Guild of Ascension

Guild of Ascension é o nome deste divertido e interessante jogo desenvolvido pelo estúdio WhileOne Productions, uma espécie de mistura de vários géneros que o acaba por tornar em algo bastante único. Este título mistura um pouco de roguelike, turn-based e a real-time action, o que faz dele algo bastante divertido de se jogar durante várias horas sem perder o interesse.

Como jogador e dando um pouco a minha opinião pessoal de todo o sistema e ideia deste título, posso dizer que é apresentado um ambiente bastante divertido, sendo este um daqueles jogos em que não esperamos muito mas que depois proporciona uma jogabilidade surpreendente, e uma experiência com a qual ficamos agarrados e dedicamos várias horas sem nunca nos aborrecermos.


No começo desta aventura o jogador é presenteado com um breve mas muito bem elaborado tutorial, que permitirá aprender e entender na totalidade as mecânicas , no qual serão disponibilizadas as duas personagens - uma vez que duas cabeças a pensar são melhor que uma! - com as quais poderemos escolher duas das três categorias que nos são disponibilizadas: Espada e Escudo, Arco e Flecha e Martelo.

Em termos de jogo em si, o mesmo é uma espécie de construção por camadas, isto porque cada andar é criado e desbloqueado apenas após terminarmos o andar em que nos encontramos. Como se cada tentativa fosse composta apenas por um andar. Para além disso cabe ressaltar que toda a experiência e dinheiro que for ganho em cada andar, tem de ser gasto antes de iniciar o próximo andar uma vez que estes não são acumuláveis.


Como é comum deste estilo de jogo, todos os níveis que forem apresentados ao jogador são gerados de forma aleatória após o jogador aceder aos mesmos. No entanto existe algo a destacar neste campo com a experiência que o título nos proporcionou, sendo que com algumas tentativas em certos níveis percebemos que de alguma forma existia um conjunto de opções que fossem predeterminadas. Sendo neste caso a maior evidência disto todos inimigos, recompensas, e armadilhas que em caso de repetição dos níveis iremos ver que são sempre os mesmos.

Mas podem-se desenganar-se se acham que mesmo repetindo estes níveis ou até sem repetir nada que este jogo é fácil, todo o jogo em si apresenta alguma complexidade sendo-nos apresentados alguns inimigos bastante complicados de serem derrotados, pois neste caso não poderemos apenas depender de itens, armas ou armaduras melhores, será necessário alguma astúcia e pensamento por parte do jogador para tirar o melhor partido do que lhe é apresentado. 

Como apontamento final cabe destacar que em todos os andares apenas poderemos visualizar as salas que sejam adjacentes à qual nos encontremos naquele momento ou tenhamos finalizado, mas para facilitar um pouco a vida ao jogador existem um item no jogo que caso seja encontrado vai desbloquear a visualização de todas as salas daquele andar específico.


Como falamos há pouco existem várias salas por cada andar, o que para ser mais exato são 8 tipos de salas que podemos encontrar por cada piso das quais podemos destacar alguns como por exemplo os acampamentos ou campfire que é basicamente um HUB onde o jogador pode realizar as mais variadas ações com o personagens utilizados. Existem também as salas de Batalha ou battle e aqui tal e como o nome indica trata-se de uma sala na qual teremos de enfrentar vários inimigos e derrotar os mesmos. 

Cabe destacar também uma terceira sala que se chama literalmente A Loja ou The Shop é basicamente como está no nome, a loja deste jogo na qual são apresentados ao jogador e o mesmo terá a hipótese de os adquirir caso disponha de fundos suficientes. Por último mas não menos importante temos ainda as salas do Boss, nas quais teremos de enfrentar o boss final desse andar, sendo que este é sempre o último piso a ser apresentado ao jogador.

Ainda existem mais algumas salas que ficam aqui abaixo com uma breve descrição:
  • Random Events - São salas onde serão apresentados vários eventos ao jogador, uns podem ser armadilhas que consumirão a vida dos nossos personagens ou até simplesmente uma sala onde o jogador será parabenizado com algum item especial;
  • Challenges - Aqui basicamente o jogador terá de resolver alguns puzzles nos quais o jogador poderá ganhar variados prémios;
  • The Goddess Statue - Esta sala é a típica opção de três escolhas que o jogador terá disponíveis para melhorar os seus personagens, mas apenas pode ser escolhida uma;
  • Keys - Simplesmente são salas onde o jogador terá disponíveis chaves para podermos aceder à sala do Boss final;

Falando um pouco mais de gameplay, tal e como seria de esperar e uma vez que este título é um pouco de mistura de vários estilos apesar de ser essencialmente um roguelike, é apresentado ao jogador um estilo de combate algo diferente, sendo que neste campo podemos encontrar ao início um sistema algo que pode ser um pouco complicado devido a todas as vertentes e variantes.

No início de cada combate, o jogador deve escolher a ordem pela qual as personagens começam. Mas por um lado existe um ponto algo negativo que é não podermos escolher a posição inicial no tabuleiro das nossas personagens, sendo que adicionalmente todos os personagens vão dispor de um leque predefinido de habilidades que poderemos usar em combate. Para além das habilidades cada personagem dispõe de pontos de esquivo e vida determinados, neste caso os pontos de esquivo são uma espécie de escudo, pois os pontos de vida são consumidos depois de acabarem os pontos de esquivo. Adicionalmente estes pontos podem ser recarregados durante o combate. 

Existem ainda duas mecânicas que vale a pena mencionar, neste caso é o tempo que cada personagem tem para executar todo o tipo de ações - que pode por vezes ser curto - e o “pensamento” dos inimigos que por vezes podem ser um pouco kamikazes.


E como este título não é apenas feito de mecânicas de jogo e salas, vamos falar agora de gráficos e sons. E neste caso no campo sonoro o jogo não existe muito a dizer pois estes são escassos. Sendo que para além dos sons de combate não existe muito mais a destacar.

Por sua vez a nível de grafismo podemos destacar todos os detalhes aplicados nos cenários e tabuleiros de jogo, para além de todo o esquema de cores que na minha opinião de jogador foi bastante bem escolhido e trabalhado. Podemos notar que existiu um bom trabalho em questão dos detalhes.. É importante realçar que as batalhas decorrem numa espécie de tabuleiro de xadrez, que contém puzzles que podem ser usados em benefício do jogador ou até por vezes complicam mais a estratégia que deverá ser repensada.

Em conclusão Guild of Ascension apresenta uma divertida e diferente experiência, que apesar da mistura de estilos não desilude pois fará com que o jogador necessite de usar o pensamento lógico de modo a poder resolver os diversos desafio que lhe forem apresentados.



Um jogo recomendado, com muita qualidade e que oferece uma óptima experiência.


Nota: Análise efetuada com base em código final do jogo para Nintendo Switch, gentilmente cedido pela Plugin Digital.

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