SCHiM
SCHiM é um jogo simples, com um conceito interessante. Um bicho de sombra que só consegue viver na sombra, existimos desde que o nosso hóspede humano existe. Acompanhamos toda a existência dele, desilusão, após desilusão, após desilusão, uma história que poderia ser a de qualquer um de nós e a de todos. O tutorial é feito com este crescimento do nosso personagem, vamos temporariamente saltando para outras sombas, mas retornando sempre à origem. Até que se dá um desastre e somos separados do nosso companheiro. Agora cabe-nos persegui-lo até voltarmos ao nosso lugar de sempre.
Posto isto, sobra muito pouco. Os caminhos são bastante lineares, temos também um botão que nos mostra em linhas largas para onde nos devemos dirigir. Os ambientes são variados sim, passamos por fábricas, ruas e jardins públicos. O jogo usa uma dicotomia entre uma cor isolada e tons dessa mesma cor mais leves para indicar luz. Em contraste as sombras são escuras e com contornos claros para percebemos onde estamos seguros. Como os ambientes são dinâmicos não parece ser um problema até ao fim de alguns puzzles que consegue ser cansativo ver tanta coisa de só uma cor (ainda que foi feito claramente um esforço na escolha de cores suaves ao olhar). Os efeitos sonoros estão muito bem conseguidos, a música por outro lado raramente aparece.
Uma boa ideia, cuja execução final deixa a desejar e rapidamente cansa.