Edge of Eternity


No estilo já bem conhecido de JRPG (Japanese RPG), chega-nos pelas mão da Midgar Studio este Edge of Eternity, um jogo que tanto tem de belo como de estranho. A história desenvolve-se em Heryon, um mundo que se encontra desfeito depois da chegada de raça alienígena misteriosa que provoca neste planeta uma guerra infinita entre magia e tecnologia.

Logo de início somos afrontados com o facto de esta guerra não estar a correr nada bem para os habitantes locais, pois estes invasores lançaram sobre todo o planeta uma doença fatal chamada Corrosion, que aos poucos vai transformando todos os seres vivos em aberrações e coloca os nossos personagens - Daryon, Selene e os outros companheiros - numa posição de heróis. Para isso e usando todos os personagens à disposição, o jogador deve encontrar a cura para esta doença e salvar toda a população deste planeta.

Pegando neste tema podemos começar por falar da história deste titulo que só por si pode parecer um pouco clichê, mas a coisa não é bem assim e no decorrer do jogo o jogador será presenteado com várias mudanças, situações e reviravoltas que demonstram o trabalho e exímio que foi aplicado pela desenvolvedora no trabalho de criar este mesmo enredo.

Mas tal como mencionado no inicio desta review, existem algumas coisa menos boas e neste caso podemos falar das animações, que muitas vezes não conseguem transmitir ao jogador a devida emoção que deveria, sendo que nestas poderíamos esperar por algo um pouco mais refinado mas não aconteceu. Para além destes pontos menos bons na animação, muitas vezes o jogador encontra-se com cortes no decorrer das cutscenes sem qualquer explicação e deixando uma sensação de que faltava algo mais. Apesar de tudo, existe um ponto que cabe destacar e neste caso é o facto de tanto as vozes em Japonês como Inglês estarem bastante bem feitas, apesar de em contrapartida a falta de expressão na animação dos personagens retirar alguma da emoção desta situação.

Falando ainda de gráficos, podemos pegar no mapa e áreas deste titulo em que começando pelo mapa que neste caso é tudo muito vasto, com objetos enormes e coloridos. Mas no entanto encontramos dois problemas, em que um deles é que como jogador facilmente podemos perder o sentido de orientação em relação ao nosso destino pois quase tudo é igual ou muito idêntico e não existem grandes pontos de referência. Por outro lado temos também a ambientação, que apesar de muito vasta acaba por se tornar muito murcha, pois ao percorrer a mesma não existem muitos elementos apelativos ao olhar ou monstros que possamos defrontar.

Ainda voltando um pouco ao mapa parece que apenas é apresentado ao jogador como um enfeite de cena, uma vez que ao invés de ajudar em alturas difíceis por vezes causa ainda mais confusão. Em termos de minimapa este é realmente pequeno e mesmo quando abrimos o mapa torna-se complicado de precisar e entender o caminho a seguir, sendo que este cenário complica-se ainda mais em cidades grandes uma vez que todos os ícones do mapa ficam muito juntos o que torna ainda mais difícil a perceção. Neste caso existe um fator que ajuda e neste caso é a barra de direção no topo do ecrã, mas que neste caso sem isso tornaria o mapa totalmente impercetível.

Apesar destes pontos fracos, em compensação este titulo apresenta ao jogador um número de side quests bastante grande - o que é apreciado por vários fãs deste género - no entanto neste aspeto temos alguns pontos menos bons, sendo que as primeiras podem parecer algo tolas e não apresentam um grande desafio. No entanto conforme formos avançando estas acabam por ficar um pouco ais difíceis e desafiantes pois acabam por exigir do jogador mais empenho ou até experiência ou até algum grinding até as conseguirmos concluir.

Não obstante de todos os pontos negativos, este titulo apresenta ao jogador um gameplay divertido e muito rico, sendo que em termos de melhoria de personagem, armas ou itens o jogo oferece uma gigantesca variedade de pedras que podem ser utilizadas nestas melhorias, as quais não garantem apenas melhorias de Status mas também habilidades especiais para os personagens.

O jogador é presenteado com uma vasta quantidade de armas e equipamentos de defesa, sendo para além disso ainda possível comprar/encontrar diversos pergaminhos de como criar esse tipo de itens, como nota neste ponto podemos ainda dizer que mesmo que estes itens possam ser comprados ou encontrados em baús, convém guardar algum do crédito de jogo para podermos obter os mesmos e inclusive melhorar os níveis das nossas personagens. 

Já o sistema de batalhas deste jogo, apesar de apresentar por vezes alguns bugs visuais, surpreende bastante pela positiva. Existe aqui uma mistura de RPG por turno e o estilo de combate clássico de RPGs o que proporciona ao jogador uma agradável experiência no que toca a combate.

Cabe destacar ainda que existe outro aspeto que pode deixar alguns jogadores interessados e neste caso falamos da possibilidade de utilizar os vários objetos que podem existir no cenário como armas, que podem conceder melhorias tanto a nível de status dos nossos personagens ou até realizar ataques a inimigos em massa. Para além destas questões existe ainda a opção de acelerar as batalhas, o que torna as animações mais rápidas e por vezes até dinamiza um pouco mais o jogo.

Mas como nem tudo pode ser um mar de rosas, existem alguns pontos fracos neste sistema de batalhas  qual também é necessário mencionar aqui, e neste ponto temos de destacar o facto da câmara de jogo que por vezes ao invés de ajudar só atrapalha! Principalmente se utilizarmos o modo cinematic, em que mais concretamente tem a ver com a questão de que no momento em que começamos uma batalha caso existam objetos muito grandes vamos ter por vezes dificuldade em conseguir ver a cena da própria batalha em si, pior que experienciamos nesta analise foi  facto de termos começamos uma batalha num cenário com grandes pilares, os quais atrapalharam bastante a visão de jogo.

Podemos admitir que neste titulo nutou-se todo o empenho e dedicação que o estúdio aplicou e todo o empenho colocado na criação de toda a experiência para que a mesma fosse a melhor possível, com diversos recursos para que o jogador possa aventurar-se durante diversas horas neste mundo de fantasia. 

Apesar de tudo isso, o jogo apresenta diversos bugs visuais para além de alguns bugs de jogabilidade, no entanto podemos destacar que no seu todo é apresentado um jogo com uma boa premissa e no qual é dado ao jogador uma imersividade bastante boa.



Nota: Análise efetuada com base em código final do jogo para Playstation 4, gentilmente cedido pela Plan of Attack.

Latest in Sports