State of Play: fevereiro 2026
Sem palha este State of Play saltou logo para trailers, que arrancou com uma grande surpresa: Kena está de regresso com Scars of Kosmora, com lançamento agendado para 2026 na PS5 e PC. Uma sequela que mantém a forte direção artística muito à filme de animação, com uma história que promete explorar o passado da protagonista, agora acompanhada com o seu Spirit Guide.
No início desta apresentação contamos com um duo de trailers pensados naqueles que gostam de jogar com companhia, como foi o da Sucker Punch, com o DLC de Ghost of Yōtei, bem recheado de criaturas demoníacas para enfrentar como os Yōtei Six, num jogo multijogador até quatro jogadores, estes equipados com um bom arsenal de armas. Falta pouco para se aventurarem, este DLC chega já a 10 de março, gratuitamente! O segundo título para jogar em companhia vem da Bad Robot Games com 4:LOOP, também este para quatro jogadores, onde duas runs nunca são iguais. Um jogo bem futurista, com muita tecnologia e aliens para enfrentar, em que as decisões importam e temos de pensar "fora da caixa", dizem. Jogo este sem data de lançamento definida.
A Capcom veio com o seu duo de lançamentos próximos, com trailers para ambos Pragmata e Resident Evil Requiem, jogos que tivemos oportunidade de experimentar recentemente, mas noutra plataforma. O primeiro focou-se na aventura futurista cheia de ação, com cenários distópicos onde vimos a Terra transformada num mundo devastado e… bizarro. Um jogo que sai a 24 de abril, com uma versão de demonstração já disponível! Já o segundo trailer focou-se na aventura de Leon, de regresso a Raccoon City, voltando até ao cenário que nos acompanhou no segundo jogo! Um breve vídeo cheio de ação, muitos zombies para matar, personagens bizarras e um pouco mais sobre Leon, cujo destino parece estar complicado. Já não falta muito para saber mais sobre este jogo, com o seu lançamento já a 27 de fevereiro!
Falando em mundos bizarros Control Resonant apresentou um pouco mais da sua jogabilidade, com um forte uso do cenário a nosso favor, cenário esse… estranho, quase pós-apocalítico e onírico, onde a gravidade não faz sentido. À nossa disposição parece que temos um bom arsenal de ataques e movimentos, perfeitos para lidar com todo o perigo que nos rodeia. Um jogo que será lançado em 2026!
Mas, voltando um pouco atrás na apresentação, uma das primeiras surpresas foi o anúncio de Death Stranding 2: On the Beach chega ao PC a 19 de março, com melhorias típicas encontradas nestes lançamentos, com resoluções para uma variedade de ecrãs e um conjunto de ferramentas pensadas nos seus jogadores.
Agora, um pouco sobre os jogos onde reinam os demónios, com toque oriental ou ambos, que marcaram alguma presença no início desta apresentação. O primeiro é Crimson Moon, que este ano promete uma aventura medieval com muitos esqueletos, entre outras criaturas, que transformamos em banhos de sangue com todos os ataques que temos ao nosso dispor, tudo acompanhado com uma banda sonora que o acompanha na perfeição! Com um maior foco na fantasia, contra criaturas bizarras (entre elas algumas máquinas) vimos um pouco mais de Beast of Reincarnation, o jogo da Game Freak que nos confirmou agora a sua data de lançamento a 4 de agosto! Um trailer que se focou mais na sua jogabilidade à souls (ou inspirada neles), com um foco diferente da apresentação que vimos há umas semanas.
Com um estilo de jogo diferente, mas muitos ninjas, tivemos Yakoh Shinobi Ops, um jogo de estratégia cooperativo onde temos de ser mesmo ninja e evitar ser encontrados, que os fãs do clássico Commandos poderão ter interesse. Temos é de esperar bastante, pois tem lançamento só em 2027. Também com demónios temos o novo jogo da Krafton, inspirado na série de livros sul-coreanos The Bird That Drink Tears, o Project Windless. Atualmente em desenvolvimento para a PS5, um open-world action RPG que conta com os enormes grupos de inimigos bem característicos dos jogos à Dynasty Warriors.
