Test Drive Unlimited Solar Crown
Já há muitos anos que não jogava um Test Drive, creio que o último foi na PlayStation original e como podem imaginar, foi há mais de duas décadas por isso isto foi realmente uma surpresa para mim. Será que veio para competir com os grandes “tubarões” que se encontram atualmente no mercado? Ou tem uma identidade muito própria? Fiquem a saber caso tenham curiosidade em voltar a um Test Drive ou então por serem fãs de jogos do género e querem conhecer esta entrada no mercado.
Alguns jogos criam lugares fictícios e outros passam-se em cidades ou ilhas reais, em Test Drive Unlimited Solar Crown estamos situados numa ilha de Hong Kong. A narrativa é simples, chegamos para vencer o torneio Solar Crown, vamos disputar esse torneio contra vários concorrentes e a ideia é ganhar reputação para ficar famoso e puder progredir para subir até ao topo, correndo assim contra condutores competentes.
Um dos fatores engraçados é jogar na primeira pessoa, quando visitamos salões de carros ou a nossa própria casa, um detalhe que acho interessante e podemos personalizar o nosso avatar de várias formas, o rosto a roupa e respetivos acessórios. Embora tenha o seu look futurístico e tente parecer algo de extraordinário visualmente, a tentativa é descoberta logo após eu personalizar o meu avatar com barba e esta parecer de um jogo da geração de 128 bits ou até antes. Eu tinha realmente de realçar este pequeno detalhe de tão horrível que tive de retirar a barba de imediato porque aquilo era mais cómico que realista! Ainda assim a personalização do avatar no geral é uma boa ideia porque vamos encontrar e podemos falar com pessoas que se encontram nos salões de venda de carros. Admito que tive até de retirar o som dos microfones dos outros jogadores por ser tão incomodativo, mas isso não é a pior parte porque pior mesmo é a obrigação de terem de estar online para jogar Test Drive Unlimited Solar Crown. Achei que não fosse real, mas só consegui analisar este jogo mais tarde que o previsto devido a tantas falhas que obtive e que vou referir já de seguida.
Assim que comecei o jogo fui obrigado a criar uma conta na Nacon, já percebi que a tendência será esse para o futuro, no entanto, não esperava ser obrigado para um jogo destes. Depois da criação da conta chegou um problema maior e esse foi a obrigação do online, mesmo que queira jogar a solo, portanto, se quiserem jogar offline ou por alguma razão estiverem sem internet numa casa de férias podem esquecer, pois não será possível jogar. Sei que geralmente todo e qualquer sítio tem internet, mas até que ponto vão conseguir jogar? Além de ter sofrido com as constantes mensagens de manutenção para poder jogar, por vezes obtinha erros de ligação que me impossibilitavam de jogar, então foram alguns dias sem sequer puder jogar e acho isso inacreditável. É a minha opinião, mas fica a dica de que este jogo obriga-nos não só a criar uma conta como também ter uma ligação constante à internet. Houve até um momento em que fiquei sem rede wi-fi por uns momentos num salão e não pude avançar, pois não me deixava sequer efetuar a compra de um veículo, estragando assim toda a experiência.
Se a obrigação de ter de estar ligado à internet não vos incomoda, certamente as quebras de frame rate vão incomodar um bocadinho, isto porque vão surgindo embora não seja de forma constante. Cada corrida que realizarem vão estar sujeitos a algumas quebras, algo que também não é agradável especialmente num jogo em que nas corridas não temos a possibilidade de pausar o jogo porque estamos ligados à internet de forma constante e somos obrigados a terminar a corrida ou simplesmente desistir da corrida.
Para falar de coisas mais positivas são os carros devidamente licenciados, com vários salões que representam os países que fabricam, os modelos e até alguns belos clássicos como o famoso carocha da Volkswagen. Há também uma personalização possível de realizar aquando se compra o veículo, desde as cores do interior do carro como as jantes. Nestes salões encontram-se os carros que podem comprar, aqui podem também abrir o carro, entrar e dar a ignição, tal como acontecia em Forza Motorsport 4, por exemplo. Uma forma de conhecer os interiores de cada veículo, um detalhe interessante e bom para os amantes e bons conhecedores dos carros que gostam sempre de visualizar os interiores e apreciar por dentro a beleza das máquinas.
A jogabilidade é razoável, nada do outro mundo principalmente contando com a concorrência que temos por aí, sendo difícil dizer que é um jogo com uma autenticidade incrível quando não é, mas joga-se bem, tem um sentimento de arcade e isso é bom o suficiente para umas corridas. Portanto, não podem esperar muito deste jogo que, apesar de ter carros bem conhecidos, não é algo que dê adrenalina a conduzir, de todo. Um outro aspeto que pode ser ou não mau é o facto de parecer um copy paste daquilo que encontramos no género, há tanta coisa que nem sei bem por onde começar, desde os contadores de velocidade em certos pontos da cidade, aos carros escondidos que podem encontrar e manter na vossa garagem, como a fórmula das corridas. É no fundo, um Forza Horizon dos baratos, isto para acrescentar que alguns carros que encontramos na estrada desaparecem repentinamente mesmo estando perto de nós, algo que devia ter sido corrigido antes do lançamento e não foi.
Claro que há certos aspetos interessantes, a integração de um clã assim que tiverem alta reputação, na qual vão disputar contra outros jogadores, o facto de termos os jogadores online a correr contra nós, embora como dito anteriormente, prefiro sempre a opção de ter ou não o modo online para competir com outras pessoas e não a obrigação para tal. O detalhe de visitar estes salões também é interessante embora os NPCs tenham aspeto de uma geração anterior, o foco é realmente nas corridas, portanto posso dar um desconto.
Para terminar, podia ser um jogo incrível, tinha tudo para tal, a obrigação de jogar online até de estar num salão ou apenas explorar a cidade de Hong Kong é realmente muito negativo e se já tem poucas pessoas a jogar agora que foi lançado, como será no futuro? Sinceramente, podia mesmo ser algo de especial, mas não é e certamente provavelmente será um jogo com pouco tempo de vida, infelizmente.
Nota: Análise efetuada com base em código final do jogo para PS5, gentilmente cedido pela Upload Distribution.