Serious Sam: Siberian Mayhem


Após terminar o Serious Sam 4, não poderia deixar passar a sua expansão "stand alone" Siberian Mayhem que tem desta vez lugar na Rússia. O objetivo de derrotar um inimigo, rapidamente implica derrotar milhões de inimigos, pois em Serious Sam os inimigos parecem infinitos, numa jornada que continua a ser tão divertida como era no passado.


Como fã da série, Serious Sam foi um dos jogos que mais joguei no PC, Serious Sam 4 foi um regresso em grande, realmente divertido e tenho a certeza que os fãs vão adorar a experiência. Neste Siberian Mayhem, embora se possa dizer que é ligeiramente diferente no que diz respeito à campanha, com apenas alguns diálogos e cutscenes, esta expansão é ainda mais fiel aos velhos clássicos da série, que é outra razão para os fãs ficarem empolgados.

Tal como no quarto jogo, aqui os jogadores vão ter a possibilidade de conduzir veículos, os quais vão ajudar a atravessar campos enormes, sendo praticamente obrigatórios ou, então, terão de fazer bom uso das pernas enquanto eliminam uns quantos inimigos. Sam agora tem upgrades que podem ser realizados, desde usar duas armas, usar o melee e recuperar saúde entre outros que vão ajudar a progredir e marchar contra os “canhões”.


Os locais, embora possa não parecer, são variados, é claro que a maior parte está coberta de neve, mas no geral, há uma boa dose de variedade e até de exploração a ser feita caso o jogador desejar, não se tornando num jogo linear como anteriormente acontecia. Nesta expansão também vão encontrar novos inimigos e especialmente, armas extremamente poderosas, todo um arsenal épico para eliminar as hordas de alienígenas que atravessarem na frente, mas contem também com muitas caras conhecidas e que estão lá para uma vez mais, chatear o jogador e fazer da nossa vida um autêntico inferno. Existem uns puzzles nada complicados para serem realizados para obter itens preciosos, mas aconselhamos mesmo a realizar as missões secundárias para a obtenção de novas armas. Não há muito a acrescentar num jogo que é apenas destruição e somente um objetivo em mente, total destruição, para além do humor estupidamente ridículo propositado e que Sam sempre nos habituou, um jogo que não é aconselhável para quem se ofende facilmente, pois as piadas têm um humor negro seguido à risca, sendo este jogo na Rússia, já devem imaginar as piadas envolvidas com álcool e maluqueira vindo da terra de Putin.

Para alguns jogadores, este pode ser um título cansativo, o jogador estará em constante ação e pouco tempo terá para refletir, neste caso o jogador terá de ter habilidades loucas e agir com sangue frio e sem pensar muito, os inimigos, como dito antes, parecem infinitos, vão surgir constantemente e quando menos se espera, 2 minutos de sossego é pouco e a narrativa não tem qualquer interesse, é apenas um pretexto para a criação da loucura que sempre foi Serious Sam, uma coisa pode-se garantir, a diversão é imparável e se querem ver explosões e sangue, muito sangue, então é um obrigatório.


 
É claro que o jogo não tem uma qualidade gráfica incrível, os modelos das personagens deixam a desejar para aquilo que é possível fazer, no fundo isso também faz parte da piada de Serious Sam e acima de tudo, o mais importante, é que o jogo funciona e bastante bem, a jogabilidade está melhor que nunca, sente-se com prazer o extermínio dos inimigos ao disparar cada uma das armas que temos disponíveis e como jogo no geral, está realmente bom se não ignorarmos os aspetos visuais onde por poucas vezes se nota a renderização menos boa, no entanto não há qualquer lag e é possível jogar com uma excelente performance não tendo qualquer quebra de frame, seja jogado a solo ou mesmo em co-op online que é igualmente possível.


Para terminar, Serious Sam: Siberian Mayhem não é para todos, mas para aqueles que querem ver chacina sem fim e divertirem-se a todo o minuto, este é sem dúvida alguma um título a adquirir, não vão faltar gargalhas a sério e explosões a jogarem esta fantástica expansão.

Nota: Análise efetuada com base em código final do jogo para PC via Steam, gentilmente cedido pela Cosmocover.

Latest in Sports