We Are OFK


Uma banda cuja popularidade está prestes a rebentar, num estilo pop eletrónico que tanto promete fazer dançar como emocionar. Eis os OFK, cuja história é apresentada em 5 episódios de uma série interativa apropriadamente chamada de We Are OFK.

Esta é uma "visual novel" que nos leva à história da formação de uma banda, mas também um grupo de jovens adultos em busca de um rumo para as suas vidas nos dias de hoje. Tudo começa com a ida da pianista Itsumi Saito para Los Angeles, em busca de novas oportunidades, enquanto trabalha numa empresa de sucesso na indústria de videojogos para um dos MMOs mais populares do mercado. Aí, fica a conhecer Luca Le Fae, um escritor ao qual não é dada qualquer oportunidade criativa e cuja real paixão é na verdade cantar, e Carter Flores, artista visual com imensa criatividade e grandes referências de sci-fi. Três amigos cuja vida não voltará a ser igual depois de se cruzarem com Jey Zhang, antiga professora de música do Luca e atual produtora musical de vários sucessos na indústria.

A história vai acompanhando o nascimento e as dores de crescimento de uma banda até ao lançamento do seu primeiro single, e cada um dos primeiros 4 episódios foca-se num destes protagonistas, dando-nos a conhecer tanto o seu ponto de vista, como os seus problemas pessoais e backgrounds. Pelo meio, são abordados imensos temas bastante relevantes nos dias de hoje, desde as condições de trabalho para quem ainda está nos primeiros anos no mercado, aos desafios da indústria musical, bem como uma série de temas bastante pessoais, desde a sexualidade aos mais diversos problemas emocionais. Afinal, tudo faz parte do crescimento. Importa referir a forma como questões LGBTQIA+ são aqui incluídas com toda a naturalidade que é devida, bem como a grande diversidade entre as várias personagens.



Com cinco episódios a variar entre os 50 e 80 minutos de duração, esta é uma série interativa à qual se pode assistir tanto de uma assentada, como nos pequenos tempos livres, quer seja a solo ou com um grupo de amigos. Entre diálogos (todos eles com voice-acting) e mensagens de texto nos smartphones, a interação é feita através das escolhas em alguns diálogos, para os quais são apresentadas 2 ou 3 opções, sejam em termos de falas ou de pensamentos. As escolhas, porém, afetam as conversas de uma forma relativamente superficial, mudando o "mood" do diálogo mas sem grande impacto em termos da história principal.

Como é fácil de adivinhar, a música é um ponto central de todo o jogo, que conta com uma excelente banda sonora tanto em termos de ambiente, como nas orelhudas músicas dos OFK. Estas são as 5 faixas criadas pela banda para o seu primeiro EP e cada uma delas é apresentada no final de um capítulo da história, passando depois a ficar disponíveis a partir do menu inicial. Cada uma tem o seu videoclip interativo, geralmente relacionado com o episódio em questão. Para os mais curiosos, o primeiro single "Follow/Unfollow" já está disponível no Spotify e outras plataformas:

Os restantes temas irão, provavelmente, acompanhar o lançamento dos vários episódios de We Are OFK:

  • Ep 1 + Ep 2: 18 de agosto
  • Ep 3: 25 de agosto
  • Ep 4: 1 de setembro
  • Ep 5: 8 de setembro
Com uma óptima estética visual, especialmente nas sequências musicais, e uma história inclusiva bastante atual, com uns toques de fantasia tecnológica pelo meio, a maior questão de quem ainda estiver a ler este artigo será provavelmente a mesma de quem o for jogar: mas afinal os OFK são uma banda real? A resposta é simples: se os Gorillaz são uma banda real, os OFK não ficam muito longe, tendo nascido num mundo virtual com boas batidas num estilo pop eletrónico que, por algum motivo, me fazem lembrar a banda Valley, com aquele mood dos anos 90. Seja como for, todos os músicos e artistas por trás dos OFK são voice actors devidamente creditados e sim, a música é real!

Uma história sobre as dores de crescimento de uma banda de jovens na casa dos 20 anos, numa envolvente série interativa de 5 episódios.

Nota: Análise efetuada com base em código final do jogo para a Nintendo Switch, gentilmente cedido pela Team OFK.

Latest in Sports