Super Mario Party Jamboree – primeiras impressões


A convite da Nintendo fomos experimentar o novo Super Mario Party Jamboree, a próxima entrada na série onde Mario e companhia trazem a festa aos nossos ecrãs! São imensas personagens à escolha, uma enorme quantidade de minijogos à espera na corrida para ver quem conseguia ter o maior número de estrelas. Foi uma demonstração curta, ou pelo menos pareceu-me, pois o tempo passou a voar, que trago hoje as primeiras impressões!


Mario Party não requer grandes apresentações: num tabuleiro 4 jogadores atiram dados, tentam chegar primeiro à estrela, mas pelo caminho surgem vários minijogos que podem tanto ser competitivos ou até mesmo cooperativos, dividindo a partida entre duas equipas. Jamboree é fiel aos jogos mais tradicionais da série, mantém-se simples e divertido apresentando uma vasta quantidade de diferentes eventos!

São mais de 110 minijogos que só consegui explorar uma dúzia deles, que regra geral gostei de praticamente todos, exceto um ou outro que nem tanto. O nível escolhido foi uma densa floresta habitada por Wigglers que nos pareciam dar as voltas, o que Bowser Jr. (personagem com quem joguei) não parecia particularmente feliz, pois afinal um caminho que parecia simples tornou-se um desvio. São pequenos momentos de caos que são a essência de Mario Party, que não arruínam a partida, pois tudo pode acontecer até ao último momento.


Outro dos fundamentos da série são os minijogos e, aqui, todos os que joguei eram bastante distintos: um tinha de fugir a sanduíches que caíam dos céus, evitando ser esmagado por elas enquanto as usava como plataformas; noutro tinha de escolher peças para criar um caminho e chegar à meta, onde tinha de competir contra os restantes jogadores, pois se mais que um escolhesse a mesma peça, ninguém avançava; outro tinha ainda uma nave espacial que tinha de voar enquanto me esquivava de perigos.

Jogos bastante divertidos em que eram todos contra todos, mas alguns jogos tive de coordenar os meus movimentos com outro jogador, como ter uma mesa giratória com moedas e bombas em que premia um botão para rodar o número certo para não levar com uma explosão na cara, algo que seria bastante simples, só que a coordenação com outros jogadores muitas vezes não é a mais acertada. Tive ainda outro jogo, que me colocava num Banzai Bill e tinha de derrubar os restantes jogadores, algo que me correu bastante mal, pois eram bastante esquivos.


Fora a partida à conquista das estrelas em tabuleiro, tive ainda oportunidade de experimentar um modo de festa onde saltava logo para a ação onde joguei vários minijogos seguidos dentro de um tema onde, por exemplo, num deles a temática era comida. A bordo de uma moto de água lutei pela vitória, mesmo que tal envolvesse ser o mais rápido a pegar em massa para bolachas e cortar as formas certas, o mais rapidamente possível, ou noutro minijogo onde, em equipa, tínhamos de partir um belíssimo (e saboroso) naco de carne gigante em duas partes com “exatamente” o mesmo peso. Seja neste minijogo como em todo o Super Mario Party Jamboree, visualmente era tudo mesmo muito colorido e detalhado, deixando-me maravilhado mesmo sendo um Mario Party.


Foi uma breve apresentação ao que nos espera neste próximo jogo de festa, com lançamento a 17 de outubro, uma experiência que me deixou a querer jogar mais e convidar amigos para boas e competitivas sessões de jogo, com pequenas discussões incluídas, provenientes do que irá acontecer no ecrã.

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