Primeiras Impressões: Nintendo Switch Sports


A convite da Nintendo, fomos experimentar o primeiro jogo original da Nintendo Switch localizado em Português, que promete trazer horas de diversão. Nintendo Switch Sports é o sucessor de um dos jogos mais vendidos de sempre, o clássico Wii Sports da consola Wii, que na altura deu incontáveis horas de diversão a todos os tipos de jogadores e as suas famílias. Que tal estará esta nova coleção de desportos virtuais?

Importa começar por referir que esta foi uma versão de antevisão do que será o jogo no dia de lançamento, podendo ainda levar algumas alterações de gameplay e não só, mas as primeiras impressões foram bastante positivas, numa sessão de jogo bastante divertida para dois jogadores lado a lado. Mas antes de falar dos diferentes desportos aqui incluídos, houve dois pontos surpreendentes a destacar:
  1. Português: Sem contar com outros títulos da Wii U que já tinham originalmente a localização em Português, como é por exemplo o caso do Mario Kart 8 Deluxe, este é o primeiro jogo original da Nintendo Switch em Português e pode marcar um ponto de viragem na aposta da marca no mercado nacional. Melhor ainda, o jogo terá tanto a versão PT-PT em Portugal como a PT-BR no Brasil, com os termos e expressões adequados à sua localização. Venham mais destes!
  2. Inclusivo: Já tínhamos visto uma abordagem semelhante no Animal Crossing: New Horizons, e agora a tendência parece continuar. Naquele que pretende ser um jogo para todos, a criação de personagens deixa de incluir o género, sem qualquer distinção entre o que possa ser "feminino" ou masculino": há simplesmente uma série de opções de olhos, cabelos, etc, e cada jogador faz o personagem que bem lhe apetecer. Para quem preferir, é também possível utilizar personagens Mii, disponíveis na opção "Corpo".

Como referido, esta apresentação teve como destaque a experiência para dois jogadores lado a lado, num jogo que tanto irá permitir jogar a solo, como em multiplayer local e online, com um número de jogadores variável consoante o desporto escolhido. No dia de lançamento, o jogo irá contar com 6 modalidades: Ténis, Bowling, Chambara, Voleibol, Badminton e "Futebol". De uma forma geral, todas as experiências foram bastante divertidas, embora no meu caso pessoal tenha gostado especialmente do badminton, que me trouxe boas memórias, e o "futebol", que me surpreendeu bastante.



Em termos de jogabilidade, o voleibol, ténis e badminton são relativamente semelhantes, onde iremos controlar o posicionamento da personagem com o analógico e todas as ações com os movimentos do Joy-Con. Como seria de esperar, os controlos tornam-se rapidamente intuitivos, e rapidamente se percebe que isto vai muito além do "agitar o comando". Se numa primeira partida de ténis, por exemplo, ainda estava a perceber o que dava para fazer, ao fim de pouco tempo já controlava uma série de movimentos que tornavam a experiência mais complexa, no bom sentido da palavra. O mesmo pode ser dito do voleibol e badminton, que realmente incentivam a conhecer melhor os desportos e descobrir os diversos movimentos que aqui podem ser aplicados.

Quanto ao bowling, esse foi o que me pareceu mais semelhante ao original do Wii Sports, embora com os controlos melhorados. Aqui, o analógico serve para controlar a linha da direção em que se vai atirar a bola, sendo tudo o resto controlado com o movimento do comando.

De todos os modos, o chambara é aquele que provavelmente terá mais pessoas a perguntar de onde virá, fazendo mais depressa lembrar os "Jogos sem Fronteiras" ou, melhor, o japonês "Nunca Digas Banzai". Aqui, dois jogadores estão numa plataforma rodeada por água, para um duelo de espadas onde o objetivo é atirar o adversário para a piscina. Os comandos são simples, com um botão para alternar entre defender e atacar, e o controlo das espadas no movimento dos Joy-Con. Um modo relativamente simples, mas ainda assim foi bastante divertido de experimentar.



Finalmente, resta o "futebol", com muitas aspas nessa palavra. De facto, é um jogo onde as personagens chutam uma bola com os pés (ou a cabeça), e tentam marcar golo numa baliza, mas é aí que as semelhanças terminam. Na prática, é muito mais parecido com o Rocket League, aqui controlado com uma mistura de botões e movimentos. Nesta sessão, foi bastante divertido jogar no modo 4 contra 4 com três personagens controladas pela inteligência artificial, mas tem tudo para se tornar ainda mais hilariante com mais jogadores à mistura. Há ainda um modo especial com o uso de uma correia para colocar um joy-con na perna do jogador, à semelhança do Ring Fit Adventure, num desafio para chutar a bola à baliza com o timing e o movimento certo - quem já me conhece, não ficará surpreendido por eu ter sido um completo desastre neste modo 😅. No futuro, haverá ainda uma atualização ao jogo que permitirá usar estes movimentos no modo principal deste desporto.

Além destes seis desportos, o jogo tem já anunciado o Golfe, que chegará com uma atualização gratuita no outono deste ano, e não seria de espantar que juntassem outros numa data posterior, apesar de não haver nada anunciado neste momento.

Nintendo Switch Sports tem data de lançamento prevista para o dia 29 de abril, tanto em formato físico como digital, podendo já ser adquirido por 39,99 euros através da Nintendo eShop. A edição física incluirá ainda a correia com a qual o comando poderá ser colocado na perna dos jogadores.


Latest in Sports