Chimparty


Análise por Pedro de Almeida

É tempo de saber quem é o Rei da macacada lá por casa com este novo título, Chimparty!

Muitos de nós jogadores estamos cientes deste novo “género” chamado Playlink. No entanto, para os mais distraídos, o Playlink permite que vários jogadores se conectem com os seus dispositivos móveis (telemóveis, tablets) à mesma rede que a consola PS4, utilizando estes mesmos dispositivos como comando de jogo.

Para isto tudo funcionar, o jogador terá de fazer o download directamente da Apple Store ou Google Play e proceder à instalação da aplicação. Após garantir que todos os jogadores estejam conectados à mesma rede é necessário fazer o login ao jogo que está a ser reproduzido na consola. Na maior parte das vezes é um processo simples, embora haja a possibilidade de algum jogador cair a meio da sessão. O mesmo eventualmente irá ser reconectado.

Tudo a postos ? Vamos lá!

Chimparty, um party game que em nada fica a dever à gargalhada, trazido pelos estúdios da NapNok Games (produtora de Frantics).

Este estilo de jogo é óptimo para juntar a família e amigos no sofá em frente â TV. Os mais arrojados poderão jogar em pé, no entanto não aconselhável pela força exercida na zona abdominal enquanto se ri! Sim sim… Acreditem quando digo isto.

Os jogadores controlam um pequeno chimpanzé utilizando o seu telefone, onde cada interação é controlada por um único botão. Este pequeno amiguinho pode saltar ou girar de uma maneira rítmica, portanto, é importante tomar atenção ao momento em que se pressiona o botão para que este se mova na direcção pretendida. É possível ainda personalizar cada personagem ao gosto de cada jogador, com elementos que se adquirem ao longo do jogo (peças de vestuário, calçado, cabelos e ainda óculos e chapéus).


Chimparty possui quatro modos de jogo:

Modo de tabuleiro – Os jogadores têm que ser os primeiros a atingir o objetivo, neste caso chegar em primeiro lugar ao sofá com o troféu, numa variedade de minijogos. Poderá ser um pouco decepcionante haver apenas um tabuleiro de jogo onde os jogadores se podem mover, embora cada espaço mude a sua função a cada novo jogo, fazendo lembrar um pouco o tabuleiro do Mario Party. Há muitos saltos para trás e para frente de maneira a repreender ou beneficiar o jogador ao ter calhado naquela “casa”. Torna-se mais caótico do que propriamente estratégico e há pouco interesse em saber onde se está posicionado até ao final do tabuleiro. De ressalvar que o jogador avança consoante as estrelas ganhas em cada minijogo. É um modo de jogo bastante atrativo e é uma pena não existir mais variedade.

Modo de Sobrevivência – O jogador deve guardar o máximo de estrelas que conseguirem durante o máximo de tempo possível.

Modo de Jogo Aleatório – No máximo de 10 jogos aleatórios, ganha o chimpazé/jogador que obtiver mais estrelas.

Modo Personalizado – Permite ao jogador escolher entre os 90 níveis disponíveis e personalizar a sua sessão de jogo.


Em termos de minijogos, a sensação com que se fica é que existe alguma falta de variedade. Há um lote básico de níveis e variantes dos mesmos que alteram algumas regras, mas no geral estas são muito semelhantes.

Existem de facto alguns pontos em destaque, como um minijogo em que o objectivo é apanhar patos de borracha enquanto se está dentro de uma piscina com um orangotango enorme, ou tentar manter o máximo de tempo possível um ananás em nossa posse enquanto fugimos dos adversários, num nível parecido ao Super Smash Bros.

Em grande parte há apenas muitos saltos, saltos em direcção de alvos, saltos para impedir que as coisas cheguem ao alvo.


Chimparty é suficientemente divertido para sair do prisma de multijogador ocasional, é divertido quando se tem amigos para jogar, acessível o suficiente para chamar a atenção de todas as idades. No entanto as suas limitações em termos de variedade podem ser um problema ao fim de algum tempo de jogo.
Nota: Esta análise foi efetuada com base em código final do jogo para a PlayStation 4, gentilmente cedido pela SIEE.
Chimparty Chimparty Reviewed by Telmo Couto on 10 dezembro Rating: 5

Latest in Sports