Recipe for Disaster


Dos mesmos criadores de Rise of Industry (Dapper Penguin Studios e Kasedo Games) sai agora o seu mais recente projeto para PC — Recipe for Disaster.

Saído no passado dia 5 de Agosto, o Recipe for Disaster é um jogo onde fica ao seu encargo a gestão de um restaurante. E, deixem-me já dizer, que não fizeram um mau trabalho — mas já lá vamos!

Uma vez que se trata de um jogo de gestão, o objetivo é garantirmos o seu sucesso e lucro — claro! Para isso, o jogo oferece duas formas de experienciar a nossa via de gestor: o modo Campaign e o modo Sandbox.


Modo Campaign

No modo Campaign — chamado de “A Chef's Take” —, tens 10 níveis para ultrapassar. A seguir ao tutorial, esta é uma boa forma de começar. Isto porque cada nível apresenta obstáculos e objetivos diferentes.

Alguns objetivos são bastante desafiantes, principalmente os objetivos bónus — no entanto, apenas precisas de cumprir os objetivos principais para avançar de nível. Também não podes optar pela via mais fácil, porque se no fim do dia, não tiveres lucro, é game over e terás que recomeçar do zero!


Modo Sandbox

O meu favorito! O modo sandbox — chamado de “Freeplay” —, não tens objetivos para cumprir, mas tem algumas recompensas se atingires certos patamares como: o número de mesas ocupadas, lucros atingidos e número de 5 estrelas dadas.

Tens à tua escolha 3 níveis de dificuldade e ainda a hipótese de criar o teu próprio nível de complexidade. Aqui tens liberdade total para explorar o teu restaurante e clientes. É um bom sítio para deixar as coisas correrem e experienciar todas as possibilidades que o Recipe for Disaster tem para oferecer.


Os 3 Pilares Principais

Quer jogues em modo Campaing ou Sandbox, o jogo mantém as 3 “vertentes” principais, que são: a gestão do restaurante, o restaurante em si e, claro, os teus clientes!


Gerir o teu Restaurante

Assim como na vida, nem todas as pessoas podem fazer de tudo… Ou melhor, até podem, mas os resultados certamente não serão os mesmos! E o Recipe for Disaster tem em conta isso.

Tens à tua disposição empregados já contratados, mas também tens uma lista de candidatos. Cada pessoa tem um conjunto de níveis de skills, gostos pessoais e personalidades diferentes, que irão afetar a seu desempenho.

Para te ajudar a gerir as tuas pessoas, e a felicidade dos teus empregados, tens à mão várias ferramentas como: poder agrupar por funções, a possibilidade dar aumentos, criar uniformes específicos, entre outros!

Quanto a mim, e uma vez que tem uma mecânica de jogo tão completa, sinto que ficou a faltar a possibilidade de podermos formar os trabalhadores.

Com o passar dos dias, os indivíduos vão ganhando experiência, através de level ups, que permitem ganhar power ups. Com eles, vão podendo ficar mais rápidos, simpáticos, à prova de fogo, entre vários outros. Ainda assim, diria que fica a faltar a possibilidade de treino.

O jogo está pensado para a economização de cliques, pelo que podes automatizar todas as acções, quem vai primeiro ao quê e a prioridade individual. Para quem é control freak, mas altamente perigoso (eu), este jogo só tem de bom para oferecer.

Na área do Menu, as tuas possibilidades continuam mais que muitas. Podes escolher os vários pratos para servir e a sua margem de lucro.

Também podes criar as tuas próprias receitas. Sempre sonhaste ter um restaurante onde apenas se servem batatas fritas? Siga! E que tal um restaurante todo à volta de curgetes? Na boa. Os clientes virão sempre — não saem satisfeitos, mas isso…

Estas features podem se tornar bastantes viciantes, porque tens bastante liberdade para usar a tua imaginação e criar coisas complexas.

Também tens de pensar no teu stock. Podes definir um stock mínimo, que não deverá exceder a tua capacidade para armazenar. Para isso, tens vários dados para cada item:’ o número de receitas em que o ingrediente entra e quantos foram gastos no dia anterior. 

O ponto menos positivo aqui é a entrega dos ingredientes. Ela é feita a todas as horas (horas de jogo) sendo feita de forma automática. Mas, não há nenhum tipo de animação, ou um NPC que traz as encomendas, apenas recebemos uma notificação que receção da tua encomenda.


Construir o Restaurante

No modo de construção, tens acesso a várias ferramentas de construção e decoração. Tens total liberdade, mas as decisões que tomamos vão ter impacto na performance do restaurante. 

Para quem está habituado a modos de construção como no The Sims, vai ter que se acalmar. O modo de construção é bastante humilde, e não é possível ter mais pisos, além do rés-do-chão. Mas, ainda assim, conseguimos passar um bom bocado, criando as várias divisões essenciais para um bom funcionamento do restaurante.

Como disse anteriormente, as nossas decisões vão ter impacto na performance do teu restaurante. Isto porque o mundo onde o restaurante existe, tal como o nosso, tem clima.

O clima é uma muito bem-vinda feature, que ajuda a que entrar na imersão do jogo e obriga-te a tomar decisões. Além disso, o clima afeta também quem espera em linha para entrar no restaurante — logo, afeta as tuas reviews.


Os Clientes

São eles que vão definir, na maioria, o teu sucesso. Cada cliente tem um conjunto de likes and dislikes pessoal, e cabe a ti — se assim o entenderes —, adaptar o teu menu aos seus caprichos. Por isso, torna-se relevante prestar-lhes atenção. Verás, rapidamente, que o teu desejo de ter um restaurante que só serve batatas fritas, não irá muito longe.

Sinto que poderia haver mais interações com os teus clientes. Para além da possibilidade de oferecer a refeição, não há muito mais que possas fazer. Talvez no futuro, com atualizações, possamos ter mais interações com eles.

À semelhança de outros jogos do género, nem todos os teus clientes são iguais. Irão aparecer celebridades, entres outros, cujas suas opiniões terão mais impacto no sucesso do teu restaurante. No entanto, até esses não têm grandes interações para além da refeição grátis.

Porém, as reviews não se baseiam só na comida. Tudo conta. O número de estrelas que eles atribuem tem em consideração a qualidade e diversidade da comida, o ambiente do restaurante, a rapidez e qualidade do serviço, terem (ou não) que esperar para entrar, se há casas de banho e o estado da limpeza.


Nota Final

Que viagem. Para um jogo de estética e premissa tão simples, é fácil perdermo-nos nos vários menus e personalizações.

Porém, não creio (pelo menos no estado atual) que seja um jogo para jogar para lá das 20 horas, mas é um bom rebuçado para ir degustando de vez enquanto. Tem ainda alguns bugs que serão certamente resolvidos com o tempo.

Nota: Esta análise foi efetuada com base em código final do jogo para PC, gentilmente cedido pela Kasedo Games.

Latest in Sports