Puyo Puyo Tetris


Análise por Pedro M. Macedo

Poucos são aqueles que não conhecem o TETRIS, um dos videojogos mais antigos e memoráveis de sempre. Certamente se lembrarão deste jogo, nem que seja por conhecerem uma réplica existente para consolas portáteis asiáticas, a preto e branco, com 999 jogos em 1.

O que já nem todos conhecem é um outro clássico, o PuyoPuyo - sim, aquelas coisinhas em forma de... gelado, são Poy... Puyos! Apesar dos jogos originais não terem saído do Japão, estes pequeninos são igualmente famosos. Os jogadores da velha guarda muito provavelmente ainda se lembram de um rip-off com os vilões da mascote da SEGA – “Dr. Robotnik: Mean Bean Machines”.

Lançado originalmente no Japão, chega à Europa, um ano depois (abril 2017), PuyoPuyo Tetris, desenvolvido pela SEGA, numa edição especial com alguns extras que eram vendidos em separado: 3 capítulos adicionais à história, com novos desafios e batalhas contra novas personagens.


Em PuyoPuyo, o jogador deve empilhar as peças de modo a juntar 4 ou mais Puyos da mesma cor para as fazer desaparecer. Sempre que os Puyos desaparecem, as peças em cima colapsam e, caso juntem Puyos iguais, começa a ser criado um combo. O objetivo é criar o maior número de combos possíveis, de modo a atacar o adversário com peças incolores.

No Tetris, com os Tetriminos, o conceito é o mesmo, porém para atacar o adversário, deve ser feito “Tetris” (eliminar 4 linhas ao mesmo tempo) ou vários combos. Ambos os jogos requerem rapidez e estratégia já que nem sempre criar combos longos é o mais indicado, especialmente contra jogadores mais avançados.

O modo aventura de PuyoPuyo Tetris leva o jogador a acompanhar a história da colisão destes dois universos, através de batalhas, precedidas de diálogos, por vezes cliché “Quem és tu? Vamos lutar” que, como já seria de esperar neste tipo de jogos, não sendo originais, tornam-se repetitivas após pouco tempo. Neste modo são testados os conhecimentos aprendidos nos tutoriais ao longo de 10 capítulos,  num total de 100 níveis, com diferentes personagens e modos de jogo. Cada partida é classificada pela pontuação ou tempo, sendo atribuída uma classificação até 3 estrelas, recompensando o jogador com créditos, que servem para desbloquear efeitos visuais dos Puyos e Tetriminos, ou vozes alternativas das personagens.

Todos estes desafios encontram-se disponíveis para partidas mais relaxadas e personalizadas através de outros modos de jogos, desde um modo individual infinito, Swap (alternância entre PuyoPuyo e Tetris), Fusion (Puyos e Tetriminos ao mesmo tempo), entre outros igualmente divertidos e viciantes.

Em cima: Modo Fusion
As variadas  personagens têm diferentes desempenhos com Tetriminos ou Puyos. Apesar de serem equilibradas entre elas, o padrão de peças entregues ao jogador durante a partida é diferente, e isso pode prejudicar alguns jogadores menos experientes. Tal como nos jogos de luta, estas características estão ocultas, o que obriga aos jogadores experimentarem alargadamente as personagens até encontrar a ideal para o seu estilo de jogo. Portanto, nas partidas multijogador, os amigos menos habituados, muito provavelmente, vão culpar as personagens ou a própria jogabilidade do jogo, por isso, não se admirem!

PuyoPuyo Tetris encontra-se à venda por 29.99€ para PS4, XBox One e Nintendo Switch. Para os coleccionadores de troféus, o jogo incluí uma listagem completa com platina, requerendo várias horas de jogo para cumprir todos os objetivos e terminar o modo aventura com todas as estrelas.


Ignorando a linearidade da história, PuyoPuyo Tetris é um título obrigatório para amantes de Puzzles, que une dois grandes clássicos num só. Apesar das diferenças, as batalhas são equilibradas, desde que ambos os modos de jogo estejam dominados para serem executados com sucesso. O modo multijogador local, não muito frequente na PlayStation 4, estende a diversão até quatro jogadores, com vários modos de jogo e dificuldades.

Nota: Esta análise foi efetuada com base numa cópia do jogo para a PlayStation 4 comprada pelo autor do artigo.

Latest in Sports