Toodee and Topdee


Fãs de puzzles e plataformas? Então preparem-se, porque Toodee and Topdee traz uma nova perspectiva... ou duas!

Desenvolvido pelo pequeno estúdio indie Diet Zribi, composto por apenas dois irmãos, este jogo conta com duas personagens principais, que viviam em mundos distintos: Toodee, num tradicional mundo 2D de plataformas, e Topdee, num mundo de perspetiva top-down. Uma interferência divina, porém, veio mudar tudo, e os dois mundos acabaram por se misturar num só. Resultado: agora, as duas personagens encontram-se no mesmo mundo, mas em perspetivas diferentes, com o objetivo de repor a "normalidade" dos seus universos.


Na prática, é principalmente um jogo de puzzles, com plataformas e alguns inimigos pelo meio, e que começa de forma bastante simples, para explicar as suas mecânicas. Uma simples caixa, no mundo "2D" (ambos são bidimensionais, afinal), poderá servir como uma plataforma para o Toodee saltar lá para cima mas, no mundo "top-down", pode ser empurrada ou transportada livremente pelo cenário com o Topdee. Resumindo, o que é uma parede para um, é ao mesmo tempo o chão para o outro. Para ajudar, quando se muda de perspetiva, a outra personagem fica parada "na parede", o permite assim que uma vá abrindo o caminho à outra, até que ambos se encontrem no local marcado como objetivo de cada nível.

O jogo conta com vários mundos que se dividem entre múltiplos níveis com uma grande diversidade de desafios. Em cada mundo, são introduzidas novas mecânicas que, gradualmente, fazem aumentar a dificuldade e puxar também pela criatividade dos jogadores. Muito do jogo reside na experimentação, perceber como reagem os diferentes objetos e obstáculos entre si e as mudanças de perspetiva, especialmente quando começam a aparecer elementos num plano "3D", fora destes cenários. Um exemplo: quando surge uma nuvem de chuva e trovoada, na perspetiva vertical, a tempestade afecta toda a coluna abaixo da nuvem e será impossível o Toodee passar sem se magoar, mas na perspetiva top-down afecta apenas 3 quadrados do cenário. Movendo umas caixas para o local certo, Topdee consegue assim criar um abrigo para Toodee passar por baixo.


Duas personagens, duas perspetivas, dois jogadores. Este é um jogo que tanto pode ser jogado a solo, como a dois em modo cooperativo, e conta ainda com uma boa variedade de opções em termos de dificuldade, sendo assim acessível a todo o tipo de jogadores. Por defeito, ao menor erro, uma das personagens morre e tem de se recomeçar o nível, mas é possível atribuir um número de vidas / tentativas, ou até mesmo ter vidas infinitas. Outra definição que pode ser útil é a velocidade do jogo que, ao ser reduzida, pode facilitar as interações entre as perspetivas que requerem um bom timing da parte do jogador. Isto pode ser particularmente útil nos níveis que envolvem lutas contra bosses gigantes, onde importa tanto a estratégia e utilização de plataformas, como o timing para as várias ações e a reação do boss.

Visualmente apelativo, toda a pixel-art deste jogo vai não só de encontro aos jogos "retro" em 2D, mas também torna bastante "física" a experiência destes puzzles, ao mudar entre a perspetiva vertical e a top-down. A acompanhar, vem toda uma história divertida sobre a criação dos mundos onde as personagens se encontram, num jogo que acaba por ser bastante descontraído, mesmo fazendo muitas vezes "puxar pela cabeça" para se descobrir a solução.


"2D e to-quê?"... Toodee and Topdee pode ser um trocadilho divertido sobre as mecânicas deste jogo, mas não facilita quando o queremos recomendar aos amigos. Ainda assim, é um jogo de puzzles e plataformas bastante divertido para a Nintendo Switch, quer seja em modo portátil ou na TV, e para um ou dois jogadores.


Nota: Análise efetuada com base em código final do jogo para a Nintendo Switch, gentilmente cedido pela Diet Zribi.

Latest in Sports