Unearth

Artigo escrito por Catarina Gonçalves.

Unearth

Em Unearth, os jogadores são transportados para uma civilização que outrora foi um império de Maravilhas por todo o mundo, admirado por todos. Depois da sua total destruição, está na hora de reivindicar as ruínas e pedras que restam, e reconstruir tudo.

Este é um jogo de colocação de dados e coleção de conjuntos, desenhado por Jason Harner e Matthew Ransom, que pode ser jogado entre 2 a 4 jogadores com mais de 8 anos e que tem a duração média de 30-60 minutos.

Como já explicado, os jogadores irão reivindicar ruínas e colecionar pedras, de forma a conseguir reconstruir o império destruído. Para isso, cada jogador vai liderar uma tribo de Delvers, representada por um conjunto de dados de uma das seguintes cores: verde, amarelo, azul ou vermelho. E aqui entra um dos pormenores muito engraçados de Unearth! É que o conjunto de dados é composto por 3 dados de seis lados, 1 dado de quatro lados e 1 dado de oito lados. Claro que, como já deves suspeitar, este pormenor vai depois ter um grande peso durante o jogo, podendo decidir se tens direito a determinada ruína ou não, por exemplo..., mas já lá vamos!


Temos 60 stones, de 4 cores diferentes (15 stones de cada cor): preto, amarelo, vermelho e azul, e diferentes conjuntos de cartas, que têm, claro, diferentes funções. Ao longo do jogo, estarão disponíveis x número de cartas que representam as ruínas (conforme o número de jogadores), e irá ser através dos dados que os jogadores irão lutar pelas ruínas. Ou seja, neste caso, os dados funcionam, sobretudo, para "marcar uma posição". No entanto, a quantia que sai nos dados também importa. Por exemplo, sempre que calhar 1, 2 ou 3, o jogador tem imediatamente direito a ficar com uma das stones posicionadas na ruína pela qual está a lutar.


Para além disso, os dados assumem também um papel importante, pois é razoavelmente fácil acontecer um empate entre os jogadores, e será através do diferente tipo de dado que foi jogado que poderá ser feito o desempate. Por isso, na hora de decidir que dado vamos jogar, há que prever os diferentes cenários possíveis. Fácil, certo?

Outra parte muito gira do jogo é a colocação de tiles, através da criação de hexágonos, compostos pelas stones que vamos recolhendo. Através destes hexágonos, vamos reconstruindo as Maravilhas perdidas mas, como não podia deixar de ser, cada Maravilha precisa de um determinado set up (por ex: serem todas as stones da mesma cor).


Já temos os dados, as stones, as Maravilhas... mas ainda não é tudo! Existem ainda as Delver cards que vão atribuindo alguns "poderes" durante o jogo, que podem ajudar (ou não) o próprio jogador ou os adversários.

Posto isto, no final do jogo, somam-se os pontos provenientes das diversas ações e, quem tiver mais pontos, ganha!

Avaliação D.I.C.E

Dinâmica

Unearth é um jogo bastante dinâmico. A disputa pelas ruínas entre as diferentes tribos traz uma grande dinâmica ao jogo, assim como a utilização de todos os dados. Para além disso, a expectativa associada ao lançamento dos dados e as decisões associadas ao tipo de dado a jogar, acentuam ainda mais a dinâmica do jogo. No entanto, é mais dinâmico quanto mais jogadores participarem.

Integração temática/ Inovação

Unearth trata a reconstrução de um antigo império perdido, pelo que, apesar de não se enquadrar num tema específico, é um jogo que conta uma história, inserindo-se num contexto que torna todo o jogo mais interessante.

Complexidade

Embora não tenha um nível de dificuldade elevado, Unearth apresenta um certo grau de complexidade devido às diversas estratégias que podem ser adotadas.

Por ser um jogo composto por diversos materiais (vários tipos de cartas, fichas, diferentes tipos de dados, cloth bag), é necessário compreender como todos eles se encaixam entre si e como se processa toda a mecânica, acrescendo assim a complexidade, mas também a diversão!

Entretenimento, Design e Arte

O design de Unearth é um dos pontos altos. Por ser um jogo com muitos materiais diferentes torna-se muito mais apelativo. Para além disso, a utilização de dados com quatro lados e oito lados, torna também o jogo mais original e divertido.

Considerações Finais

Em suma, Unearth é um jogo dinâmico e sem um grande nível de dificuldade e, para quem gosta de jogos que envolvam estratégia, esta é uma ótima opção. Para além disso, tem a grande vantagem de poder ser jogado por apenas duas pessoas.

Outra vantagem é que, para quem tem mau perder, este é talvez um dos melhores jogos para se jogar, pois sentimo-nos sempre, pelo menos um bocadinho, vencedores.

A reivindicação das ruínas e as disputas entre as diferentes tribos conferem a Unearth uma certa emoção e expectativa , que nos prendem cada vez mais ao jogo mas, apesar de toda a emoção e expectativa, é um jogo leve e tranquilo de se jogar.

Por outro lado, a adoção de diferentes estratégias e a aleatoriedade associada ao lançamento dos dados oferece sempre a dose certa de entretenimento, podendo ser jogado várias vezes, pois nunca será igual.

Nota pessoal do jogo: 8.

Latest in Sports