DeVuego Portugal: a nova base de dados de videojogos portugueses


A preservação e curadoria de videojogos são, de certo modo, temas que muitas vezes passam ao lado. É recorrente ouvir perguntas como "Para que serve" ou "o que é isto?" não só em Portugal como a nível global, não dando a devida importância à preservação ou o conhecimento que temos atualmente sobre videojogos, que esperemos que se mantenha bem vivo durante longas décadas. Há muito trabalho a ser feito e, nesse âmbito, surge um passo importantíssimo em Portugal!


Foi lançada a DeVuego, a Base de Dados dos Videojogos Portugueses, um projeto que tem em mente preservar, catalogar e divulgar o património da indústria de videojogos em Portugal, um sítio online onde podem procurar o que é feito por cá de forma rápida. Facilmente podemos encontrar os jogos feitos cá pelo explorador de jogos ou procurando pela categorização por critérios como géneros, plataformas ou por pessoas da indústria que contribuem para os videojogos portugueses.

Podem aceder ao DeVuego Portugal através desta ligação: https://www.devuego.pt/bd/


A DeVuego Portugal surge como o resultado de uma parceria entre Filipe Veiga, Pedro Pimenta e Yova Turnes, juntamente com a Associação de Produtores de Videojogos Portugueses (APVP); e tudo nasceu numa simples road trip entre Filipe Veiga e Jesús Fabre mostrando que as melhores ideias podem surgir nos momentos mais inesperados. Foi com o contacto com Yova Turnes e o trabalho da DeVuego em Espanha que este projeto ganhou os alicerces necessários para o seu aparecimento.

Esta é uma base de dados já bem composta, que de forma resumida e em números conta com:
  • 2181 Videojogos;
  • 1210 Créditos;
  • 568 Criadores/as;
  • 220 Estúdios;
  • 132 Editoras;
  • 2631 Lançamentos;
  • 80 Lojas;
  • 92 Preços;
  • 1458 Capturas;
  • 247 Vídeos;
  • 2308 Capas;
  • 252 Fichas técnicas;
  • 1582 Referência média/comunicação social;
  • 46 Prémios;


Quanto às suas funcionalidades, típicas do que podemos encontrar em qualquer página com uma extensa informação, estas são:
  • Explorador de jogos;
  • Categorização por vários critérios: géneros, plataformas, etc.;
  • Calendário de lançamentos;
  • Videojogos em desenvolvimento;
  • Pessoas da indústria;
  • Fichas de Lojas;
  • Mapa de estúdios e empresas;
  • Estatísticas e gráficos (Jogos por ano, Publicados por formato, Publicados por loja, etc).;
  • Classificações (Mais vendidos, Melhor valorizados, etc.);
  • Recursos para profissionais;
  • Notas de imprensa;
  • Ficha detalhada de videojogo: Capturas de ecrã, Vídeos, Lançamentos, Créditos, Dados técnicos, Análises, Imprensa, Vendas, Onde Comprar, Capas;

Com o objetivo de ser mais que uma ferramenta de consulta, a DeVuego Portugal tem como visão e objetivo a preservação e curadoria digital do conhecimento dos videojogos em Portugal, partilhando conhecimento e compreendendo a evolução do paradigma da indústria cá. Pretende também acompanhar a evolução da indústria, valorizando a criatividade nacional e, quem sabe, inspirar as próximas gerações ou até mesmo dando um incentivo extra aos atuais criadores de videojogos cá como, por exemplo, os alunos da Licenciatura de Videojogos na Universidade Lusófona.

Terminando com a mensagem da APVP:

Esta colaboração é mais do que um esforço de preservação; é sobre construir uma base sólida para compreender a evolução do desenvolvimento de jogos em Portugal, permitindo-nos medir o crescimento enquanto homenageamos a criatividade que nos trouxe até aqui.

 

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