Sugestões Dia dos Namorados 2022

Artigo escrito por Ricardo Capela.

O dia de São Valentim, célebre dia dos namorados, não necessita de ser um bicho de sete cabeças no que diz respeito a ideias do que fazer. Quer se queira jantar fora, fazer binge-watching numa qualquer plataforma de streaming ou um twist convidando um casal amigo num programa a quatro, não existe uma receita certa para um dia bem passado. O que interessa são as ligações feitas com a nossa - presente ou talvez futura - cara-metade. Porque não um joguinho de tabuleiro para apimentar e celebrar a data com alguma diversão?

Quando foi a última vez que jogaram um jogo de tabuleiro moderno com @ voss@ mais que tudo? Tendo em conta o actual cenário desta pandemia, talvez até nem tinha sido assim há tanto tempo, tal como aqui em casa. Tanto para aqueles que já estão no hobby e têm conhecimento de causa ou para aqueles que apenas querem fazer uma surpresa refrescante, existem formatos para todos. 

Quer sejam cooperativos para cimentar a relação, competitivos para oferecer aquele toque de acção saudável, sociais com dedução para o tal double-date ou até daqueles atrevidos o suficiente para fazer corar toda a gente (que não incluirei na lista, mas que existem!), há sempre uma opção. 

As sugestões estarão organizados pelas três categorias mencionadas acima, mas não restritos às mesmas, dependendo do "apetite" e do número de jogadores. Tentando manter a lista curta - não vou conseguir agradar a gregos e troianos - entre várias dificuldades e sem ordem específica:


Mantém-se a  recomendação de 2020  com algo que não se encaixa propriamente nas restantes categorias, um jogo semi-cooperativo entre o casal, com tema romântico. Em  Fog of Love  criamos personagens que se conhecem, apaixonam e tentam manter uma relação funcional enquanto atravessam um turbilhão de emoções e situações inusitadas. Aqui entra o  role-playing , onde terão de se colocar no lugar um do outro e fazer cedências de parte a parte para um eventual felizes para sempre. No espírito da sociedade actual, a inclusão no hobby é aqui reflectida através de  expansões e designs  permitindo a que todo o tipo de casais se sinta à vontade para o jogar.

N.º Jogadores: 2
Tempo médio de jogo: 60-120min
Idade mínima: 17+

COOPERATIVOS
(para reforçar a entreajuda, sempre útil)



Quem não gostaria de destruir e controlar pandemias? Soa familiar? (Looking at you, Covid) Neste jogo tentarão controlar vários vírus que ameaçam sair fora do controlo usando experts com várias profissões. Para isso mitigam hotspots enquanto descobrem a cura para as várias doenças antes que o inevitável aconteça.  Pandemic , jogo de 2008, com novas personagens e modos de jogo na edição de 2013 e uma versão legacy no top 10 do ranking do BoardGameGeek. Tema bem actual e cheio de rejogabilidade tendo em conta os poderes assimétricos das personagens e o rumo das epidemias. Prontos para salvar o mundo?

N.º Jogadores: 1-4
Tempo médio de jogo: 45min
Idade mínima: 10+




Com um tema e tempo de jogo mais leve, nesta versão a dois do famoso jogo Codenames pelo multifacetado designer Vlaada Chvátil, terão de descobrir os agentes da equipa usando apenas uma palavra e um número em rondas alternadas. Cuidado para não revelarem o assassino nem acusar inocentes! Em  Codenames: Duet , mais do que nunca, terão de entrar no processo mental um do outro, testando os vossos conhecimentos sobre a vossa forma de pensar e, quem sabe, melhorar a comunicação entre o casal no processo.

N.º Jogadores: 2
Tempo médio de jogo: 15-30min
Idade mínima: 12+


Se preferem os contos de H.P. Lovecraft Arkham Horror: The Card Game  é o jogo ideal para ajudar a cara-metade a superar os medos (bem agarradinhos, como a ver um filme de terror), os Mythos e a soletrar correctamente Chul...Ctulh...Cthulhu! Ufa... Lançado pela Fantasy Flight Games, usarão um baralho de cartas costumizado para cada personagem, contendo as suas maiores forças...e fraquezas. Esses serão os vossos recursos enquanto tentam desvendar os mistérios da cidade de Arkham, concentrados numa campanha que se desenvolve ao longo de várias sessões de jogo, repleta de casas assombradas, estranhas criaturas e rituais macabros. Desde 2016 que têm vindo a ser lançada uma miríade de novas histórias e aventuras em packs de expansões, aumentando o universo desde jogo de culto (piadola fácil).

N.º Jogadores: 1-4 (necessita de 2 jogos base para mais do que 2 jogadores)
Tempo médio de jogo: 60-120min
Idade mínima: 14+



MicroMacro – Crime City , vencedor de vários prémios, entre eles o Spiel de Jahres 2021, é um jogo de detectives com arte catita onde teremos de encontrar e seguir as pequenas pistas para resolver os crimes de uma gigante cidade, representada por uma folha de 75x110cm. É essencial dar uso à massa cinzenta e ter atenção aos pormenores, relembrando um pouco um velho amigo chamado Wally (que aparentemente desapareceu de cena, como de costume). Existem 16 casos não resolvidos, revelados passo a passo por conjuntos de cartas de pistas, ou se se sentirem à vontade, no modo difícil é lida apenas a primeira carta e reconstroem todo o caso a partir daí. Foi já lançada uma sequela, MicroMacro Full House em 2021, adicionando novo mapa e novos casos.

