Digimon Survive


A nova entrada da série Digimon, uma aventura visual misturada com RPG tático e uma história de sobrevivência.

Duas crianças perdidas na floresta são atacadas por algo obscuro, enquanto duas criaturas estranhas as tentam proteger. Percebemos, rapidamente, que o inimigo é demasiado poderoso e uma das crianças empurra a outra para um portal em desespero (e temos o inicial tutorial de combate). Enquanto uma é  lentamente recolhida pelo portal observando a sua própria impotência, a outra é apanhada pela criatura das trevas de um modo extremamente sinistro (algo que o jogo faz muito bem, transições e surpresas sinistras sem hesitação). Mudamos de cena para uma escola secundária onde se fazem preparativos para uma visita de estudo a um templo dedicado a deuses antigos. 

Somos introduzidos aos vários personagens que se tornarão o nosso elenco de sobreviventes e à exploração das cenas e dos diálogos. Todas as opções de diálogo importam para o nosso personagem e o seu desenvolvimento, como para todas as ocorrências e relações com os outros. Após uns dias de campismo e uma série de acontecimentos insólitos, os nossos personagens são atacados por criaturas estranhas e acabamos sozinhos, num mundo que parece o nosso e ao mesmo tempo não é. Os monstros são capazes de falar e um decide ajudar-nos, um pequeno lagarto amarelo de olhos verdes (também conhecido como Agumon). 



Percebemos logo aqui que a narrativa deste jogo foi pensada de uma maneira particular: fora as lendas de monstros e sacrifício humano aos deuses daquele sítio sagrado, ninguém sabe ou ouviu falar do que é um Digimon e todas as interações são postas nesse prisma. As personalidades dos personagens humanos começa a desenrolar-se imediatamente ao conhecerem os seus parceiros, exacerbada pelo stress e necessidade de sobrevivência juntamente com a presença dos monstros em si. Há, algo que a série sempre fez bem, um grande foco nas relações entre Digimon e parceiros humanos, sendo os Digimon respectivos complementares das personalidades tanto antagonicamente como de uma maneira mais apoiante. A narrativa consegue construir muita tensão e dar o enfâse certo à situação perigosa em que as crianças se encontram, mesmo nos momentos de maior tranquilidade sentimos sempre que há algo que não está bem.



A grande maioria do gameplay é feita na parte exploratória ou em conversas e interações: dependendo das nossas opções o rumo do jogo muda radicalmente com resultados drásticos e consequências muito reais. É uma história de sobrevivência e várias vezes os confrontos nos demonstram como a morte e o risco pairam muito perto. O combate é feito em turnos, num esquema táctico em grelha, com mecânicas relativamente simples, mas muito bem explicadas e complementadas por um glossário denso mas de fácil acesso. Podemos ainda, através do menu, equipar ou dar alimentos aos nossos digimons de modo a fortalecê-los. Para além dos parceiros diretos, podemos recrutar todos os digimons adversários que não sejam os vilões e os seus capangas, através de um sistema de diálogo semelhante aos da série Shin Megami. Como não poderia deixar de ser, há todo um sistema há volta da evolução dos Digimon, encaixado na narrativa e nas nossas escolhas (dependendo das quais o rumo das evoluções muda).

O jogo tem imenso voice acting e tanto as personalidades dos Digimon como dos humanos fica ainda mais palpável pela qualidade do mesmo. Não entrando em demasiados detalhes, a maneira como o jogo encara as tropes clássicas de personagens em RPG e as molda está fenomenal, ainda mais tendo em conta as opções constantes que alteram o rumo. A banda sonora está fantástica e torna ainda mais real a tensão e o perigo de toda a situação, complementada pelo estilo anime dos visuais. Tem também um sistema de New Game Plus, que não é tão linear como simplesmente jogar o jogo de novo, mas descobrir as diferenças será dependente do percurso de cada um até lá (e claro inclui vários finais). Survive não faz nada de extraordinário, mas consegue juntar dois estilos em boa simbiose e contar-nos uma história sob uma perspectiva diferente. 

Uma experiência nova para a série, que põe o foco nas relações entre parceiros e no desespero da sobrevivência. 

Nota: Análise efetuada com base em código final para a Xbox Series X, gentilmente cedido pela PlayNxt

Latest in Sports