Marvel's Spider-Man Remastered (PC)


A PlayStation 4 é uma consola que trouxe, ou melhor, ainda traz jogos incríveis. São experiências memoráveis, uma variedade de jogos diferentes, de todos os géneros, que me agarraram por completo. Entre todas estas aventuras uma das que para mim mais se destacou foi Marvel’s Spider-Man, um jogo de ação frenético com uma incrível representação de Peter Parker e o seu famosíssimo alter-ego aranhiço. Desde então já se passaram 4 anos, mas ainda hoje o jogo continua tão atual como desde o dia do lançamento, que chega agora ao PC!


Voltamos às ruas de Nova Iorque, “voando” de teia em teia por entre arranha céus, enfrentando o crime que vamos apanhando pelo caminho. A ação é sempre seguida e quase sem quebras, podendo a qualquer momento nos desviar do objetivo principal ora para enfrentar grupos de inimigos, ou para apanhar e resolver os imensos segredos espalhados pela cidade. Tudo conta para melhorar as nossas habilidades, estatísticas ou, para mim dos pontos mais importantes, desbloquear novos fatos, muitos que retratam o histórico da personagem e nos deixam, a qualquer momento, usar o que mais gostamos e sem restrições (após os desbloquear).

Ao jogar agora no PC, tudo o que senti no lançamento original repete-se de novo. Desde ver um Peter Parker já crescido desenvolver-se num curto espaço de tempo, acompanhar a incrível relação entre personagens, sejam elas heróis ou vilões, ter uma cidade inteira que vai mudando aos poucos… E novamente esquecer-me constantemente que há uma história principal para concluir, por me distrair a andar pela cidade em missões secundárias, ou pelo simples gozo que me dava explorar tudo. Apresentam-nos tantas coisas para fazer que é normal distrair-me, o que para mim assemelha-se a entrar numa loja de doces e distrair-me de 5 em 5 minutos a querer levar tudo.


Não que a história seja desinteressante, muito pelo contrário! Ela não para, sejam momentos inesperados ou os mais que previsíveis, a narrativa está tão bem contada que nos leva a querer ver o que irá acontecer em seguida. Apenas há mesmo muito para fazer na cidade e a minha vontade de explorar tudo, ou desbloquear o máximo de coisas possíveis, levou-me a investir novamente horas a fio a procurar por mochilas de Peter ou à caça das pistas deixadas pela Black Cat, isto não ignorando todas as torres que nos vão desvendado o mapa da cidade. Não só a história é acessível a todos como a sua jogabilidade: sem julgamentos, os que têm menos destreza com jogos de ação têm uma dificuldade feita para que consigam desfrutar do jogo todo e, ao mesmo tempo, os que procuram um grau de dificuldade mais desafiante têm essa escolha também.

Como não possuidor de uma PlayStation 5, acabei por (ainda) não jogar este jogo com todas as atualizações lançadas para a nova geração. Algo que se resolve agora neste lançamento para PC e posso finalmente desfrutar das suas novidades! São elas melhorias visuais, os loadings quase que instantâneos, o uso de ray-tracing e uma fluidez brutal, trazendo uma nova experiência a um jogo, já por si, excelente! E sim, a nova cara do nosso herói que, francamente, acabei por me habituar mais rápido do que contava. Diga-se que o jogo original já era incrível a nível visual, mas todas estas melhorias enriquecem melhor o nosso tempo passado em Nova Iorque. E caso possuam um Dual Sense, encontram aqui as mesmas funcionalidades que presentes na PlayStation 5!


Andar a cumprir missões e pequenos desvios é o sumo do jogo, ainda assim onde acabei por investir mais tempo nem foi a jogar, por assim dizer, mas explorar novamente o modo de fotografia e tentar captar os melhores momentos do jogo. Desde os controlos de câmera, distância focal e filtros que já estamos habituados, há todo um conjunto de ferramentas como controlo de focos de luz que ajudam a tornar ainda melhores estas fotografias que, com detalhes visuais que não sentia na PlayStation 4, fizeram com que investisse ainda mais tempo a procurar o ângulo e configurações certas para as imagens. Estou a falar de horas seguidas, insatisfeito por não conseguir captar o momento certo, até encontrar aquele segundo onde tudo está do meu agrado.

Desde o God of War, também o seu lançamento para PC, que não estava constantemente a parar a meio do combate para captar uma imagem. Um hábito que tive sempre que ia tirar uma foto era colocar os visuais todos no máximo, entrar no modo fotografia e captar o jogo nos melhores gráficos possíveis, que com todos os detalhes, desde as partículas às texturas do fato do nosso herói, são incríveis de se ver. Deixo-vos em baixo as specs recomendadas para o jogo (em inglês) e, para os que têm o Steam Deck, este jogo está Verified!



Mesmo não tendo um PC topo de gama, com componentes da última geração, corri o jogo sem quaisquer problemas usando os visuais mais detalhados e sem sacrifícios de fluidez, embora tivesse o ray-tracing desativo não só por questões de desempenho, mas porque o mesmo aparentava alguns erros visuais que se encontram a ser melhorados através de atualizações. Os possuidores de NVidia podem contar com os respectivos drivers para o jogo para entregar a melhor experiência possível e, ao mesmo tempo, os que optaram por AMD podem também contar com o suporte de ray-tracing. Há todo um conjunto de atualizações prontas para o lançamento, que melhoraram a performance enquanto ia analisando o jogo.

Sendo uma versão definitiva do jogo, temos logo disponíveis todos os conteúdos adicionais que foram acrescentados posteriormente desde o seu lançamento. São eles capítulos extra, com mais horas de conteúdo e explorando não só personagens que foram sendo introduzidas durante a aventura, como outras que aparecem nestes capítulos. Temos também disponíveis novos fatos que podemos usar logo desde o início, que podem usar sem quaisquer restrições e sem alterações ao jogo em si.


Este lançamento para PC está a ser muito bem tratado, alguns pequenos erros que ia sentindo durante a análise foram sendo corrigidos, o que fizeram desaparecer pequenas queixas que tinha. Acima de tudo o que mais me agrada neste lançamento, além de poder jogar uma versão melhorada para uma consola que não possuo, é o público que agora tem a possibilidade de jogar, para mim, um dos melhores jogos da sua geração. Sinto que será também o caso com o lançamento do Marvel’s Spider-Man: Miles Morales, também a caminho do PC este ano! Repetindo o que já disse este é um jogo incrível, obrigatório mesmo para os fãs de super-heróis ou de jogos de ação e, se nunca o jogaram e tiverem um PC que cumpra os requisitos, joguem-no!

Nota: Esta análise foi efetuada com base em código final do jogo para PC, gentilmente cedido pela SIEE.

Latest in Sports