De volta aos ninjas, para uns bem icónicos, Dead or Alive 6 está de volta com Last Round, um novo lançamento que conta com novas personagens, roupas e outras atualizações, como um modo de fotografia melhorado. Com lançamento a 25 de junho, e uma versão gratuita a acompanhar, será um bom regresso à série que há muito pede um novo lançamento. Não só pedimos como vamos mesmo ter! Para celebrar os 30 anos da série, Dead or Alive tem em desenvolvimento um novo jogo, e vimos o primeiro tease ao mesmo, mas estamos ansiosos por ver mais!
Ainda sobre demónios, mas com uma pitada bem clássica, Legacy of Kain: Defiance Remastered está a caminho, com lançamento marcado para 3 de março! Podemos contar com as melhorias que temos recebido nos remasters do género, com algumas quality of life habituais, uma notícia que veio acompanhada de outra novidade para a série. Legacy of Kain: Ascendance, o primeiro jogo da série há mais de duas décadas está também a caminho, com lançamento a 31 de março! Um jogo sidescroller com muita ação (o primeiro de alguns, neste State of Play), com várias personagens bem conhecidas da série. Também do passado temos Rayman: 30th Anniversary Edition, com lançamento para… hoje! Um jogo que celebra as três décadas da série, uma versão definitiva com várias versões do jogo original, acompanhadas de documentários e uma galeria para ver muita coisa da série. Terá também um lançamento físico, a 26 de junho.
Também retro é Mina the Hollower, o novo título da equipa responsável por Shovel Knight que, após ter sido adiado, temos confirmação que será lançado na próxima primavera. Um indie de ação bem retro, que podem experimentar vocês mesmo numa versão de demonstração disponível hoje que, quem sabe, pode abrir apetite para o jogo! Ainda neste sentimento retro destes títulos surge Brigadine Abyss, o novo título da série RPG Tático com quase três décadas, que será lançado em 2026.
A apresentação ainda ia a meio e já tinha uma bela dose de jogos, fossem novidades ou regressos ao passado, ou novas entradas em jogos existentes como foi o caso de Neva Prologue, que nos conta um pouco mais da ligação entre Alba e Neva. Uma prequela com lançamento já a 19 de fevereiro, que desenvolve um pouco mais do mundo do jogo indie que cativou muitos!
Outro regresso ao passado veio com Star Wars: Galactic Racer, com um trailer que nos apresentou melhor um jogo já muito esperado, pelos fãs da série (e não só) que passaram dezenas, ou centenas de horas no jogo de podracing de 1999. Um jogo que chega em 2026, que além destes icónicos veículos temos uns quantos outros, do universo Star Wars, que se juntam à corrida! Também do mundo do cinema tivemos um novo trailer dedicado a 007 First Light, mais cinemático e dedicado à história de um jogo que promete ação já a 27 de maio. Ainda nesta onda surgiu John Wick, um jogo atualmente em desenvolvimento com Keanu Reeves a protagonizar um título recheado de ação e muita violência, tal como os filmes habituaram-nos.
Foi na segunda parte que surgiu todo um segmento dedicado à Konami, mostrando que a companhia está bem viva, apesar de não terem anunciado nenhuma nova entrada na série Metal Gear Solid. O que não significa que não houve nada do mundo de Snake (e companhia), pois tivemos o anúncio de Metal Gear Solid: Master Collection Vol. 2, uma nova coleção que inclui Metal Gear Solid 4: Guns of Patritots, Peace Walker e Ghost Babel, este último lançado originalmente na Game Boy Color, este que não teve destaque. Com lançamento a 27 de agosto, os três jogos finalmente saem das amarras das consolas onde foram lançadas originalmente, estando agora disponíveis em plataformas modernas. Houve também novidades para a primeira coleção, com Metal Gear Solid: Master Collection Vol. 1 a receber melhor resolução. Darwin's Paradox, o curioso jogo sidescroller da Konami com lançamento a 2 de abril conta também com um tribuo a Metal Gear Solid, como vimos nesta apresentação.
