Farming Simulator 19
Análise por Pedro de Almeida
Farming Simulator
19, o mais recente lançamento da série de simulação agrícola da
Giants Software, tornou-se rapidamente num dos jogos de simulação mais jogados,
tendo vendido milhões de copias em todo o mundo.
Desta feita este
título é apresentado com uma mudança completa do motor gráfico,
oferecendo assim efeitos visuais melhorados bem como uma profunda e
completa experiência agrícola.
Nunca
experimentei os jogos anteriores, no entanto tinha muita curiosidade
em saber o porquê de ser um jogo tão aclamado pelas massas, sendo até um
dos stands mais visitados em convenções de gaming. Curiosamente, o
público nórdico é super aficionado por jogos de simulação.
Neste jogo, o
jogador torna-se um agricultor encarregue da sua própria quinta com o
objectivo de a expandir. Para isto terá de ir plantando, colhendo e
vendendo as suas colheitas. Tem ainda, em jeito de novidade, a
possibilidade de adicionar novas espécies de animais (de quinta). Enquanto o foco principal será a sua própria quinta, o jogador terá
também a possibilidade de aceitar contratos de outros agricultores
presentes no mapa – uma boa oportunidade para experimentar e
aprender a usar novos equipamentos – e uma maneira muito viável de
ganhar dinheiro.
Existem mais de
300 tipos diferentes de veículos agrícolas e máquinas para ajudar
o jogador. Além disso, existem 3 opções
diferentes de início de jogo, que equivalem a diferentes níveis de
dificuldade.
Novo
Agricultor (New farmer) – O jogador começa com uma quinta e
algum equipamento. Existe ainda um breve tutorial que mostra como
guiar e operar veículos agrícolas, além de explicar como arar um
campo, semear e colher e onde vender as colheitas. Infelizmente este
tutorial abrange apenas um tipo de cultura, o que poderá deixar o
jogador um pouco perdido, porque diferentes culturas equivalem a
equipamentos especializados para o efeito.
Gerente de
Quinta (Farm-Manager) – O jogador começa com fundos
monetários, no entanto não possuí nenhuma quinta, nenhum edifico,
nem nenhum tipo de equipamento. O jogo abre as portas à criatividade
de cada jogador para que dê azo à sua imaginação na
organização da quinta.
Começa do
inicio (Start from scratch) – O capital inicial do jogador é
muito limitado e não possuí (como no modo anterior) nenhuma quinta,
edifício ou equipamento. As características dos elementos de
jogabilidade estão no modo realista.
Claro está, o
modo online também está presente, dando a possibilidade de
criar sessões de jogo com até 16 jogadores. Porque não sujar as
mãos com amigos? Este é sem dúvida dos modos mais divertidos e conta com as seguintes características
principais e novidades:
- Cuidar do rebanho incluindo porcos, vacas, ovelhas, galinhas e pela primeira vez a inclusão de cavalos;
- Possibilidade de montar cavalos e explorar as áreas circundantes;
- Expandir a quinta em modo online com até 16 jogadores e enriquecendo a experiência de jogo com “mods” (modificações) criados pela comunidade.
Farming Simulator foi um dos jogos mais frustrantes que já joguei, talvez por não ser
muito a minha praia. Realmente queria fazer um bom trabalho, mas
muitas vezes senti que o jogo estava contra mim. De esperar muita
condução para trás e para a frente (super lento) ao longo da mesma
rota. Como referi, a menos que seja jogado com amigos, o progresso do jogo é
incrivelmente lento e será necessária muita paciência.
Nota: Esta análise foi efetuada com base em código final do jogo para PC, gentilmente cedido pela Ecoplay.