Jogos do Ano 2017: Xbox One e PC


Desde que a Microsoft lançou o programa Xbox Play Anywhere, que permite jogar títulos tanto na Xbox One como em PCs com Windows 10, a fronteira entre "jogos de consola" e "jogos de PC" tem vindo a ficar cada vez mais ténue. A ideia é óptima: o jogador joga o que quiser, na plataforma que quiser. Na prática, porém, a Xbox One enquanto consola fica a "perder" no argumento dos exclusivos, embora este ano tenha recebido dois de altíssimo calibre. Será apenas uma questão de mentalidade?

2017 foi o ano do lançamento da Xbox One X, a mais poderosa consola lançada até hoje e que permite tirar partido dos televisores 4K para jogar a melhor versão possível dos jogos multiplataformas que a suportam. Um lançamento que trouxe a marca Xbox de volta à ribalta e trouxe uma segunda vida à Xbox One em geral.

Ironicamente, o jogo mais marcante do ano não foi propriamente uma "powerhouse" gráfica, mas sim uma obra de arte tremenda: Cuphead, com um estilo artístico que simula os desenhos animados dos anos 30. É lindo, é difícil, é um grande jogo! Claro que logo a seguir, sim, temos o Forza Motorsport 7 para demonstrar todas as capacidades da Xbox One X.

Eis o nosso Top 5 de jogos lançados em 2017 para a Xbox One:
  1. Cuphead
  2. Forza Motorsport 7
  3. Resident Evil 7
  4. Sonic Mania
  5. Assassin's Creed: Origins

Se a Xbox One não recebeu propriamente "exclusivos", houve alguns títulos multiplataformas que chegaram ao PC mas não à consola em questão. O grande exemplo disso é precisamente Nier: Automata, um dos favoritos da equipa do Meus Jogos e que encabeçou a nossa escolha de títulos para o PC em 2017. O elemento em comum da lista: todos os jogos foram também lançados em consolas - afinal, é essa a nossa principal especialidade.

Eis o nosso Top 5 de jogos lançados no PC em 2017:
  1. Nier: Automata
  2. Cuphead
  3. Middle-Earth: Shadow of War
  4. Resident Evil 7
  5. The Evil Within II

Latest in Sports