N.º Jogadores: 1-4
Tempo médio de jogo: 15-45min
Idade mínima: 8+



Expandindo o conceito das escape rooms, estas duas colecções de jogos contam já com dezenas de “salas” e mistérios por resolver. São jogos muito fáceis de aprender, mesmo para quem não está dentro da temática dos jogos de tabuleiro, ideais para o casal de amigos convidado. A principal diferença entre os dois títulos é de que os Exit são legacy, onde se destroem ou utilizam componentes de forma definitiva, enquanto os  Unlock!  poderão ser repetidos (provavelmente por outras pessoas, ou caso se chamem Dory). Contem com alguns neurónios queimados num tempo limite de 60 minutos nestes verdadeiros jogos de equipa onde todos ganham, ou todos perdem.

N.º Jogadores: 1-6
Tempo médio de jogo: 60-90min
Idade mínima: 10+

COMPETITIVOS  
(matem-se, esfolem-se, mas amem-se...)



Em  7 Wonders Duel , título somente para dois jogadores pelos designers Antoine Bauza e Bruno Cathala, certamente existirá uma competição saudável pela mais avançada civilização construída. Ao longo de 3 eras irão competir pelo avanço científico ou militar, para garantir vitória imediata ou caso isso não aconteça, pelo maior número de pontos possíveis. Com expansões oficiais lançadas até ao momento em 2016 (Pantheon) e 2020 (Agora), não faltarão motivos para repetidos confrontos. Só não se esqueçam de fazer as pazes e mimarem quem não ganhou.

N.º Jogadores: 2
Tempo médio de jogo: 30min
Idade mínima: 10+



Numa entrada mais recente (2022) com uma estética muito agradável e arte fantástica por Andrew Bosley irão usar fragmentos coloridos representando memórias de infância para criar fios de ligações duradouras no vosso tabuleiro individual (aptamente produzido em forma de cérebro). Em  Vivid Memories  isso dar-vos-á novas vantagens a curto e longo prazo, enquanto competem pelo maior número de pontos ao longo de 3 rondas, culminando na concretização das vossas aspirações profissionais. Em concordância com as sugestões de 2020Azul e Sagrada, a sua dificuldade média proporcionará muitas horas de diversão. Construam as vossas memórias em conjunto e aprendam mais sobre o passado de ambos.

N.º Jogadores: 2-4
Tempo médio de jogo: 30-45min
Idade mínima: 12+



Pelo conceituado criador Uwe Rosenberg e lançado em 2014,  Patchwork  continua a ser um clássico no que toca a jogos rápidos e acessíveis a todos. O objectivo é simples, pensar e construir a “manta” mais bonita e mais valiosa num tabuleiro individual de 9x9! Fácil de jogar, mas difícil de executar, têm de pensar seriamente com que linhas se cosem e pensar para com os vossos botões (a moeda do jogo) na melhor estratégia a seguir. No final aproveitem a dica e usem uma manta quentinha para ficarem aninhados no sofá com um doce de eleição.

N.º Jogadores: 2
Tempo médio de jogo: 15-30min
Idade mínima: 6+


COM VISITAS
(uma boa gargalhada faz milagres para desanuviar)



Um verdadeiro jogo de bluff e aparências, em  Coup  apenas uma facão poderá ascender ao poder. Para isso terão de ganhar influência, representada por cartas com a face para baixo na vossa posse. Por um lado desafiem as acções dos outros jogadores erradamente e poderão perdê-la, pelo outro se o bluff for descoberto vão retirá-la ao oponente. Ponham a vossa melhor poker face ao utilizarem as acções disponíveis e sejam astutos se querem vencer. Quem sabe se aprendem a “influenciar” melhor a vossa cara-metade a satisfazer os vossos pedidos...

N.º Jogadores: 3-6
Tempo médio de jogo: 15min
Idade mínima: 10+




Aumentando aqui a dificuldade e dando uma hipótese aos mais inteirados nas andanças dos jogos de tabuleiro,  Dead of Winter: A Crossroads Game  oferece um bom par de horas de diversão. Momentos de tensão não vão faltar devido à existência de um traidor no meio de um grupo que apenas quer sobreviver ao exigente inverno de um mundo apocalíptico. Existem objectivos individuais que podem ir de inofensivos à colónia até ao desejo sedento de vingança pela mesma. Lidar com o psicológico enquanto se tentam colocar as necessidades do grupo em primeiro lugar certamente tem paralelos com a vida real, de onde por vezes precisamos de um escape. Pós-jogo sugiro uma bebida quentinha, seja chocolate quente, café ou com "emoção", partilhado na segurança do vosso lar.

N.º Jogadores: 2-5
Tempo médio de jogo: 60-120min
Idade mínima: 12+



Com duas edições, em 2014 e 2020Sheriff of Nothingham é um jogo familiar onde o humor se baseia nas negociações e bluff entre jogadores, que em turnos alternados se colocam no papel de Xerife, encarregado de verificar a mercadoria que atravessa o reino. A maioria é legal, mas o fruto proibido é o mais... valioso! Que tal enganar ou até mesmo subornar o Xerife para fazer vista grossa e não vos inspecionar a mercadoria passando o contrabando durante a visita do Príncipe João para lucro mais alto? Mas cuidado que poderão ter os vossos produtos ilícitos confiscados! Será que podem confiar uns nos outros ou é melhor ter atenção a alianças imprevistas neste twist ao jogo do polícia e ladrão?

N.º Jogadores: 3-5
Tempo médio de jogo: 60min
Idade mínima: 8+


Independentemente do(s) escolhido(s) e de seguirem - ou não - as sugestões, construam os vosso momentos de felicidade partilhando a alegria de fugir um pouco do quotidiano e assim libertar o stress diário. Aproveitem e conheçam, ou deem a conhecer este fantástico hobby à vossa cara-metade ou até aos vossos pequenos que podem perfeitamente jogar alguns dos títulos aqui mencionados.


Latest in Sports