Sugestões de Natal: Jogos de Tabuleiro


Artigo por Cristina Fidalgo / Parceria DICE Cultural

Nesta época natalícia de 2018, o Meus Jogos e a DICE recomendam...

...quando todos já tiverem saboreado o peru de natal, o polvo e o bacalhau com todos e enquanto aguardamos a meia noite para a abertura dos presentes, é certamente uma boa altura para todos se juntarem á volta de uma mesa e jogar uns jogos de tabuleiro em familia e no conforto de uma lareira.

Por isso mesmo, decidimos deixar algumas sugestões ideais para vários tipos de jogadores, desde os mais esporádicos até aos mais aguerridos... sem esquecer os digitais!

Começamos por recomendar um jogo para todas as idades que costuma arrancar gargalhadas e puxar a veia de picasso de todos os jogadores. Referimo-nos ao Passa o Desenho que concerteza trará memórias a todos, pois é bastante similar ao antigo jogo do telefone estragado que fez parte das nossas infâncias! De 4 a 8 jogadores, este é um jogo que não precisa de competição para se tornar no favorito da familia!

Outra boa sugestão é o The Mind, que foi um dos grandes hits deste ano e apela à ligação de mentes. Entre elementos da familia, será certamente uma caracteristica já existente e uma mais-valia que testa os limites da não-comunicação e aguça o instinto entre jogadores. Jogo premiado, para 2 a 4 jogadores, da categoria dos jogos familiares.

Ainda neste mesmo registo, sugerimos o Magic Maze onde poderão ser os 'heróis ofendidos' que têm como missão recuperar os seus pertences roubados, enquanto exploram o Magic Maze para tentarem fugir... colaborativamente calados! Jogo para os irmãos e primos pois dá para 8 jogadores tentarem, sem palavras, encontrar a saída!

Para os mais criativos, recomendamos o KnitWit que, ao contrário do que se possa pensar quando olhamos para a caixa e o seu conteúdo, nada tem a ver com costura, mas sim com a forma como entrelaçamos as palavras para formar o raciocínio mais convincente aos olhos dos outros jogadores. De 2 a 8 jogadores, este é mais um jogo familiar que certamente será engraçado de jogar com os mais argumentistas e manipuladores da familia!

Na categoria de jogos um pouco mais estratégicos, recomendamos o Power Grid do Friedemann Friese, para 2 a 6 jogadores, competitivo e que tem por base a gestão de recursos para alimentar cidades e óptimo para proclamar de uma vez por todas o titulo de melhor gestor da familia!

Ainda nesta categoria sugerimos o Castles of Burgundy de Stefan Feld, que nos torna a todos conquistadores de reinos da época Medieval. De 2 a 4 jogadores, este é um jogo de estratégia onde se pode ver no final os padrões de construção do tabuleiro de cada jogador, conforme as suas escolhas ao longo do jogo. Se quiserem personificar a época, roupas da época dos reinados medievais serão as mais indicadas. Não sendo ainda época de Carnaval, concerteza darão fotografias memoráveis para mais tarde recordar.

Se todos se sentirem os heróis e salvadores do Planeta Terra, então recomendamos o Pandemic onde todos podem colaborativamente tentar salvar o mundo de várias epidemias e onde a extinsão da humanidade é uma consequência caso não consigam ganhar! Jogo de estratégia para 2 a 4 jogadores que em conjunto decidem quais as melhores acções para salvar o mundo do seu trágico destino! Além disso, é um jogo disponível em imensas variantes, incluindo em jogo digital.

E se estiverem com vontade de um mega jogo desafiante e mais complexo, a DICE recomenda Mechs vs Minions, também colaborativo de 2 a 4 jogadores onde todos juntos serão os Mechs e tentam ganhar a um exército de evil Minions! As missões são muito dinâmicas e desafiantes e prometem muita diversão!

Finalmente, para os fãs da série, se sentirem muitas saudades de Game of Thrones, o jogo de tabuleiro com o mesmo nome  promete muitas intrigas, estratégia e invasões onde no final apenas um ficará com o trono, bem à semelhança da série. Este é um daqueles jogos capazes de agarrar 3 a 6 jogadores à mesa até que se descubra quem ganha o trono! Nota: Não recomendado a quem não gosta de jogos demorados.

Por outro lado, para quem os videojogos são mais interessantes, ou simplesmente mais acessíveis, recomendamos alguns jogos que saltaram do tabuleiro para as consolas:

O já conhecido e altamente expansivo Ticket to Ride, optimo jogo competitivo para gamers e não gamers, miudos e graúdos que garante sempre umas horas de diversão, a sua versão para consola foi lançado há já 10 anos e tem-se vindo a actualizar ao longo do tempo. Este é um multiplayer para um máximo de 5 pessoas e podem ler uma análise da versão para PlayStation 4 aqui: Ticket to Ride (PlayLink)

O lendário Catan que já é conhecido por muitos, saltou também para o formato digital em 2007 e a diversão que oferece pode ser partilhada por um máximo de 4 pessoas. À semelhança do tabuleiro, tambem a versão videojogo entra na categoria dos jogos estratégicos de negociação onde as alianças com os adversários são essenciais.

Já o Carcassone versão videojogo nasceu um mês depois do anterior Catan também em 2007 e, à semelhança do jogo de tabuleiro, também ele é competitivo e muito simples de jogar. Saltou para a plataforma movel em 2012 e desde então que suporta single e multiplayer até 5 jogadores. Desenrola-se na época medieval e encaixa também na categoria de jogos familiares para todas as idades, ideal para um serão de Natal. Acabou, inclusivé, de ser lançado para a consola Nintendo Switch.

Na esperança que o serão natalício seja recheado de bons jogos, esperamos que tenham uma alegre noite de consoada e um dia de Natal recheado de diversão e alegria na companhia dos que vos aquecem o coração!

Feliz Natal e boas jogatanas!
Sugestões de Natal: Jogos de Tabuleiro Sugestões de Natal: Jogos de Tabuleiro Reviewed by Telmo Couto on 21 dezembro Rating: 5

Latest in Sports