Uma visita ao Street Gaming em Coimbra

 

No passado dia 1 de maio teve início na cidade de Coimbra, mais propriamente no centro comercial conhecido por Alma Shopping, que por sua vez se encontra incorporado naquele que é o maior estádio desportivo da cidade dos estudantes (e que se chama Estádio Cidade de Coimbra, ou estádio da Académica), o festival de gaming Street Gaming


Este festival, que junta elementos do retrogaming e do gaming atual, conta com uma interessante exposição de consolas antigas, com destaque a ser dado à Spectrum, assim como ao seu impacto em Portugal, assim como com uma área de jogo, na qual é possível usufruir não apenas de consolas domésticas de outras eras, mas também de arcades com títulos bastante famosos e outros um pouco mais obscuros.


Deambulando pela área de exposição, que peca por ser curta, embora se deva ter em atenção que a área disponibilizada já não era grande de si, pode não apenas apreciar algumas relíquias com a arcade do Popeye (versão portátil), diferentes versões da ZX Spectrum (assim como algum dos jogos disponibilizados para a mesma), da Game Boy e Game and Watch, para além de consolas mais obscuras e esquecidas, desde a simples Brick Game, até à SEGA Jet e à Nokia N-Gage.

Seguindo para a área de jogo, situada junto de um grande palco, no qual têm lugar outras atividades, pode usufruir e relembrar múltiplos jogos da minha infância e juventude. Nomeadamente, o Space Invaders, Pacman, Ms-Pacman, Crazy Taxi, Mortal Kombat, Sunset Riders, entre muitos outros. Isto em arcadas designadas para o jogo em questão ou em máquinas capazes de jogar múltiplos títulos. Para além desta zona de arcades, que contava com um total de dez máquinas, tínhamos ainda quatro ecrãs nos quais podíamos jogar jogos mais atuais ou mantermo-nos na zona retro, assim como múltiplas televisões que pareciam tirados dos finais dos anos 80, princípio dos 90, e que nas quais encontrávamos conectadas diferentes tipos de consolas desde a NES e a Atari 2600 até às SEGA Saturn e Dreamcast, passando ainda pela Atari Jaguar e pela Turbo Graphic.


Um total de 20 televisores (entre eles antigos PCs), através dos quais era possível jogar solo ou a dois, um jogo representativo da consola em questão. Cada TV contava ainda com uma pequena nota que falava um pouco acerca da consola que se encontrava ligada a si. Foi uma boa maneira de voltar a jogar, no hardware original, jogos como Mario Kart 64, Virtua Fighter II, Sonic II (a versão Master System), Dragon: The Bruce Lee Story, entre outros.

Street Gaming conta ainda com diferentes atividades agendadas que são levadas a cabo no palco principal e que variam de dia para dia. Entre elas, temos um interessante quiz sobre gaming, assim como uma palestra acerca da história dos videojogos. Pelo meio, temos ainda competições de gaming, cosplay, música, entre muitas outras coisas.

Um festival, cuja entrada é gratuita, a visitar se estiverem em Coimbra, do dia 1 a 11 de maio.

Latest in Sports