Farming Simulator 19


Análise por Pedro de Almeida

Farming Simulator 19, o mais recente lançamento da série de simulação agrícola da Giants Software, tornou-se rapidamente num dos jogos de simulação mais jogados, tendo vendido milhões de copias em todo o mundo.

Desta feita este título é apresentado com uma mudança completa do motor gráfico, oferecendo assim efeitos visuais melhorados bem como uma profunda e completa experiência agrícola.

Nunca experimentei os jogos anteriores, no entanto tinha muita curiosidade em saber o porquê de ser um jogo tão aclamado pelas massas, sendo até um dos stands mais visitados em convenções de gaming. Curiosamente, o público nórdico é super aficionado por jogos de simulação.


Neste jogo, o jogador torna-se um agricultor encarregue da sua própria quinta com o objectivo de a expandir. Para isto terá de ir plantando, colhendo e vendendo as suas colheitas. Tem ainda, em jeito de novidade, a possibilidade de adicionar novas espécies de animais (de quinta). Enquanto o foco principal será a sua própria quinta, o jogador terá também a possibilidade de aceitar contratos de outros agricultores presentes no mapa – uma boa oportunidade para experimentar e aprender a usar novos equipamentos – e uma maneira muito viável de ganhar dinheiro.

Existem mais de 300 tipos diferentes de veículos agrícolas e máquinas para ajudar o jogador. Além disso, existem 3 opções diferentes de início de jogo, que equivalem a diferentes níveis de dificuldade.


Novo Agricultor (New farmer) – O jogador começa com uma quinta e algum equipamento. Existe ainda um breve tutorial que mostra como guiar e operar veículos agrícolas, além de explicar como arar um campo, semear e colher e onde vender as colheitas. Infelizmente este tutorial abrange apenas um tipo de cultura, o que poderá deixar o jogador um pouco perdido, porque diferentes culturas equivalem a equipamentos especializados para o efeito.

Gerente de Quinta (Farm-Manager) – O jogador começa com fundos monetários, no entanto não possuí nenhuma quinta, nenhum edifico, nem nenhum tipo de equipamento. O jogo abre as portas à criatividade de cada jogador para que dê azo à sua imaginação na organização da quinta.

Começa do inicio (Start from scratch) – O capital inicial do jogador é muito limitado e não possuí (como no modo anterior) nenhuma quinta, edifício ou equipamento. As características dos elementos de jogabilidade estão no modo realista.


Claro está, o modo online também está presente, dando a possibilidade de criar sessões de jogo com até 16 jogadores. Porque não sujar as mãos com amigos? Este é sem dúvida dos modos mais divertidos e conta com as seguintes características principais e novidades:
  • Cuidar do rebanho incluindo porcos, vacas, ovelhas, galinhas e pela primeira vez a inclusão de cavalos;
  • Possibilidade de montar cavalos e explorar as áreas circundantes;
  • Expandir a quinta em modo online com até 16 jogadores e enriquecendo a experiência de jogo com “mods” (modificações) criados pela comunidade.

Farming Simulator foi um dos jogos mais frustrantes que já joguei, talvez por não ser muito a minha praia. Realmente queria fazer um bom trabalho, mas muitas vezes senti que o jogo estava contra mim. De esperar muita condução para trás e para a frente (super lento) ao longo da mesma rota. Como referi, a menos que seja jogado com amigos, o progresso do jogo é incrivelmente lento e será necessária muita paciência.
Nota: Esta análise foi efetuada com base em código final do jogo para PC, gentilmente cedido pela Ecoplay.

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