Red Wings: American Aces


Para os fãs de jogos dos antigos aviões de guerra focados na segunda guerra mundial, Red Wings: American Aces é a sequela de Red Wings que, no fundo, sofreu algumas melhorias incluindo até um modo online.

É necessário referir que isto é um jogo arcade, não se trata de um jogo ao estilo de Ace Combat, é algo muito mais descontraído, com missões curtas e um foco no desempenho de cada missão. Tem o estilo típico de um jogo de smartphone, com as 3 estrelas a definir a performance do jogador ao finalizar cada nível da campanha, que conta com 30 níveis. Também vão variando os objetivos, ou têm de destruir aviões inimigos, ou vão ter de seguir um percurso para encher X depósitos de gasolina antes que o mesmo acabe, ou então destruir Zeppelins de inimigos e mais aviões que vão prejudicar o objetivo, anda tudo um pouco à volta disto. A cada novo capítulo, vão deparar-se com cutscenes deveras engraçadas muito à moda das comics dos anos 40, com uma bela representação dessa época.


Há vários aviões para desbloquear e efetuar upgrades a um leque de coisas, desde à saúde, à velocidade de carregamento das habilidades e claro, estas mesmo que são 4, podem sofrer upgrades. Estas 4 habilidades não podem ser alteradas e fazem parte de qualquer dos aviões, o barrel roll que dá uma volta e pode ser usado como “arma” para destruir inimigos, dar uma volta de 180 graus para ir de frente ao inimigo que outrora nos perseguia, usar um ataque especial para chamar comparsas para destruir um alvo e por fim uma habilidade com uma animação fantástica que só pode ser usada quando o inimigo tem pouca saúde para o derrotar de vez.

A performance do jogo na Nintendo Switch é bastante boa, o grafismo cartoonesco fica-lhe bem e a jogabilidade arcade faz com que seja divertido jogar este título, embora se possa dizer que é um jogo que tem a sua dificuldade mas é necessário encontrar a sua manha, depois disso, o jogador terá noção de como destruir os inimigos de maneira mais fácil, mas isso são apenas pequenos pormenores, há um tutorial a ensinar como jogar de forma básica e o jogador depois coloca em prática adaptando-se com aquilo que vai experienciando, isto porque o jogador terá de manter os olhos no depósito de gasolina e na saúde do seu avião de guerra, no entanto todos os níveis têm pelo menos um círculo que restaura a saúde e a gasolina do seu avião assim que atravessar essa circunferência.


Falando nos modos existentes, não são muitos mas há um modo para jogar em ecrã dividido o que é sempre de se louvar, um modo Team Battle onde jogamos equipa contra equipa e por fim o modo online que infelizmente, não consegui testar porque não existia nenhuma sala nem eu criando uma obtive resposta de alguém para se juntar à sala, gostava de saber qual o seu desempenho visto que o jogo corre muito bem a 60 fps.

O pior deste jogo é a banda sonora, existem talvez duas a três músicas ou pode mesmo ser impressão mas, é repetida tantas vezes que levou a alguém que estava comigo a assistir ao jogo comentar “este jogo não muda de música? Estou farto de ouvir a mesma música”, por isso é fácil de entender que consiga irritar qualquer pessoa mesmo que esta não esteja a jogar.


Red Wings: Aces of America é muito divertido, é um indie que se recomenda, não é propriamente longo mas podem jogar em ecrã dividido e quanto ao online, é mais complicado mas talvez alguém consiga ter sucesso em jogar, no entanto o jogo por si mesmo podia ter mais conteúdo mas seja como for, é realmente um bom jogo.

Nota: Análise efetuada com base em código final do jogo para a Nintendo Switch, gentilmente cedido pela Plan of Attack.

Latest in Sports