Infernax


Infernax, um título que transpira retro em todos os lados, chegou a todas as plataformas e promete agarrar e viciar os jogadores até chegar ao final, especialmente os fãs de jogos como os clássicos Castlevania da NES.



Como foi dito, este é um jogo inspirado em Castlevania da era NES, pode-se dizer que é o recolher de aspetos da trilogia lançada na primeira consola da Nintendo no qual o jogador tem um mapa onde pode seguir em frente e voltar atrás, sem ter o problema de se perder pelo caminho, o que facilita imenso a vida a qualquer jogador e desafiante o suficiente para ser apreciado por todos.

Jogamos com um soldado da era dos Cruzados e cansado das batalhas regressa a casa apenas para descobrir que outra ameaça está à espreita, onde um antigo artefacto soltou demónios no reino, o nosso objetivo é claro, erradicar o mal e trazer a paz no reinado. Tudo é explicado assim que chegamos à aldeia onde todos pedem a ajuda ao nosso herói.
 
Tal como os clássicos, jogado em 2D e com botões básicos de salto e ataque, damos os primeiros passos a aniquilar os demónios, contando até com um mid boss no começo do jogo, claro que ao progredirmos é possível utilizar itens e até magia com ataques especiais que vão ajudar na jornada, de referir que a jogabilidade é realmente excelente e fácil de controlar, algo que é de valorizar.


O design do jogo é também bonito, variado, colorido e um aspeto 16 bits mesmo fantástico, adicionando uma banda sonora de grandiosa qualidade de início ao fim, o que deixará os jogadores mais entusiasmados a jogar e a querer explorar o reino realizando as várias missões secundárias existentes e que são recomendadas.

E para continuar a falar um pouco do aspeto, as cutscenes de 16 bits estão fenomenais, os próprios diálogos apresentam os rostos das personagens e está tudo muito bem conseguido, especialmente quando o jogador perde contra qualquer dos inimigos, isto porque cada morte será apresentada de forma distinta, se o jogador perder a vida contra um ataque de uma lança, irá ver a lança a perfurar o seu corpo de um lado para o outro num ecrã a composto pelas sombras das personagens envolventes e um enorme derramar de sangue, se este for cortado por um machado irá ver o corpo do protagonista dividido em dois, tudo de forma não explícita, dando um toque bastante único e especial como se fosse um anime.

Vão perder várias vidas, não é nenhum Dark Souls mas o jogador terá de repetir algumas secções especialmente para conhecer os padrões dos inimigos, no entanto não será assim tão grave, isto porque estão por toda a região vários pontos de gravação no qual o jogador para além de ter a possibilidade de gravar, pode igualmente realizar upgrades ao seu personagem, os simples que podem ser vistos em qualquer jogo como a força, saúde e defesa, ainda de referir que sempre que o jogador encontra um ponto destes, irá automaticamente restaurar a saúde e a mana.


Para quem achar que a dificuldade é demasiada alta no modo Clássico, pode sempre optar pelo modo casual que como indica, torna a jornada num belo passeio de domingo à tarde, tanto a nível de ganho de experiência como em termos de vidas e claro pontos de gravação extra, pode ser bom para quem não está habituado a jogos do género mas se forem veteranos, aconselho o modo Clássico.
 
Um dos detalhes mais deliciosos em Infernax são as escolhas realizadas, todas elas vão dar a um final diferente conforme as escolhas. Há sempre uma sequência com 2 opções apresentadas no ecrã, o jogador terá de decidir a próxima ação que no futuro reverte para um bom ou mau final, o importante a reter é o facto de por vezes a escolha mais sensata ser a pior, ou vice versa, na qual podem ter de enfrentar algum boss sem contar mas com ele ganhar imensa experiência, como ter um karma negativo mas ultrapassar bem os desafios.

A originalidade dos bosses é outro aspeto fantástico e Infernax dará a entender que é bem mais que um indie, é algo mais original, ou melhor dizendo, pegou no melhor que já se fez neste género e colocou todos esses ingredientes sem excepção para deixar o jogador maravilhado.


Infernax pode até não chegar a muitos jogadores porque não se vê muitos jogadores a falarem nesta gema, mas a verdade é que está aqui um jogo imperdível para fãs deste estilo de jogo que tanto tem de desafio como de divertimento tudo com um aspeto retro vibrante, Infernax vale mesmo a pena jogar.

Nota: Análise efetuada com base em código final do jogo para a Xbox Series X, gentilmente cedido pela Cosmocover.

Latest in Sports