos.

Exoprimal parece ser um jogo bastante divertido e penso que uma das maiores forças será mesmo a componente estratégica e comunicação entre elementos da mesma equipa. Consigo ver o potencial competitivo do jogo, resta saber se se aguentará contra a fortíssima concorrência que tem dentro do género. Irá muito depender de quantos mais modos virão no lançamento e de que forma virão os Survival Pass e como funcionará a economia do jogo e o seu suporte a longo termo.

Não posso deixar de referir que durante a beta fechada a que tivemos acesso a ligação aos servidores não era das melhores e nem sempre funcionava. Muitas vezes era obrigado a jogar com e contra bots que preenchiam a ausência de jogadores humanos. Obviamente que tratando-se de uma beta fechada a contagem de jogadores era reduzida e penso que para a beta aberta ninguém terá esse problema.

Quem estiver interessado e quiser experimentar Exoprimal não tem que esperar pela data de lançamento, pois será disponibilizada uma versão beta do jogo desde o dia 17 até 19 de março, aberta ao público em geral.

O objetivo desta sessão aberta ao público serve para testar possíveis falhas no jogo, experimentar servidores, descobrir bugs e possíveis acertos na jogabilidade conforme feedback da comunidade e como recompensa qualquer participante terá direito a receber um “charm” de participação para decorar o seu mech. Não esquecer que é necessário ter uma conta CAPCOM ID para ter acesso a este conteúdo.

Exoprimal vai sair no dia 14 de julho de 2023 para PS5, PS4, Xbox Series X|S, Xbox One e PC, sendo que estará disponível logo a partir da sua data de lançamento no Xbox Game Pass.


Nota: Artigo baseado em acesso antecipado à Open Beta do novo Exoprimal.

Latest in Sports