Endling - Extinction is Forever


Uma experiência de sobrevivência que nos dá, em partes iguais, ternura e tristeza, com uma jogabilidade simples e que reflecte o desespero e amor de uma mãe pelas crias.

Um incêndio florestal desgovernado apanha o nosso ninho e somos forçados a fugir. Pelo caminho construções humanas perdidas pelo mundo, juntamente com o pânico dos outros animais passam o desespero de uma fuga. Conseguimos fugir, ainda que magoados, e encontrar um pequeno buraco onde podemos descansar. E aí acontece a surpresa: a última raposa (nós) produz 4 adoráveis crias debaixo de uma tempestade. (as crias podem ser mudadas de cor inicialmente).


Aqui começa o jogo e o verdadeiro desafio: num mundo hostil e desfeito, sob um pano branco invernoso encontrar comida e manter as nossas crias e nós mesmos a salvo. Usando a cobertura da noite (e em linha com a notividade das raposas) procuramos comida usando os nossos sentidos apurados e todas as ferramentas que uma raposa tem. Podemos interagir com tudo aquilo que um animal poderia e encontrar um humano acaba connosco normalmente magoados e a ter que fugir, abdicando até da pouca comida que encontraríamos.

Ao fim da noite, voltamos para o ninho, onde temos o deleite de algumas animações das crianças a dormir e a brincar. Até que uma, decide seguir um isco e é raptada. Aí à sobrevivência acrescenta-se outro desespero, o de encontrar a cria desaparecida enquanto gerimos o crescimento das outras. Com o passar do tempo o mapa vai abrindo mais e mais, dando-nos mais detalhes do que está a acontecer à nossa volta. Com os novos caminhos apresentam-se novos desafios e as nossas crias vão crescendo literalmente obtendo novas habilidades (com a ajuda da mãe) que nos permitem mais e mais interações com elas e com o mundo. 


O jogo está cheio de pequenos detalhes ternurentos e realistas em igual medida: se por acaso somos apanhados por um humano ou por outro predador, as crianças ficam assustadas e é preciso esperar que recuperem ou dar-lhes mimo. O detalhe não acaba aqui, dos movimentos dos animais ao das pessoas e as interações estão detalhadas para demonstrar a realidade do desespero da sobrevivência. Os sons e banda sonora acompanham tudo isto na perfeição, tornando coisas como a mudança de estação ou os acontecimentos mais palpáveis. O estilo artístico permite um detalhe maior no panorama geral e não tanto em detalhe gráfico, permitindo no entanto, um foco na atenção das animações.



Duro, realista e cheio de amor, Endling é uma carta de amor e de ajuda a todos os seres que lutam pela sua sobrevivência e dos seus por entre as noites desconhecidas e em todos os habitats do mundo.

Nota: Análise efetuada com base em código final do jogo para Nintendo Switch, gentilmente cedido pela HandyGames.

Latest in Sports