Era a primeira grande novidade, mas possivelmente não a mais impactante. A série Castlevania está de regresso em 2026, após uma longa ausência de novos títulos, por muito que tivesse várias coleções de remasters. Castlevania: Belmont's Curse mantém-se fiel às origens num metroidvania com muita ação sidescroller, pelas mãos da equipa que trouxe The Rogue Prince of Persia e Dead Cells, este que já tinha tido, inclusivé, um cross-over com Castlevania.
Silent Hill está também de regresso, com uma nova visão do jogo da Annapurina, referido há longos anos. Silent Hill: Townfall chega este ano, apresentando um novo estilo de jogo bem diferente do que a série nos habituou, mas mantendo muito do seu ambiente. Jogo este que teve direito a uma apresentação dedicada, que podem ver em seguida. Terminando este leque de jogos da Konami, que teve grande destaque neste State of Play, tivemos Rev. NOiR, um JRPG em desenvolvido sobre mundo perigoso, pós-apocalítico, que promete uma nova experiência no género.
Houve espaço para uma nova visão para Marathon, o novo jogo da Bungie com lançamento a 5 de março, que teve como anúncio o Open preview para podermos experimentar o jogo, entre 26 de fevereiro e 2 de março, abrindo assim o apetite para o jogo completo, dias depois! Neste trailer, bem mais cinemático (com bastante jogabilidade à mistura) tivemos mais uma visão sobre o jogo, acompanhando outros breves detalhes como uns nods a jogos da PlayStation, através de pequenos acessórios.
Já mesmo a terminar tivemos uma visão mais alargada de Saros, o próximo jogo da Housemarque que nos leva a um mundo com um ambiente completamente aterrador, com diferentes facetas ao longo do jogo. A morte é inevitável, às mãos dos demónios que surgem (voltamos aos demónios, vá, são criaturas de outro mundo), mas é com esta morte que aprendemos e ficamos mais fortes, podendo definir melhor as nossas próximas explorações no jogo, ajustando a dificuldade enquanto procuramos um certo equilíbrio, derrotando depois quem nos matou. Falta pouco até ao seu lançamento a 30 de abril, onde vamos descobrir muito mais sobre o mundo alienígenas que nos espera.
Outro título muito aguardado é MARVEL Tōkon: Fighting Souls, que nesta apresentação teve um trailer dedicado aos X-Men, com três novas personagens reveladas como Magik, Danger e o emblemático Wolverine, que acompanharam a já anunciada Storm. Um jogo que será lançado a 6 de agosto, o que ainda falta um pouco até ao seu lançamento, mas certamente até lá vamos conhecendo melhor as personagens do jogo!
Já mesmo no fim tivemos um pequeno excerto dedicado ao serviço PlayStation Plus, recordando que Marvel's Spider Man 2 será agora lançado no serviço, a 17 de fevereiro. Um clássico que regressa é Tekken Dark Resurrection em março, da PlayStation Portable e Time Crisis, o clássico da PlayStation que será incluído no serviço em maio, com controlos por movimentos adaptados para simular os movimentos de apontar com a pistola, de outros tempos.
O State of Play terminou com um momento dedicado a God of War! O último grande anúncio é o God of War Trilogy Remake, um regresso às origens da série que Kratos protagoniza. Um jogo pelas mãos da Santa Monica Studio, que ficou apenas por um tease apresentado por T.C. Carson, o ator original que deu a voz a Kratos. Não tivemos imagens, isso teremos de esperar um pouco por mais novidades, agora que se celebram os 20 anos da série.
O que não precisamos de esperar é pela última surpresa da apresentação, com God of War Sons of Sparta lançado de surpresa e já disponível! Um shadowdrop que explora as origens de Kratos num jogo com um aspeto retro, onde jogamos com ele em jovem, enfrentando tudo o que é desafio que o tornou, um dia, no deus da guerra.
Foi assim o State of Play, extremamente bem recheado com imensos títulos para vários gostos diferentes, mesmo com um foco na ação. Houve espaço para third-parties e ainda alguma dedicação aos títulos da casa como estes últimos, abrindo assim o ano para os lançamentos que vão chegar nos próximos meses. Embora um ou outro título para 2027, foi dedicado a jogos que serão lançados este ano, mesmo com as surpresas que tivemos aqui reveladas!










